Resenha: Um homem de sorte

Título: Um homem de sorte
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: LINK
Nota:

O que a Kamila achou do livro?


Quando comecei a ler Um homem de sorte o fiz sem nenhuma expectativa. Ouvi opiniões de alguns amigos que leram e não gostaram, acharam previsível  Tenho poucas experiências com Nicholas Sparks, na realidade li apenas dois livros dele, e me pautando nessas incursões literárias, resolvi não esperar nada da leitura.

Até a metade do livro me arrastei. Achei monótono e sem graça, mas quando dei por mim, havia sido mordida pelo bichinho do romance. Estava completamente encanada com Loga Thibault e com Elizabeth, e bastante enojada com o comportamento abusivo de Keith Clayton.

O livro conta a história de Logan Thibault que vai a pé do Colorado a Hampton para descobrir quem é a misteriosa mulher que o protegeu. Sendo mais clara, Logan é ex-fuzileiro americano e serviu por três vezes no Iraque. Durante os anos em que serviu as Forças Armadas americanas, Thibault encontrou no deserto do Kuwait a fotografia de uma loira misteriosa e desde que resolveu guardá-la a sorte esteve ao seu lado.


Acreditando que tinha uma divida com a mulher da fotografia, Logan vai do Colorado a Hampton na companhia de Zeus, seu pastor-alemão e fiel escudeiro. Durante a jornada ele conhece Keith e Beth. Como é de se esperar de um livro de Sparks, há um triangulo amoroso as avessas. A partir daqui aviso a quem ainda não leu que podem haver spoilers no caminho.

Fiquei impressionada coma forma suave e continua com que Sparks faz com que nos apaixonemos por Thibault e Beth. Thibault segue sua intuição e encontra Beth. Começa a trabalhar no canil de Nana, personagem adorável e engraçada, com grande percepção da vida e das pessoas, e desenvolve uma amizade com Ben, filho de Beth.


Como em todo livro de Sparks, a história nunca gira em torno somente do personagem central. Um Homem de Sorte nos mostra os relacionamentos familiares desenvolvidos nas pequenas cidades do Sul dos E.U.A.

Mas os personagens que realmente me marcaram foram Keith e Zeus. Keith Clayton é o típico valentão da escola que nunca cresceu. Se casou com a mulher mais bonita da cidade apenas por status e se tornou policial para poder exercer o poder a seu prazer. Infantil, preguiçoso e mulherengo, Keith impede que sua ex-esposa tenha uma vida amorosa e tenta a todo custo mudar seu filho, para que ele seja mais parecido com o pai.

Sparks construiu bem seus personagens. Me apaixonei por Thibault, senti raiva e nojo de Keith Clayton (por vezes tive vontade de jogar o livro na parede de raiva) e entendi Beth, apesar de também querer bater nela, às vezes. Ou seja, ele conseguiu seu intuito, eu vivi seus personagens a medida que progredi na leitura.

Indico aos amantes de Sparks e aos românticos de plantão. Mas se você não gosta de romances e nem de histórias que se alongam demais, não tente ler Um Homem de Sorte, a não ser que queira se desafiar a uma leitura diferente do seu comum.

Obs: Como a Kamila também é colunista do blog Livros e Fuxicos então essa resenha também está no blog Livros e Fuxicos.

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. *---* Nicholas Sparks, é demais cara! Nao li esse romance ainda mas pretendo ler ele ainda esse mes.

    ResponderExcluir
  2. Nunca me interessei muito pelos livros do Nicholas, mas me apaixonei pelo filme desse pois achei muito bonita a história. Depois da sua resenha eu até acho que vou me aventurar a ler ele. rsrs Parabéns pelo blog :) Já estou seguindo!
    Beijos, Patricia
    experimentandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. HA! Eu preciso ler este livro, já o tenho e esta na minha estante só esperando uma oportunidade. Sou fã do Sparks e apaesar de alguns livros me deixarem doida de raiva, amo todos! rsrsrsrsrrs

    Linda resenha Kamila, parabéns! Espero que vc leia mais outros títulos do Sparks!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o primeiro livro do Sparks que li, e gostei bastante. No início também senti esse incomodo em relação ao ritmo da trama, mas depois, a coisa fluiu. Não gostei nem do Clayton, nem de Logan, pois o primeiro era o vilão insuportável, e o outro, apesar de ser o protagonista masculino do romance, é misterioso demais pro meu gosto.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. A minha resenha de UM HOMEM DE SORTE sai nesse domingo 10/11.
    Eu achei uma leitura muito cansativa. As coisas aconteceram muito devagar. Não gostei muito. Parabéns pela resenha, Kamila.
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamila!
    Sou sparkiniana de carterinha e acho que a partir desse livro o autor entrou no que considero uma 2ª fase. Uma pegada mais thriller, menos dramática. O xis da questão é que a narrativa é beeeeem longa, algumas passagens são mesmo desnecessárias, as coisas acontecem devagar e a gente acaba se dispersando na leitura. Curiosamente em alguns casos de adaptações para o cinema de NS considero melhor que os livros (Querido John, por exemplo, preferi o filme pq o final é diferente do livro =D)
    Zeus é sem dúvida o personagem mais fofoooo <3
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. um livro otimo, é muito bom .. titio Nicholas arrasa. amo demais

    ResponderExcluir