Filme: Cartas para Julieta


Nota:

Para entrar no clima do filme, que tal escutar uma musiquinha? Aperte o play!


Verona, Itália, fim seculo do século XVI: um jovem casal se apaixona perdidamente, porém as famílias de ambos eram inimigas e não aceitariam, em hipótese alguma, a união dos dois. E esse amor tão intenso e grandioso seria o responsável pela morte do casal apaixonado, que  não conseguiu unir-se em vida, mas pela morte puderam permanecer juntos durante a eternidade.
E bla bla bla bla...todo mundo conhece o famoso casal Romeu e Julieta, que até hoje é referência do amor verdadeiro.  E é essa história do maravilhoso Shakespeare que embala o romance Cartas para Julieta, uma comédia romântica, que como todas as outras, é bem clichê, mas que possui um sabor diferente proporcionado por um lindo cenário da romântica Verôna, uma trilha sonora envolvente e aquele gostinho de quero mais.



A história tem como protagonista a jovem Sophie (Amanda Seyfried), uma checadora de matérias de um jornal em Nova Iorque que sonha em se tornar escritora. Ela namora Victor (Gael Garcia Bernal), um chef de cozinha que planeja abrir um restaurante na cidade da famosa Estatua da Liberdade. O jovem casal tem uma relação marcada pelo egoísmo e falta de comunicação, o que fica evidente no personagem Victor. Eles decidem viajar para a Itália, com a intenção de aquecer o relacionamento. No entanto, ao chegarem em Verôna, Victor fica fascinado pela cozinha italiana, e passa todo seu tempo aprendendo receitas e se dedicando ao seu futuro restaurante.

Sem nada pra fazer e abandonada pelo noivo, Shopie fica entediada, até encontrar algo que muda sua vida. No muro da famosa sacada de Romeu e Julieta há dezenas de bilhetes, cartas e pedidos de ajuda de mulheres do mundo todo. Esses bilhetes são recolhidos por voluntarias que se denominam “as secretarias de Julieta”, e que leem e respondem as cartas, dando conselhos amorosos e incentivando as mulheres que pedem por sua ajuda a ir em busca do amor. Shopie fica encantada com essa iniciativa e decide participar. 

Num belo dia Shophie e uma das voluntarias vão recolher as cartas, e a aspirante a escritora encontra uma carta data de 1951, enviada por uma jovem inglesa que ao vir para a Itália conhece um rapaz e se apaixona por ele. Porém , como toda história de amor proibido, o casal não pode ficar junto, e por isso decide fugir, mas a jovem desiste de encontrar seu amado, e volta para seu país. Comovida com o relato da jovem que pedia consolo, Sophie decide responder a carta, sem nem ao menos pensar se chegaria ao seu destino, afinal já havia se passado meio seculo.



Mas a carta de Sophie chegou até Claire Smith (Vanessa Redgrave), a jovem inglesa que pediu ajuda, e que agora já é uma senhora. Claire retorna para Verona acompanhada de seu neto Charlie (Christopher Egan), e com o único objetivo de reencontrar seu amor de juventude, Lorenzo. Junto com eles Shopie entra na divertida busca pelo amado de sua nova amiga, mas durante essa procura muitos Lorenzos são encontrados, rendendo momentos divertidos, tocantes e emocionantes.



O final nem precisa falar. Lógico que o amor vence, e dos dois lados, por que qualquer relação de ódio e birra entre dois personagens (como a de Sophie e Charlie) sempre termina em amor. E é nesse ponto que o filme é clichê, por que desde o começo você já sabe como será o fim, por isso que o forte de toda comedia romântica não é o final mas sim o meio, como os personagens chegam no final feliz.


Quanto ao elenco, se por um lado Amanda Seyfried e Vanessa Redgrave atuam muito bem, com o nivel certo de emoção, os homens nesse filme deixam a desejar. O até então desconhecido Christopher Egan não apresenta nada de especial. Já Gael Garcia Bernal, considerado um ótimo ator, decepciona com sua atuação caricaturada que torna impossível torcer pelo personagem, tornando evidente seu destino na trama. Mas provavelmente essa falha no personagem Victor seja culpa não do ator, mas sim do diretor, Gary Winick (que dirigiu também De repente 30), que não percebeu como esse personagem era, vamos dizer,  “idiotinha” (quando vocês assistirem vão entender).
O roteiro é simples, e tem como foco essa coisa de amor verdadeiro e tals, por isso é meio bobo, e isso é agravado pela previsibilidade, por que como sempre tudo dá certo no final, todo mundo fica feliz e realiza seus sonhos.



E apesar de não ser um grande filme, vale a pena ser assistido, principalmente pra quem sonha em conhecer a Itália, por que as cenas são lindas, a fotografia do filme maravilhosa, e logico que a trilha sonora, predominantemente compostas de musicas italianas, contribui pra fazer com que o telespectador se sinta ainda mais dentro da historia.

Confira o trailer: 



Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Realmente esse filme não é um dos melhores, principalmente pelo o começo que é cansativo. Confesso que só terminei de assisti-lo porque a atriz principal é a Amanda <33
    Contudo eu gostei sim, bom para passar a tarde.
    Tem post novo lá no blog, se puder dar uma olhada.

    Blog: rosa-amarelo.blogspot.com
    Fanpage: https://www.facebook.com/rosaeamarelo

    ResponderExcluir
  2. Embora seja um filme bem previsível, eu o acho muito lindo e fofo.

    ResponderExcluir
  3. É, esse não é aquele filme q vc trmina dizendo "nossa, que filme f*da!" é mais algo como "legal. gostei". É realmente um filme de sessão da tarde...

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Eu tenho muita vontade de ler o livro. O filme eu comecei a assistir mas não terminei. Parece ser lindo.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Assisti esse filme e gostei mt. Me senti na Itália!! Morrendo de vontade de comer um espaguete hahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. HA!!! Acho que eu daria 4 estrelas para este filme, apesar de ser clichê, a história é linda e como vc mesma disse a fotografia esta impecável!

    Adorei sua resenha do filme, ficou muito boa, deu até vontade de assistir de novo! ;)

    bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Ah merecia ao menos 3 estrelinhas kk.
    Realmente é previsível e bobo, mas acho muito meigo e a trilha sonora é divertida. Eu gosto bastante até desse filme, mas cada um tem sua opinião :)

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bem cliché mesmo, fiquei com vontade de assitir apenas porque tem a Amanda Seyfried <3

    ResponderExcluir
  9. Eu acho muito fofo esse filme! É bem clichêzinho mesmo mas é bom assistir a um desses filmes água com açúcar quando não tem nada pra fazer...As cenas são liiindas, dá super vontade de conhecer Verona

    ResponderExcluir
  10. O tipo de filme que quando começa você já sabe como vai acabar, mas é muito bonitinho, bom pra assistir no fim da tarde, filme pra se sonhar sabe?
    Adorei a resenha, cheia de detalhes e fotos!! (:

    ResponderExcluir
  11. A maioria de filmes de romance que eu assisto são sempre assim já sabemos o que vamos acontecer e a unica coisa que muda é o lugr onde se passa o filme e os atores eu gostei desse filme mas não é aqueles que mereça 4 ou 5 estrelas mas sim pelo que cada pessoa sente ao assisti-lo.

    ResponderExcluir
  12. @Ana Paula

    Ao contrário de você e da Estefany eu daria 3 para esse filme, rsrs.

    ResponderExcluir
  13. O noivo merecia um belo de um pé na bunda logo no começo qndo largou ela.... ela até que demorou MTO para deixar ele..
    Achei o filme lindo, clichê, mas lindo! rs
    2 estrelas é muito pouco, 3 é melhor! =)

    Bjos
    Pat
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com as duas estrelas, o fraco e tedioso, assisti e não gostei. Claro que vale a pena pela fotografia linda.

    ResponderExcluir
  15. Não é o pior filme que já vi, até que gostei um pouco..quero ler o livro e ver se meu conceito melhora um pouco rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Mesmo sendo apontado todos esses pontos, acho sim que esse filme me encantaria, por gostar bastante do enredo e geralmente eu não me importar com os personagens, apenas presto atenção quando realmente há uma péssima interpretação... Enfim, ainda irei assistir para poder falar algo.

    ResponderExcluir
  17. Ahhh eu gostei do filme ...
    Eu o classifico como "turismo no cinema" rsrs romântico, simples, tipo para assistir de tarde descompromissadamente e é aí que mora o charme do filme.
    Road trip leve e com sequências de imagens maravilhosas de Verona.
    Sou apaixonada por Gael até ele tendo uma interpretação fraquinha rsrs
    Clichê, mas é do tipo de clichê que funciona ;)
    bjss

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela dica Mylla! Já assisti Cartas para Julieta e amei! A trilha sonora é linda! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  19. É um filme bonitinho, mas realmente não é dos melhores.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu já assisti, achei um amorzinho. A fotografia é bem bonita, assim como as paisagens. Eu tinha muita implicância com a Amanda Seyfried porque fiquei com a personagem meio burrinha que ela fez em Meninas Malvadas na cabeça pra sempre, mas ela tem mostrado atuações incríveis de uns anos pra cá. Cartas para Julieta é um filme calminho, romântico, bem suave...como disseram num comentário acima "é clichê, mas um clichê que funciona" :)

    ResponderExcluir
  21. Assisti ao filme por recomendação e apesar de ser meio clichê eu gostei bastante do romance, principalmente de Claire e Lorenzo!

    Beijos,
    http://sonhos-em-paginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie :)

    Eu adoro esse filme e gosto de assistir comédias romanticas, mesmo sendo clichês, realmente o que me importa é o "meio" e as comédias romanticas me passam esperança e eu fico feliz de ver sempre darem certo no final... Adoro a Amanda, ela é uma fofa e o filme bem fofo * *

    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Mesmo assim o filme é lindo. A abertura então nem se fala, com todas aquelas pinturas, imagens, enfim, retratações do beijo. Eu assisto sempre esse filme, tanto pela fotografia, que é linda, as paisagens e pela história de Claire, que depois de 50 anos, reencontra seu amor de juventude. Eu gostei tanto de saber das secretarias da Julieta que comprei o livro, tipo um documentário, que conta a história dessas voluntárias.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir