Cantinho da Káh ~ A menina que semeava

Título: A menina que semeava
Autor: Lou Arounica
Editora: Novo Conceito
Nota:                                             Onde comprar: LINK
O que a Kamila achou do livro? 

Fica dificil classificar esse livro como romance, fantasia, ou drama. Pra mim ele é os três gêneros ao mesmo tempo, mas sem carregar muito em nenhum deles. Lou Arounica criou uma fantasia que passeia de forma suave e, por isso mesmo, encantadora entre o drama, a reflexão sobre amor, solidão e superação.

É preciso noite para surgir o dia
Confesso que fiquei muito confusa nos capítulos iniciais. Fiquei realmente perdida. Não porque o escritor pulava de narrador: a história é narrada por Beck, Chris Astor, Gage, Miea. Depois que se lê livros como Guerra dos Tronos, muitos narradores numa única história deixa de ser um problema (rsrsrs). Mas a questão é a forma como eles interferem na história um do outro. Mas mesmo um tanto perdida na história, continuei a leitura e o entendimento veio conforme fui progredindo. Então, caso se sinta perdido durante a leitura, não desista. Tem um mundo novo e cheio de aventura te esperando!
“Não importava que muitas promessas não fossem realizadas. O que importava era que a esperança continuasse a existir.”
A história gira em torno de Chris, um pai extremamente ligado a filha e disposto a qualquer coisa por ela e Beck, uma adolesecnte de 14 anos que passou os primeiros anos de vida lutando contra a leucemia. Antes que você pense “Ah, esse é mais um livro sobre câncer adolescente pra nos fazer chorar e refletir sobre a vida. Tôh fora!”. Deixa eu te decepcionar e dizer que não é isso.O livro conta os esforços de Chris em retornar os laços de amor perdidos com sua filha.

Tamarisk foi criada por Chris, quando percebeu que sua pequena Beck não estava conseguindo encontrar uma forma de lidar com o câncer nem com a quimioterapia. Juntos, pai e filha criaram um mundo de fantasia onde podia se refugiar por horas e esqucer o sofrimento da vida real. Assim que veio o período de remissão da doença, também veio o divórcio dos pais e Beck se afastou de seu pai e das histórias sobre Tamarisk. Mas a garota  não sabia que o mundo de faz de conta era real e anos mais tarde seus destinos se cruzariam.
“Ela estava se saindo bem em lidar com o medo do desconhecido. Mas ela não tinha certeza de que lidaria tão bem assim com o conhecido.”
 Anos se passaram e Beck tenta lidar com a familia em pedaços que possui. Sua mãe está casada novamente. Seu pai parece alheio a tudo e sempre se esforçando para tentar agradar e um cansaço conhecido vem tomando conta de seus dias. A menina não sabe o que mais teme: o desconhecido, ou conhecido.

No meio do caos que se tornou a vida da adolescente Beck, a jovem tem um encontro inesperado: Miea, a princesa de Tamarisk enfenta uma praga que ameaça destruir o seu mundo e deseja que uma ajuda venha de qualquer lugar. Beck é “transportada” e finalmente conhece o mundo que criou em seus sonhos, mas agora esse mundo está morrendo e talvez ela também esteja. A menina então se engaja em salvar Tamarisk e assim, tentar salvar sua própria vida. Mas será eu ela consegue? Será que Miea sabe o que existe entre Tamarisk e Beck?
“Pai, você não vai acreditar nisso: Tamarisk é real.”
Se contar mais estrago o livro. Mas é importaante saber que a leitura é suave e fluída. Muitas vezes ri e sonhei junto com Beck. Tamarisk paree o lugar perfeito para se sonhar. Enquanto Chris narra seu relacionamento com Beck e como Tamarisk influencia diretamente, Beck conta como Tamarisk é capaz de mudar sua perspectiva de mundo e Miea conta a história de seu mundo, Tamarisk, mas vemos também um narrador misterioso, Gage, que apenas senta, assiste e comenta os fatos.
A imaginação cria coisas infinitas.

A Menina que Semeava é um livro para emocionar e fazer sonhar. Dou cinco estrelas e um coração. Muito fofo.

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. tô muito ansiosa pra ler esse livro. o/o/o/
    interessante saber que são vários narradores na história, gosto de livros assim.
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. HAAA!!!! Ganhei este livro ontem! u.u Depois desta resenha linda, tenho certeza que vou me apressar para lê-lo!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Ah, fiquei extremamente feliz ao ver essa resenha. Ganhei esse livro recentemente e como ele é muito longo, dei prioridade para outros mais curtos. No entanto, sinto vontade de lê-lo há muito tempo, estou só esperando a oportunidade de fazê-lo. Por essa razão, li a resenha com muito gosto. Fiquei um pouco decepcionada ao saber que é narrado por muitas pessoas. Por um lado é bom, você consegue ter várias perspectivas da história. Por outro, realmente deixa tudo muito confuso. Mas se ao decorrer da história tudo fica mais claro, não vejo problema. Já li algumas resenhas e todas constavam que trata-se de um enredo intenso e emocionante, é exatamente isso que espero desse livro.

    ResponderExcluir
  4. Comecei a ler ele faz dois dias, mas ainda estou na parte do primeiro encontro da princesa com a Beck, pois tive que ler o incio umas 3 vezes pra tentar entender, sou meio lerda e não estou acostumada a livros com vários narradores, prefiro quando é apenas um, parece que a historia fica mais pessoal.
    Sua resenha ficou muito boa , talvez não tenha nada haver, mas não posso deixar de comparar Tamarisk com Terabítia (do livro Ponte para Terabítia ) e outros mundos escondidos.
    Só em saber que existe um mundo paralelo o livro já se torna ótimo, quanto mais um reino *-*, vou tentar terminar ele ainda esse semana, depois de ler sua resenha eu fiquei louca pra saber o desfecho dessa linda historia.

    ResponderExcluir
  5. Oh gente, fiquei doida pra ler! Tem tempos que vejo esse livro, já participei de um sorteio e nada, mas a história sempre me pareceu ser como descreveu, doce na medida certa. Não sabia que tinha tantos narradores, mas é que nem disse, que leu Game of Thrones... A capa do livro é mto bonito, acho que por seu texto ela parece refletir bem o romance e a fantasia. Adorei a resenha flor ♥
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - [Vi no Facebook #01] Nova Tag! - Humans of New York!

    ResponderExcluir
  6. Eu me apaixonei pela capa reconheço, mas as resenhas são sempre positivas (as que li) e isso me faz querer ler. *-*

    ResponderExcluir
  7. Acho a estória desse livro bem criativa e realmente boa. É um pouco confuso o início, como você disse, mais realmente vale a pena. Foi uma leitura bem agradável. Por isso recomendo a leitura a todas que ainda não leram.

    ResponderExcluir