Resenha: A arte do descaso

Título: A arte do descaso
Autora: Cristina Tardáguila
Editora: Intrínseca
Nota:Onde comprar: LINK
Sinopse: Em pleno Carnaval, quatro homens invadiram o Museu da Chácara do Céu, no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro, e roubaram cinco obras de arte: um Dalí, um Matisse, um Monet e dois Picassos, cujo valor estimado, na época, ultrapassava 10 milhões de dólares. Naquela tarde de 24 de fevereiro de 2006, os ladrões, de posse de uma granada, renderam os três seguranças, desligaram o sistema de câmeras de vigilância e fizeram nove reféns. Um dos invasores subiu em um móvel histórico para, com uma faca, cortar os fios de náilon que seguravam um dos quadros. Meia hora depois, saíram pela mata para nunca mais serem vistos. Até hoje se trata do maior roubo de arte do Brasil e do oitavo do mundo.Decidida a desvendar o mistério, a jornalista Cristina Tardáguila chegou a se colocar em situações de risco a fim de encontrar respostas. Em sua jornada, ela viajou para a Europa e mergulhou no mundo obscuro dos crimes de arte. A partir de meticulosa apuração dos eventos, muito maior do que a da própria polícia conseguiu levantar, a autora produziu uma narrativa vibrante, cheia de reviravoltas dignas de um thriller, construída apenas com fatos.
Minha opinião sobre o livro:

A arte do descaso é o primeiro livro da Cristina Tardáguila e trata-se de um livro reportagem, narrado em primeira pessoa, que relata o roubo no Museu da Chácara do Céu, considerado o maior roubo de arte do país que infelizmente nunca foi solucionado. Intrigada com a situação, Tardáguila resolveu investigar mais a fundo o caso na época em que era repórter de cultura do O Globo. 

No dia 24 de fevereiro de 2006 (em pleno Carnaval) quatro ladrões, sendo um deles possivelmente menor de idade, renderam três seguranças e fizeram nove reféns. Os bandidos levaram cinco obras: Um Dalí, um Monet, um Matisse e dois Picassos. Na época o valor estimado dessas obras ao todo era mais de 10 milhões de dólares.

Pituras roubadas. Os ladrões também levaram um livro de gravuras de Picasso

A autora fez uma enorme pesquisa antes de escrever o livro, ela conta que no início esperava que sua obra fosse um verdadeiro thriller na qual ela conseguiria desvendar o mistério, prender os bandidos e recuperar as pinturas, porém ao longo do tempo percebeu que seu livro havia se tornado uma espécie de manifesto e um convite as instituições brasileiras a dar mais atenção ao caso e fazer justiça.

Fiquei indignada com o fato de a perícia não ter dado a atenção necessária para o ocorrido. Dos nove reféns havia um casal de neo-zelandeses que não foram ouvidos pela polícia e de acordo com as investigações de Tardáguila, o depoimento deles era essencial, pois os dois viram perfeitamente a cena. O que nos faz questionar o porquê a policia deixou passar uma informação tão importante. A falta de provas e pontas soltas nos relatos nos faz questionar se a polícia realmente se importou/se importa com a perda cultural do Museu, mostrando um verdadeiro descaso com a arte.

O livro é lindo por dentro, as folhas douradas marcam o início de capítulo com uma frase de efeito dita pelas fontes de sua pesquisa.





A arte do descaso não é para qualquer um, o livro não é contado em forma de história, mas sim em forma de reportagem, temos a sensação de estarmos lendo uma enorme matéria tirada de um jornal, a linguagem não chega a ser rebuscada, mas contem várias datas, relatos, referencias e principalmente informação. 

Recomendo a leitura a todos que apreciam e principalmente se importam com a arte.

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Oi Mylla,
    Ótima resenha, esse gênero de leitura nao faz muito o meu tipo, mas confesso que fiquei curiosa sobre o livro, essa edição parece linda. É triste saber que o nosso país se importa tão pouco com a cultura, eu já sabia que a investigação do Brasil não era lá essas coisas, mas pelo o que eu pude perceber não foi falta de recurso era como se eles não quisessem ver, o que é lamentável. Ansiosa para a próxima resenha.
    XxLas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mylla!
    Saber que um roubo de tamanha atrocidade ocorreu aqui no Brasil já é de ficar curioso, né? Mas saber que podemos fazer parte desta investigação e conhecer mais sobre este fato, é definitivamente de adicionar o livro á lista de desejados. O livro parece ser ao mesmo tempo interessante e intrigante, e eu como sou uma boa amante de livros assim, estou desejando ardentemente ler esta obra.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. É um livro muito interessante, mas confesso que não gosto muito da leitura jornalistica, eu acharia o livro muito cansativa para mim. Gostei muito da resenha, clara e precisa.Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha visto falar desse livro,parece ser bastante legal,quero muito ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mylla.
    Parece ser um livro realmente bonito. Ademais, o tema me interessa bastante. Gosto de livros-reportagens e gosto mais ainda de arte. Então, acho que seria uma ótima combinação para mim.
    Excelente dica.

    http://myllokasecret.blogspot.com.br/2016/05/top-comentarista-de-maio-historia-de.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Mylla.
    Achei bem interessante a premissa do livro, me parece ser muito bom, nunca li um livro que fala sobre roubos de obra de artes, e nem preciso dizer como minha curiosidade está aguçada.
    Irei ler com toda certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  7. Oie!! Quando li a sinopse do livro não achei nada interessante, mas a sua resenha me deixou curiosa. Embora não seja um gênero que me chame muita atenção, essa forma de escrita me transmite um Q de realidade que me interessa.

    Bjs! Valeu

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido resenhas sobre esse livro, e também fiquei indignada com o descaso em relação ao roubo, eu mesma não me lembro de ficar sabendo desse assunto. Bom, acho que o autor vai trazer um conheço ao leitor sobre obras de artes, e mesmo não gostando muito adoro aprender sobre coisas novas, e por isso acabei me interessando por essa leitura.

    ResponderExcluir
  9. O que achei legal nesse livro é o fato de estar totalmente por fora desse caso. Não sabia até ver a obra. E achei interessante porque como disse, parece uma matéria enorme de jornal. Dá pra entender tudinho, acho. É um bom meio de ver mais sobre esse caso e conhecer melhor o que aconteceu e todos os "podres" da investigação e tal. Interessante.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sabia dessa historia, também era muito novinha na época. Mas que falta de respeito não é? As pessoas só vêem as artes como uma via de livro, talvez se não fosse assim, o pais seria diferente.
    Achei a autora muito corajosa em ir atrás dessa historia, mas ao mesmo tempo foi muito bom.
    É mesmo uma vergonha que quatro pessoas tenham conseguido se safar assim não é?!
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  11. Oi Mylla,

    Não é bem meu estilo de livro, mas gostei muito de saber um pouco mais, realmente é um descaso essa situação toda né..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mylla!
    Eu acho que leria esse livro só pra saber mais sobre esse caso e conhecer esse estilo de escrita.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Oi Mylla!
    Eu gosto de livros de reportagem, mas não é sempre que estou no clima para essas leituras. Como você disse, parece uma imensa reportagem extraída do jornal. O tema deste parece bem interessante.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Confesso que esse tipo de leitura não me atrai muito, mas esse tema chama bastante a minha atenção. É triste ver que as autoridades não dão tanta importância para a recuperação dessas obras, e ainda é mais triste saber que na maioria das vezes elas nem são encontradas. Acho que o bom desse livro é justamente chamar a atenção para essa causa, e eu pretendo ler em breve. E essa edição parece maravilhosa!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Faz um tempo que vi esse livro no lançamento e logo fiquei interessada, mas ele a resenha ele me surpreendeu, também pensei que serie um livro mais voltado para a ação mas achei interessante o rumo que a obra tomou, com certeza um rouba com um valor cultural tão grande merecia uma melhor investigação e quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  16. Oi MylloKa!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, embora lembro do crime. Achei bacana a jornalista criar um livro com o intuito das instituições brasileiras reaverem as obra que isso não ocorresse mais. O livro realmente parece ser lindo, pena que mais um crime ficou impune aqui no Brasil.
    Bjs

    ResponderExcluir