Resenha: Princesa Adormecida

Título: Princesa Adormecida
Autora: Paula Pimenta
Editora: Galera
Nota:Onde comprar: Link
Opinião da Kamila (ex-colunista do blog) sobre esse livro:

Rosa foi criada e super protegida por seus três tios solteirões. Cresceu ouvindo histórias sobre uma uma mulher má que queria se vingar de seus pais e a havia sequestrado quando bebê. Com 16 anos, a garota acredita que a história é apenas um conto de fadas que seus tios criaram para suprir a ausência de seus pais. Mas e se não for apenas uma história?

Imagine viver uma vida pacata, super controlada, estudar em um semi-internato só para meninas e ter uma vida comum de adolescente. Até despertar em um hospital e descobrir que fora enganada por dezesseis anos. Pior (ou seria melhor?) descobrir que na verdade você é a princesa perdida de um pequeno reino europeu.

Assim era a vida de Anna Rosa, ou melhor  Áurea Roseanna: foi criada por três tios super protetores, porém de personalidades diferentes: Florindo, que é dono de um salão de beleza; Fausto, que é músico; e Petrônio, que é professor. Dos 11 aos dezesseis anos estudou em um semi-internato e nunca tinha saído com as amigas, ou conversado com um garoto – acho que nessa parte a escritora pensou na minha adolescência.

 Mas na noite do décimo sexto aniversário. Rosa toma uma atitude que muda o curso de sua vida. Quebra as regras do tia e vai a uma boate com as amigas. Lá ela conhece a DJ Cinderela e anota o número de seu telefone no caderno de contatos da DJ.

O livro começa com Rosa contando seus desconforto com a mudança repentina. Depois de sua vida ter virado de “pernas para o ar” com a descoberta de que era uma princesa, com jornalistas fuçando cada detalhe de sua vida, a jovem passa a narrar os acontecimentos que a levaram até ali. Bom, se eu der mais detalhes estraga o livro e não é esse o objetivo.



Mas no meu ponto de vista, a obra tem pontos positivos e negativos. Conta a seu favor ser um livro jovem e por isso encantador. A leitura flui facilmente e o leitor se vê preso as páginas. Porém, alguns aspectos da história achei bobo demais, mas como já fui adolescente, sei muito bem que tais “aspectos” podem ser reais.

Por exemplo, Rosa começar a conversar com um desconhecido, deixar que suas amigas decidam alguns aspectos da sua própria personalidade e o fato dos tios serem tão bobos também. Mas a autora supera esses pontos negativos com um texto divertido, personagens agradáveis e uma história rápida, porém gostosa de ler. Dou destaque a enfase dada as mensagens que Rosa troca com o menio desconhecido.

Como uma adaptação contemporânea de um clássico, Princesa Adormecida da uma roupagem divertida e romantizada, mas a história acaba se desenrolando rápido demais. É uma leitura leve, indicada para um sábado a tarde, quando tudo o que você mais quer é sonhar com um final feliz.

Apesar do final rápido e desfecho sem detalhes e de tão romantizado, chega a ser bobo, dou cinco estrelas, porque, afinal, quem nunca sonhou com um príncipe encantado e com finais felizes descomplicados?! 

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Sou muito suspeita para falar sobre livros de princesas rsrs... Amo ler esse gênero mesmo a maioria chamando de clichê, porque pra mim sempre há um proveito, nem que seja como você disse, passar uma tarde lendo e sonhando com um final feliz!

    Já estava incluso nas minhas leituras futuras, mas fiquei com um gostinho de quero mais com sua resenha.
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler algum livro da Paula Pimenta, mas infelizmente ainda não tive oportunidade.
    Eu já tinha visto esse livro antes, mas confesso que a sinopse nunca chamou a minha atenção, ao contrário dessa capa linda.
    Como eu suspeitava, esse livro tem uma história leve e ao mesmo tempo "bobinha", com toda aquela pegada juvenil, não que isso seja defeito. Mas não sei se no momento eu o leria, mas acho que quando estiver procurando uma leitura pra passar o tempo, com certeza ele vai ser uma das minhas opções. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser apaixonada por livros de romance clichê por esse livro da Paula ter uma trama com um desfecho que acontece muito rápido acaba não me prendendo a leitura, pelo fato de que gosto de livros mais detalhados, porém para as meninas adolescentes que estão começando a ler e a gostar, com certeza esse seria um belo livro para indicar.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li Paula Pimenta, mais fiquei com curiosidade, parece ser um livro muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo demais os livros da Paula Pimenta, e esse é um dos meus preferidos *-*
    Adorei a resenha :)
    palavrasinquebraveis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É um livro mesmo bastante encantado, cheio de sonhos que permeiam a mente de muitas adolescentes.. ser uma princesa. Eu achei um pouquinho bobo pra falar a verdade, mas se tivesse em mãos eu o leria. É uma releitura legal para esse estilo .

    ResponderExcluir
  7. Não sei o que pensar desse livro. Por um lado queria ler porque adoro uma releitura, história encima de contos de fadas, novas versões e tal. Mas por outro lado o tom adolescente me desencorajou totalmente. Senti que iria revirar demais os olhos pra valer a pena ler. É...é. Não deu muita animação pra ler. Mas fica a dica, pois quem não curte um romance leve e com final feliz mesmo né? Só ainda não estou com muita coragem pra pegar =/

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamila, Mylla,

    Eu gosto de livros em que a leitura flui fácil, mas o tema deste livro não me atrai, esses pontos negativos, no meu caso, me motiva a não ler..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  9. Olá, Kamila. Olá, Mylla.
    Confesso que não leria a obra. Esses aspectos bobos me incomodariam demasiadamente. Sou muito chato com essas coisas.
    Ademais, a premissa não me parece tão atraente.
    Dessa vez, passo a dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  10. Mylla, eu acho interessante essas releituras de contos de fadas e seus clássicos finais felizes. É sempre importante manter vivas histórias antigas. E mesmo com esses pontos negativos que você citou, como o final corrido, eu pretendo fazer a leitura e tenho a sensação de que o livro vai se tornar um dos meus queridinhos. Adorei a resenha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamila e Mylloca, eu adorei este livro, foi meu primeiro contato com a Paula e eu tbm adoro releituras, então foi uma leitura bem agradável!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  12. Eu totalmente gostaria de acordar e descobrir que eu sou uma princesa haha, não me julguem! Adorei a resenha, a história e essa capa é diva, sério!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse foi o primeiro livro da autora que li e para ser bem sincera eu sou completamente apaixonada por ele, fiquei encantada com algumas saídas que a autora teve, afinal recontar uma história clássica nos dias atuais não deve ser nada fácil. Acho que a leitura é bem rápida e fácil de ser feita, sem falar que é ótimo pra tirar aquela ressaca kkkkk
    amo esse livro *_*

    ResponderExcluir
  14. Oi Mylla e Kamila.
    Achei bem interessante a premissa do livro, sou muito fã de releituras de contos de fadas.
    Você acordar e descobrir que é princesa certamente é uma surpresa e tanto, gostei bastante irei ler com certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamila, tudo bem?
    Essa capa ♥
    Amo história de princesas, e gostei tanto da sua resenha que já quero ler o livro.
    Apesar de ter citado que é meio bobo em algumas partes, acho que compensa por ser leitura rápida.
    E concordo com você, que adolescente nunca sonhou com o príncipe encantado né? ♥
    Beijos, lindo blog <3
    Leitura Nossa

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma amiga que é louca para que eu leia esse livro, mas eu simplesmente ainda não consegui encaixá-lo na lista. haha' Tenho vontade de conhecer.

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamilla!
    Concordo com você tenho o livro e amo a autora, mais acredito que este livros tenha tanto aspectos positivos como negativos como você mesma disse, o livro realmente algumas horas acaba sendo bobo demais, e realmente é uma leitura despretensiosa e leve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu com certeza sou a pessoa menos indicada pra falar desse livro eu ainda não li e já amo (só pra você vê o quanto eu não faço o menor sentido) eu amo essa autora e amo histórias princesas, contos de fadas então... ♥ To doida pra ler e ter porque não basta ler ele tem que estar na minha estante já que essa capa é muito linda tipo muito mesmo.
    Ansiosa pra ler esse e o novo que eu não lembro o nome agora que é tipo a pequena sereia (já viram a capa? É linda, mas não de morrer*)
    XxLas
    Ps.:
    *isso faz sentido?

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Gosto muito das releituras dos contos de fadas e dos livros da Paula, faz um tempo que vi esse livro mas ainda não tinha parado para ler a resenha, gostei da historia parece ser simples, leve, divertida e com ótimos personagens, e mesmo eles sendo um pouco bobos fiquei curiosa para conhecer essa historia, se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir