Resenha: Escola, os piores anos da minha vida!

Título: Escola, os piores anos da minha vida
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Onde comprar: LINK
Nota: 

Minha opinião sobre o livro: 

Escola, os piores anos da minha vida conta a história de Jamie que está entrando no sexto ano e está tentando se adaptar e se socializar. O livro é bem clichê: Um garoto baixinho, magricelo nada popular que é perseguido por um valentão que mais parece uma montanha do que um garoto, e como já era previsto, o nosso protagonista se apaixona pela linda (e incrivelmente loira e mega popular) presidente do grêmio estudantil; ele está disposto a tudo para ser notado por ela.

Já reparou que a maioria dos livros tem a mesma fórmula? O protagonista aparentemente sem graça que faz de tudo para ser aceito no grupinho popular, além de ter estereótipos como a professora mais megera da escola usa óculos, veste-se como se tivesse no século passado e de quebra tem uma verruga no nariz. A garota mais popular é loira, olhos verdes, linda, e o malvadão  é o dobro do tamanho dos outros garotos.
Para ser reconhecido e marcar a história da escola Jamie junto com seu amigo Leonardo Caladão decidem quebrar todas as regras do colégio, desde as mais leves até as mais graves como pichar toda a escola. Para tornar as coisas mais interessantes a cada regra quebrada Jamie ganha pontos e se não seguir as instruções de Leonardo ele perderá uma vida, mas é claro que ao jogar esse jogo ele perderá muito mais que três “vidas”.

Escola, os piores anos da minha vida segue a mesma linha de Diário de um banana, porém o livro de Jeff Kinney é bem mais engraçado. A obra de Patterson também tem seus pontos altos como por exemplo a surpresa em relação a história de Leonardo Caladão.

O livro é narrado em primeira pessoa, contém digressão, a leitura é leve e ágil, contém vários desenhos feitos por Laura Park.

Foto postada originalmente no blog Leitura Maravilhosa
Foto postada originalmente no blog Ler Dormir Comer
Minha  relação com James Patterson não foi uma das melhores, o primeiro livro que li do autor foi Private (resenha aqui) que particularmente não gostei muito, achei um suspense razoável.  Na minha  opinião, Escola, os piores anos da minha vida também é razoável, mas eu reconheço que o livro tem um enredo pouco elaborado e uma linguagem infantil porque é destinado a um público mais jovem.

Recomendo o livro para aqueles que vão entrar ou que já estão estudando para o Fundamental II , com certeza vocês irão se identificar com a obra. 

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Gostei um pouco desse livro, achei legal a história do Leonardo e isso ganhou um ponto comigo. Apesar de ser clichê, ele não cai no sobrenatural e isso também ganhou pontos comigo.

    Também não tenho uma boa relação com o James Patterson, por Private, Eu, Alex Cross. Mas do autor recomendo O diário de Susana para Nicolas!

    Beijocas.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  2. deve ser legal o lance das ilustrações, eu nunca gostei muito do autor james, mas to me esforçando para ler os livros dele. alguns eu até gosto de algumas coisas, mas num todo eu odeio xp

    ResponderExcluir
  3. Eu também achei ele semelhante ao Diário de um banana, mas não li nenhum dos dois. A história parece ser legal, mas como você disse cheia de clichês, quem sabe um dia eu não invista na obra, ainda não li nada do autor.
    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  4. olha, eu ganhei este livro mas ainda não o li, não por achar a história chata, mas acho que já passei dessa fase... o livro todo é lindo e vou l^-lo, só acho que agora não consigo! rsrsrsrsrs

    Adorei sua resenha!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Gostei dos desenhos, parecem bem divertidos, =D
    Do autor já li "O Diário de Suzana para Nicolas".

    ResponderExcluir
  6. Deve ser um livro bem legal, ja que fala de uma fase da vida da gente que é impossivel esquecer ^^

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha foi muito boa, Mylla, mas não simpatizei com o livro. Não sei dizer o motivo, mas não é um livro que me interessaria.

    www.livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Mylla!
    Esse livro não me interessou, talvez pq a história como vc disse não é mto elaborada e a narrativa é um tantinho infantil e tb pq já passei dessa fase há um século.
    Mas deve ser uma leitura interessante para o público mais jovem por identificação e por ser um tema atual.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Poxa! Deve ser demais este livro! Quem não tem lembranças daqueles momentos embaraçosos do tempo de escola? Todos, né!

    ResponderExcluir
  10. Oi, My! Esse é um tipo de leitura que não me atrai nem um pouco. Não gosto dessas histórias extremamente infantis; prefiro aquelas que transmitam algo mais profundo. Então, esse é um livro que eu não leria; mas, para crianças, acho que é uma ótima pedida! As ilustrações são bem bonitas. Beijocas.

    ResponderExcluir
  11. Não é o tipo de livro que me atrai. Não senti vontade de ler, apesar de ainda não ter lido nada do escritor. O livro até que é bem lindo por dentro, mais a história em si não me chama atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir