Resenha: O teorema Katherine

Título: O teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Nota:                                                 Onde comprar: LINK
Minha opinião sobre o livro:

Depois de ler Quem é você, Alasca? (resenha aqui) fiquei com receio de ler outros livros do autor, concordo que é algo estranho de se dizer já que o John Green é um dos meus autores favoritos. Veja bem, eu queria pensar no Tio Verde como o autor de um dos meus livros favoritos, um autor capaz de fazer com que você se emocione e não um autor decepcionante, entende? Mas a linda história de Hazel e Gus (protagonistas do famoso livro A culpa é das estrelas) fez com que eu tomasse coragem e encarasse os outros livros do John Green.

Neste livro o John Green nos apresenta Colin, um garoto prodígio e magricela que já namorou 19 Katherines e levou um fora de todas. Sempre foi assim: Colin ama Katherine, eles começam a namorar e PUF! Katherine destrói o pobre coração de Colin, mas a última Katherine (vulgo, K-19) foi a que ele mais amou e para se recuperar do término o protagonista e seu melhor amigo, chamado Hassan, caem na estrada à procura de uma aventura. Os dois amigos acabam conhecendo Lindsay, uma garota muito inteligente do interior e que consegue balançar o coração de Colin, mas ela é totalmente diferente das outras namoradas do garoto prodígio, a começar pelo nome. Será que Colin se esquecerá de sua obsessão por Katherines de uma vez por todas? 
"O término do namoro não é algo que acontece a você; é algo que acontece com você."
Durante a leitura nos deparamos com vários teoremas, gráficos, dialetos em francês, alemão, latim e outras línguas. O sonho de Colin é ser um gênio e fazer algo revolucionário ou uma grande descoberta, ele quer ser lembrado por gerações. O protagonista sempre foi motivo de chacota na escola e isso fez com que ele se isolasse cada vez mais; confesso que eu não me simpatizei muito com o Colin porque ele é egoísta e sem graça, já Hassan é mais bem humorado.

O teorema Katherine tem uma pegada diferente de ACEDE, é um livro mais leve, nada de tragédias e afins. Eu gostei, a historia de certa forma me surpreendeu porque eu não esperava me afeiçoar aos personagens. O final é previsível, mas isso não tira o prestígio do livro.

O livro é nitidamente melhor que Quem é você, Alasca? mas não tão bom quanto A culpa é das estrelas. Se você ainda não conhece a escrita do Tio Verde, sugiro que comece a ler ACEDE; se você está na dúvida se lê ou não o Teorema sugiro que leia, pois é um bom livro.
" É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Esse é meu livro preferido do John Green!!!!! Já li uns quatro dele mas esse é meu favorito hahah

    Beijosss
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mylla! Quanto tempo não passo por aqui :D
    Bem, tenho mil pés atrás em ler John Green, hahahaha. Esse livro, pelos comentários que ouvi, parece ser um dos mais fracos dele. Acho que eu não começaria a ler o tio verde por ele, haha. Até porque eu acho bizarro esse negócio da pessoa namorar 19 pessoas, e todas com o mesmo nome! Socorro, né, gente, pelamor.

    Amei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Na verdade O Teorema Katherine não é nem o pior nem o melhor livro do Tio Verde. Na minha opinião, ACEDE é o top e depois vem o Cidades de papel, que também é bom, mas não chega aos pés da linda história de Hazel e Gus

      Beijokas da Mylloka :*

      Excluir
  3. Oi Mylla, tudo bem? Quanto tempo não passo aqui. Então sobre o Teorema Katherine, eu já tentei ler 3 vezes e nunca consegui finalizar a leitura.

    Vim dar parabéns mais uma vez pelo blog. E perguntar se você pode dar uma visitinha no meu, eu acabei de criar! Seria mega especial ver você passando por lá.

    Beijinhos,


    Alichel
    entrelivroseoutrosvicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Eu li esse livro faz pouco tempo e foi o primeiro que li do John. Também achei um livro leve e gostei bastante da narrativa. Apesar de um pouco previsível, é difícil parar de ler. :)

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir