Resenha: Batendo à porta do céu

Título: Batendo à porta do céu
Autor: Jordi Sierra i Fabra
Editora: Biruta
Nota:Onde comprar: LINK
Minha opinião sobre o livro:

 Primeiramente gostaria de dizer que a capa é linda de mais! E não apenas a capa como a diagramação é perfeita, cheia de detalhes, palavras escritas em hindu (alfabeto Devanagari), os detalhes... as folhas rosadas... tudo faz com que o livro seja maravilhoso e que o leitor tenha orgulho de tê-lo na estante, mas o livro não é só bonito por fora como é lindo e incrível por dentro. Batendo à porta do céu, narrado em terceira pessoa, conta a história de Sílvia que quer seguir a carreira de médica e se candidata como voluntária em uma região da Índia, contrariando a vontade dos pais que são médicos famosos, ela viaja para o oriente e lá a jovem de dezenove anos se depara com uma realidade bem diferente da sua.

A história é muito rica, Jordi Sierra fez uma ampla pesquisa sobre um dos países mais controversos do planeta e conseguiu inserir a cultura e as crenças indianas no livro de uma forma competente. Eu sou fascinada pela cultura indiana, acho uma sociedade complexa e contraditória, pois de um lado temos a extrema riqueza e de outro a extrema pobreza, a Índia é um país avançado com sua alta tecnologia em medicina, ao mesmo tempo arcaico com a sua divisão em castas. O país é o segundo mais populoso do planta, uma das maiores potências mundiais, é o berço das 3 maiores e mais antigas religiões e tem uma cultura vasta! Deu para sacar a importância da Índia?

“O paraíso é a capacidade que temos de fazer com que os sonhos se tornem realidade”
Sílvia, além de ficar impressionada com os costumes, fica chocada com o pensamento da sociedade. Para nós que vivemos no ocidente é um absurdo uma garota de 13 anos ser prometida a um desconhecido que só verá no próprio casamento e o que mais me intrigou foi saber que as esposas são agredidas pelas noras e até mortas devido as queimaduras que recebem como castigo por pecar em alguma tarefa doméstica. Para nós, as mulheres do oriente sofrem, mas para a sociedade indiana isso é comum, são os costumes, está escrito no livro sagrado. Não cabe a eu discutir as crenças e muito menos a religião, se eu fizesse isso este post ficaria muito extenso e fugiria (em partes) do propósito da trama.

Voltando a história... Sílvia sempre foi muito bonita, o que a incomoda, pois as pessoas costumam subestimá-la e a julgá-la devido a sua beleza. Rotulada como “Miss ONG”, a protagonista procura provar a todos, sobretudo a si mesma, que é uma médica competente e que leva o trabalho a sério. Sílvia é uma romântica utópica que acredita que pode salvar o mundo, por isso ela decide ser voluntária. Ao contrário de muitos médicos por ai, Silvia abraçou a medicina não por dinheiro e sim pelo prazer em ajudar o próximo, principalmente os mais necessitados.
“A vida era fantástica: era preciso passar por ela, sempre em frente.
Era preciso vivê-la
Era o que estava fazendo.”
Com o seu jeito e com a sua beleza, a protagonista fisga corações dos rapazes, mas em nenhum momento o autor coloca o romance em evidência, está claro que o foco do livro não é a vida amorosa de Sílvia, apesar de que em alguns momentos a personagem se pergunta quem ela realmente ama, entrando em conflito consigo mesma.

Batendo à porta do céu atendeu todas as minhas expectativas. É um excelente livro, bem escrito, com uma diagramação e com um acabamento impecável. Recomendo para aqueles que apreciam a cultura indiana, assim como eu.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Quero este livro desde qdo vc o mostrou em uma das suas caixinhas de correio! Tbm o achei lido demais e com certeza vou amar o enredo. A cultura da India tbm me deixa super curiosa. É tanta diferença neh?

    Parabéns pela resenha! Mais um na minha listinha!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Realmente a capa do livro é linda! A história parece ser super interessante, além de que a protagonista parece ser daquelas que cativam a gente. Ainda tem a cultura indiana na história! Acho que vou gostar bastante desse livro.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Lembro de você babando por ele quando chegou, eu gosto da cultura indiana em certo aspectos. Gostei do que você apresentou sobre ele.

    ResponderExcluir
  4. Oi, assim que bati os olhos nesse livro, eu quero ler ele, a historia deve ser impressionante, rica, podendo assim nos mostrar uma cultura totalmente diferente da nossa, não conheço muito sobre a Índia e ler esse livro, séria a minha chance de conhecer esse país melhor, espero poder ler bem em breve.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. O livro realmente parece ter sido muito bem feito, daqueles que tu quer expor na estante de tão lindo que é. Acho a cultura indiana muito interessante, e com certeza leria.

    ResponderExcluir