Cantinho da Káh ~ Algumas histórias viverão conosco para sempre

Qual livro, ou saga,ou filme, marcou sua vida? Como ela tocou você?


Se fosse enumerar as sagas que me tocaram, não haveria espaço no blog que coubesse minhas histórias. Mas existe aquela que fez você enxergar a vida por um novo ângulo. No meu caso, três em especial me marcaram: As Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis e Percy Jackson e os olimpianos.

As três obras tem alguns fatos em comum: foram escritas por professores, exaltam a amizade e o amor (fraternal, ou não), falam de fé (não importa qual tipo seja, todos abordam esse tema, como ponto central ou plano de fundo), seus personagens passam por dificuldades em que algum ponto se assemelham a alguns fatos de minha própria história. Todos foram para o cinema, mas até agora só O Senhor dos Anéis teve todos os livros adaptados pra telona.


Percy Jackson - Percy me encantou pela personalidade e pela escrita do autor. Mas a identificação veio do fato de Percy, o personagem, possuir uma característica incomum: ele é disléxico. Não, não sou disléxica, mas ele é diferente. Eu sou diferente, sou bipolar, como Percy, ninguém normal me entende. O amor que ele tem pelos amigos e a ironia do personagem também me encantam e a lerdeza dele me faz corar de rir.
Mas outro ponto que me chama a atenção, e esse é o porque de eu amar os livros de Percy Jackson, é a abordagem inovadora sobre a Mitologia grega e, posteriormente, a mitologia romana. "Ver" os deuses gregos ganharem vida, cada um com uma personalidade distinta, e aproximada de qualquer ser humano, é no mínimo engraçado. Mas Jackson me marcou de uma forma inexplicável. Meus filhos conhecerão as aventuras desse semideus.


O Senhor dos Anéis - Amizade, amor, lealdade, integridade, fé, guerras, Bem contra o Mal. Tudo isso num cenário épico de Fantasia. Por que essa saga me conquistou? Porque inaugurou o gênero Fantasia como o conhecemos. Porque tem magos, anões, elfos, trolls, orc's, reis, guerreiros. Cada raça é tratada com o devido respeito, todos tem uma história, uma origem, uma personalidade. J.R.R.Tolkien criou um universo, não só uma estória com início, meio e fim. Ele criou a Terra Média, criou línguas. Escreveu o Genesis desse mundo, mas não pode escrever seu fim. Tolkien me ensinou a sonhar, a fantasiar. Mora no meu coração, com seus elfos, e estórias de amor e lealdade, perseverança e fé.
Quando crescer, quero escrever estórias tão fantasiosas quanto as deles, mas com o mesmo amor e simplicidade de Lewis

As Crônicas de Nárnia - Falando nele, C. S. Lewis é minha inspiração. Não escondo de ninguém que sou narniana e costumo a procurar a passagem para Nárnia em meu guarda-roupa, mas a bagunça me impede de chegar lá =/
O que dizer de As Crônicas de Nárnia (ACDN)? Amor, simples e profundo Amor. Conheci Nárnia através do filme O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa e até hoje choro com esse filme. Mas Kamila, esse filme já é velho. Como vc ainda gosta dele?

Simples, pra mim ele continua tão novo como no dia de seu lançamento. Assim como Tolkien, Lewis escreveu uma história cujo personagem central é o mundo onde os personagens vivem. Nesse caso, todos os livros contam estória que ocorreram em Nárnia e que descrevem sua origem e fim. Mas que isso, Nárnia é pra mim meu lar. O lugar a qual pertenço de verdade.

Como cristã, faço a analogia de Nárnia com o céu, Aslan com Jesus e os personagens humanos podem cada um de nós. O sacrifício de Aslan representa o sacrifício de Jesus na cruz. Por isso choro, quando olho Aslan, lembro do Leão da Tribo de Judá (um dos muitos nomes pelo qual Jesus é chamado na Bíblia).

Não só isso. ACDN  contém muito da personalidade e história de vida de Lewis. Cada um dos personagens revela um ponto na vida do escritor: tanto a pequena Lucy Pevensi, com sua inocência e fé inabalável, quanto Pedro, líder nato e confiante. Edmund, com seu rancor e egoísmo e posteriormente, com sua fé renovada e a capacidade de sentir compaixão. E isso só falando dos personagens que ganharam destaque nas telonas.

Nárnia também me trouxe amigos. Narnianos de todos os cantos do Brasil se reúnem para compartilhar seus sonhos de ir a Nárnia, e, que fique claro, nem todos são crentes, ou católicos. Nárnia é para todos. É o lugar que te aceita como é, é o Leão que te prepara para algo melhor. Religião, cultura não definem Nárnia e sim o amor de Lewis por essa estória que cativou a todos! (chorando aqui!)

Melhor parar se não vou alagar a casa! E vocês, qual seus livros, sagas, filmes prediletos, que fazem parte de quem você é?!

Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Vou começar a ler Percy Jackson essa semana, faz mais de 4 meses que comprei o livro, também vou terminar As crônicas de Nárnia...Não sei dizer quais livros me tocaram mias, todos me tocaram de alguma forma.

    ResponderExcluir
  2. As três séries que você falou realmente são ótimas e ensinam muitas coisas pros leitores.
    Porém, apesar de parecer clichê, a minha série favorita sempre foi e acho que sempre será Harry Potter. Foi a primeira série que li, a série que me apresentou ao mundo mágico. Como acompanhei desde pequena, eu cresci com Harry, ansiava por suas aventuras, sofria com suas dores e deixou uma buraco enorme no peito quando a saga acabou...HP sempre terá um lugar no meu coração!

    ResponderExcluir
  3. O Senhor dos Anéis também tem uma parte do meu coração, e acho que das que você citou, nenhuma vence esse amor! As Cronicas de Narnia e Percy Jackson, nunca tive nenhuma vontade de ler.
    Séries que marcaram demais meu coração foram a trilogia Coração de Tinta e a saga Harry Potter. Sem dúvidas, marcaram demais!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza As Cronicas de Narnia é uma saga que eu amo. Me identifico muito, pq sempre me senti mt criança as vezes, e a história fala exatamente disso, o q a imaginação e pureza de uma criança podem criar.

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo como uma história pode mudar nossa vida. É maravilhoso sentir-se renovado e perceber q depois daquele livro passamos a enxergar o mundo de um jeito diferente, e assim viver Melhor. Sem duvida dois livros me marcaram muito: A Cabana, que fez eu aprender q vc não precisa acreditar em uma religião, basta ter fé em Deus; e As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu, q é um livro maravilhoso q mostra q td o q fazemos reflete em outras pessoas, e q no fim da nossa vida não há céu ou inferno, apenas nosso próprio paraíso, onde aprendemos a ser melhor.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Fiquei emocionada! Adorei seu post, ficou perfeito! Não li nenhum desdeste livros, já assisti ACDN e Senhor dos Anéis, tenho vontade de lê-los, pois se o filme é tão bom, imagina os livros neh?

    A saga que me faz ter chiliques até hoje e Academia de Vampiros. Sou doida pelos personagens e pela história, um lugar tbm de sonhos, pq infelizmente, vampiros não existem...

    bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Percy Jackson é VIDA eu amo essa saga ela é muito perfeita eu não tive chance de ler Senhor dos Anéis e as Crônicas de Narnia mas eu vou ler com toda certeza!

    ResponderExcluir
  8. O Senhor dos Anéis é uma das minhas sagas favoritas, também amo As Crônicas de Narnia, mas Percy Jackson não, por algum motivo acho bobo, perdoem-me mas é minha opinião e não tenho a intenção de criticar os fãs ou a saga, apenas não me cativou. Uma saga que não terminou ainda, mas que faz parte do meu cotidiano, de alguma forma me inspira são As Crônicas do Gelo e do Fogo, sou apaixonada pela obra de G.R.R.M.

    ResponderExcluir
  9. Dos três citados acho que o que mais me marcou é As Crônicas de Narnias, porque está desde sempre comigo e tal.
    Percy Jackson ainda não tive a oportunidade de ler a saga completa, mas pretendo em breve. Outra que me marcou muito é Harry Potter, que é quase impossível não marcar né?
    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que sou a única que não gosta de Senhor dos Anéis :( o livro que mais me tocou acho que foi cronicas Marcianas, e e Drácula.

    ResponderExcluir
  11. Não li nenhuma das séries citadas, minha irmã leu
    A cronicas de Nárnia e sempre fala desta analogia, ela tem até um livro que faz esta comparação, é bem legal porque fala de outros livros e filmes tambem.
    Adoro Harry Potter e as séries escritas por Carol Lynne, sei que a maioria não curti, mas gosto como ela retrata amizade e amor.

    ResponderExcluir
  12. @Jessyca Laryssa

    Depois me conta o que achou. Sou apaixonada pelo Percy! *-*

    ResponderExcluir
  13. @Thamires Rodrigues

    Sério? Poxa vida, você não sabe o que está perdendo, essas duas séries são ótimas!

    ResponderExcluir
  14. As 3 séries que vc citou são um encanto!
    Amo mitologia então Pearcy Jackson foi assim como uma releitura. O Senhor dos Anéis sem dúvida marcou um novo tempo.
    Mas meu queridinho é As Crônicas de Nárnia.
    Tenho os 7 livros, tenho o volume único, assisti os 3 filmes e sempre me emociono, me encanto e sempre vejo com olhar renovado.
    Tb sou apaixonada por Coração de Tinta. Li os livros e assisti o filme e é beem mágico.
    Maravilhoso post!

    bjsss

    ResponderExcluir
  15. Três ótimas sagas com toda certeza. Olha, tem varias sagas que amo. Mas se for pra escolher uma que me mudou, com certeza seria a série Lost. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. 3 sagas muito elogiadas.
    Não li nenhuma, mas já assisti Senhor dos Anéis.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Ai eu amo filme Nárnia, só li a primeira crônica.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu sou apaixonada por senhor dos Anéis, nunca me empolguei muito com Percy, mas deu vontade de ler, e as Crônicas de Nárnia tive que comprar para ler umas duas crônicas na escola e então me apaixonei pelo livro, devorei!
    Mas eu sou toda encanta por Harry Potter, meu irmão mais velho me apresentou e ai virou parte de mim, até hoje considero uma coisa muito nossa por aqui em casa mais ninguém ter paciência de ficar assistindo de novo e de novo comigo ou me ver com os livros na mão sempre!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que bonito! Você é apaixonada por essas séries, né? Eu também amei Nárnia quando conheci o filme, queria ter tido a oportunidade de ler os livros naquela época e descobrir mais profunda e detalhadamente o universo de C.S Lewis. Mas o fato é que até hoje, só li O Sobrinho do Mago e não segui a série. Percy Jackson eu nunca li nada, nem os filmes vi, também não sei se vou gostar. Uma série que eu gosto muito, que me apaixonei, é As Brumas de Avalon. Recomendo :)

    ResponderExcluir
  20. Das três que você citou só li O Senhor dos Anéis e no meu caso eu me identifiquei mais com os filmes do que com os livros; quanto ao que eu li, Discworld para sempre. Eu sou louca pelo universo criado pelo Terry Pratchett. Além dele, Sandman, do Neil Gaiman e Harry Potter, que comecei a ler em uma época complicada da vida e que me deu muita alegria ^^
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  21. Eu tambem sou viciada e encantada por várias séries, mas ainda não li nenhuma das que voce citou ...Quero muito ler Percy e Narnia, já Senhor dos anéis não tenho interesse ...

    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir