Resenha: A casa do céu

Título: A casa do céu
Autora: Amanda Lindhout e Sara Corbett
Editora: Novo Conceito
Nota:                                         Onde comprar: LINK
Minha opinião sobre o livro:

Desde pequena Amanda sempre sonhou em viajar pelo mundo, conhecer novos ares, registrar os momentos importantes. Trabalhou como barman (ou seria bargirl?) em uma boate o que lhe rendeu muito dinheiro para visitar lugares inusitados. Um tempo depois, Amanda deixa o seu trabalho e vira jornalista, registrando sobre a cultura dos povos árabes. Ela visita países pobres do Oriente Médio que estão em guerra e sua coragem a leva a Somália, mais conhecida como “O inferno na Terra”; Amanda e seu ex-namorado, Nigel, acabam sendo sequestrados por piratas e mantidos em cativeiro por 460 dias, sob péssimas condições: abusos, maus tratos e todo tipo de violência possível.

Amanda Lindhout abre o seu coração nos mostrando passos de sua vida até chegar na parte em que foi sequestrada. Ela mostra como foi viver confinada em um quarto sentindo fome, medo e desespero por um ano e alguns meses. É impossível não se sensibilizar com a história, a autora nos transmite tudo o que sentiu em cada momento da sua vida: determinação, coragem, medo, perseverança e esperança.

  “Entendo que aqueles garotos, e até mesmo os líderes do grupo, eram produtos do próprio ambiente em que viviam: uma guerra violenta e aparentemente interminável que deixou milhares de crianças órfãs e que já dura mais de vinte anos.”
Identifiquei-me com a autora porque pretendo ser jornalista e fotógrafa, além de ter uma enorme vontade de fazer um tour pelo mundo, mas uma diferença entre mim e ela é que Amanda mete as caras, não tem medo do perigo; gostaria de ter 1/3 da coragem que ela tem...

Em algumas cenas que eu queria parabenizá-la, em outras eu queria gritar: “O que você está fazendo ai, garota?” e em outras queria simplesmente abraçá-la, dizer que ficaria tudo bem. Nem precisa dizer que chorei lendo o livro, né?

Sabe o que é mais triste? É que neste momento, enquanto você está lendo essa resenha, tem pessoas inocente s sendo sequestradas, torturadas ou mortas vítimas da guerra. A guerra transforma pessoas, as fazem ficar agressivas, rancorosas e abaladas. O trauma tem as mesmas características e apesar disso ter acontecido há anos, Lindhout se lembra de cada momento como se houvessem acontecido há segundos atrás.

Mais uma vez parabenizo a autora pela sua valentia e por divulgar a sua história. Imagino que não seja fácil passar suas tristes memórias para o papel.

Livro mais que recomendado!
“Decidi perdoar as pessoas que tiraram minha liberdade e que abusaram de mim, apesar do fato de que as coisas que elas estavam fazendo eram absolutamente erradas. Decidi perdoar a mim mesma pelo impacto que minha decisão de ir a Somália causou aos meus entes queridos no Canadá. Perdoar não é algo fácil de fazer. Alguns dias não é mais do que um ponto distante no horizonte. Eu olho para ele. Aponto meus pés em sua direção. Em alguns dias, consigo alcançar o ponto; outros não. Mais do que qualquer coisa, é o que vem me ajudando a continuar vivendo a minha vida.”

Obs: Para você que está se perguntando: “Quem é Sara Corbertt?” Ela ajudou a Amanda a escrever o livro.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Eu gostei, a história parece ser tocante sem ser chata.
    E é bom quando retratam acontecimentos reais.

    ResponderExcluir
  2. lembra a parte em que ela foi levada ao deserto e achando que ia morrer, a deixam falar com a mãe dela O.o então... a data disso foi num 13 de dezembro... meu aniversário... imagina minha reação quando cheguei nesse trecho... falei a respeito dessa questão em minha resenha, de que enquanto acontece algo conosco agora, no mesmo momento, pessoas podem estar sendo degoladas...
    foi uma leitura que me deixou bem reflexiva, revoltada, triste com o ser humano...
    livro forte, e muito bom...
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, essa foi uma das várias partes que me marcaram, muito triste.. :/

      Excluir
  3. É uma triste realidade né? Pensar que a cada minuto que vivemos, outros tantos perdem a vida, seja na mão de um louco, em um acidente, por motivos de fanatismo. As vezes fico maluca pensando nessas coisas, nas pessoas q sentem fome, nos animais que passam frio. Esses livros me assustam as vezes, pq me colocam cara a cara com uma realidade que não é minha, mas com um mal que está conosco e não vemos, eu não teria a coragem dela também, e ao menos tudo terminou bem.... eu não conhecia a obra dela nem sua história, mas adorei o post e espero poder ler em breve.
    Bjus linda
    Pan
    Pan's Mind - [Pitaco Literário #09] - De Repente, o Destino - Série Wild Ride To Love!

    ResponderExcluir
  4. A história parece ser extremamente emocionante, principalmente porque é contada por alguém que a vivenciou. Por tudo o que você falou acho que eu também choraria. E ficaria com o coração apertadinho por não poder fazer nada para "tirar" a pessoa daquele sofrimento. Gostei bastante do segundo quote. Amanda deve ser uma pessoa muito forte.

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu tenho certeza de que vou amar esse livro, eu também quero ser jornalista e viajar pelo mundo, e nossa eu ando fascinada pela cultura árabe, eu tenho que ler esse livro, imagine que ele deve ser muito emocionante, pois você até chorou, com toda certeza eu vou derramar rios de lagrimas, mas valerá muito a pena.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu vi esse livro quando a NC lançou ele , não fique curiosa para ler ele rsrs , mas não sei , acho que irei colocar na meta :)

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler este livro! Quando li a sinopse já fiquei interessada, depois da sua resenha, só senti mais vontade ainda de lê-lo!
    Infelizmente, o mundo não é um paraíso.... mas ainda acredito que as coisas possam mudar, esse livro é a prova disso, mesmo depois de tudo o que ela passou, ela conseguiu perdoar.... Fantástico!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  8. Achei a resenha muito interessante, o livro parece ser daqueles que nos fazem pensar nas coisas que estão acontecendo ao nosso redor. Amanda parece ser uma personagem corajosa e batalhadora.

    Beijos
    deliriumliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li este livro, mas parece ser mesmo uma estória muito emocionante e bastante pesada. Com certeza deve ser um livro que nos faz chorar bastante com o que a personagem passou esse tempo que ficou sequestrada e nos irá fazer refletir muito ...
    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Adoro histórias reais, isso nos liga mais ainda à leitura e acho que aprendemos muito mais com o que jhá por aí afora. Parece ótimo livro.

    Luciana

    ResponderExcluir
  11. Achei a história desse livro muito triste e ao mesmo tempo acredito ser uma lição de vida, sabe? Saber que é baseado em fatos reais deixa esses sentimentos mais aflorado, e essa superação da autora só mostra o quanto tem gente nesse mundo corajosa e com disposição para dizer, sim, eu venci!

    ResponderExcluir