Resenha: Doze anos de escravidão

Título: Doze anos de escravidão
Autor: Solomon Northup
Editora: Companhia das letras
Nota:                                                 Onde comprar: LINK
Minha opinião sobre o livro:

Doze anos de escravidão conta a  história de Solomon Northup, um homem que nasceu livre mas foi enganado, sequestrado e vendido como escravo. Solomon retrata suas memórias durante os infelizes doze anos que passou como escravo no sul dos EUA. Northup publicou suas memórias em 15 de julho de 1853 e vendeu 17 mil exemplares nos primeiros quatro meses. Imagino a dificuldade do autor de passar para o papel os momentos de agonia e profunda tristeza, dos quais apenas pensava em voltar para sua casa, junto de sua esposa e seus filhos.

A história se passa em 1841 quando dois homens contratam Solomon para tocar violino em Washington, ele aceita e depois de terminar o serviço é sequestrado e carregado até a casa de escravos de Willians; após tentar explicar que era um homem livre e de que tudo não passava de um terrível engano nosso protagonista é espancado. Northup percebe que se quiser viver terá que assumir sua atual condição: um escravo.

Sem dúvida é um livro muito triste e que te faz refletir sobre a crueldade daquele tempo e as injustiças de hoje em dia. Mesmo tendo passados anos após a escravidão há pessoas de mente pequena, que consideram negros uma classe inferior, isso é um absurdo! Todos nós somos humanos não há ninguém melhor ou pior, é deprimente saber que tem pessoas com esse pensamento mesquinho.

A narrativa flui bem, há digressões em vários momentos; Northup escreve com tanta riqueza de detalhes e emoção que imaginava ele sentado na minha frente tomando um café e contando a sua história. Em algumas cenas eu sentia a garganta fechar e minhas mãos tremerem tamanha a injustiça que o autor sofreu ou testemunhou.

Algumas cenas me marcaram, uma delas foi a triste separação de Eliza e seus dois filhos pequenos, a escrava implorava para que os senhores de terra comprassem os três juntos, mas eles não atendiam o pedido porque não tinham dinheiro suficiente ou porque alegavam que não era vantajoso comprar os três. Agora imagine uma mãe sendo separada dos filhos e pior, pense nas crianças que eram submetidas a escravidão, tratadas como animais, sem direito a descanso, é lamentável.

Ainda não assisti o filme, mas quero muito ver. Pelo que pude perceber a adaptação é fiel e creio que não vou me decepcionar. Doze anos de escravidão é um livro que merece ser lido. Altamente recomendável.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi Mylla!

    Eu fico desesperada ao ler livros assim. Mas acredito que seja necessário, pois assim podemos rever nossos conceitos e nos tornar melhores!
    Parabéns pela resenha, adorei!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir