Resenha: Amigas para sempre

Título: Amigas para sempre
Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Nota:                                                 Onde comprar: LINK
Minha opinião sobre o livro:

Tully nunca teve uma boa relação com Nuvem, sua mãe hippie e super despreocupada e irresponsável. Desde pequena Tully foi criada com a avó até que um dia sua mãe apareceu e a levou para longe. Distante da amada avó e na companhia da mãe viciada em drogas a adolescente se vê sozinha no mundo. Perto dali, Kate também se sentia sozinha, mas por outros motivos... suas duas melhores amigas a abandonara; magoada, Kate usa os preciosos livros como uma válvula de escape e esquecer os seus problemas. Apesar das diferenças, Tully e Kate encontram conforto uma outra e viram melhores amigas. Uma forte amizade que dura por anos..
"-Nós vamos ser amigas para sempre -disse Kate com sinceridade -Combinado?
-Você quer dizer que sempre estará do meu lado?
-Sempre -respondeu Kate -Não importa o que aconteça.
Tully sentiu uma emoção se abrir dentro dela feito uma flor exótica. Quase podia sentir seu aroma doce no ar. Pela primeira vez na vida ela se sentia totalmente segura com alguém.
-Para sempre -prometeu -Não importa o que aconteça."
Eu li Por toda a eternidade (continuação de Amigas para sempre) primeiro porque eu não sabia que um era a continuação do outro. Entre os dois livros eu gostei mais do primeiro. É muito bonita a amizade de Tully e Kate, as duas superaram muitos momentos juntas e mesmo distantes as duas nunca se esqueceram uma da outra. Essa amizade aos olhos de alguns pode parecer um tanto incomum, pois uma é o oposto da outra; enquanto Kate é mais reservada e tímida, Tully é destemida, cheia de vida, "livre, leve e solta", mas por dentro é uma garotinha frágil que teme não ser amada. Eu gostei das duas personagens; ambas, aliás, todos os personagens são bem construídos e humanizados, isto é, com suas qualidades e defeitos, sem idealizações.

A autora soube dosar o humor e o drama sem carregar a história, oscilando entre momentos engraçados e tristes, isso fez com que a leitura fluísse bem e que eu me apaixonasse ainda mais pela escrita da autora. Os trechos, as falas dos personagens foram marcantes e arrepiantes, digno de algumas lágrimas.
"Tully se levantou, sem saber ao certo se estava rindo ou chorando. Tudo o que sabia era que não estava sozinha (...) Elas haviam tido três décadas de tempos bons e tempos ruins e tudo o mais entre uma coisa e outra, e nada poderia tirar isso dela. Ela tinha a música e as lembranças e, nelas, estariam sempre, sempre juntas.
Melhores amigas para sempre.
Então, sozinha no meio da rua, ela começou a dançar."
Recomendo de mais esse livro assim como os outros livros da autora. Kristin Hannah sem dúvidas merece todos os prêmios e reconhecimentos que recebeu.

ATENÇÃO! 

Eu gostaria de comentar nesta resenha uma das cenas que mais me emocionaram. Se você não gosta de spoilers sugiro que não leia esse trecho, apesar que a cena que irei comentar acontece praticamente no começo do livro.

Tully sente vergonha da mãe alcoólatra e por isso esconde isso de Kate; quando a mãe de Kate descobre ela tem uma reação diferente da que eu esperava, ela compreende a situação e dá a Tully a chance de contar a verdade a amiga, essa atitude me pegou de surpresa e naquele momento eu me senti a própria Tully, fiquei emocionada e aliviada com a gentil atitude da mãe. Achei linda essa cena.

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Esse livro parece ser lindo mesmo. A capa já é linda e logo me interessou.
    Só não sabia que era o primeiro livro antes de Por toda a eternidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei mesmo foi das capas... são lindas demais!
    Adorei a sua resenha e quero muito ambos os livros!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha lido algo da autora e foi uma incrível surpresa como esse livro foi otimo.
    Tocante mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que Por Toda Eternidade, era a continuação deste, ainda não li, estou esperando chegar mas acho que já vou comprando kkk
    Adorei sua resenha, este livro parece ser lindo, gostei de saber que os personagens são bem humanizados e a autora soube dosar o humor no meio do drama, parece ser mesmo uma ótima leitura! :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me fez chorar como uma criança ><' E concordo com você, este livro é melhor que o segundo... Só que como li na ordem ( e logo em seguida) não pude deixar de me emocionar no decorrer de ambas as leituras. E a propósito, me emocionei com o mesmo momento que você! Enfim! Ótima resenha^^

    Beijos
    Polly - Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  6. "Por Toda Eternidade" é continuação? Isso é surpresa. "Amigas para Sempre" parece ser uma história sensível e emocionante. Não vejo a hora de conhecer a história dessas duas grandes amigas.

    Beijooos
    http://comvistaparavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Já ouvi falar muito bem dessa autora no canal da Aione. E fiquei doida para ler logo o Jardim de Inverno que eu tenho aqui, e ainda conhecer os outros livros dela. A temática desse parece interessante, amizade e etc.. *-* Reforçado na minha lista!
    Beijos!

    https://vivianpitanca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gente eu não sabia que Amigas para sempre possui continuação e muito menos que Por toda a eternidade era essa continuação, hahaha mas eu quero muito ler os dois, não li nenhum livro da autora ainda, e Amigas para sempre com toda certeza tem uma historia linda, coitada da Tully ter uma mãe assim, não sei o por que essa mulher tirou ela da avó se ela não ia cuidar direito, a amizade das meninas é forte e verdadeira.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Hum... Pra falar a verdade esse livro não me chamou muita a atenção. Então não leria :(

    ResponderExcluir