Filme: Battle Royale


Nota:


Em um Japão futurista turmas do primeiro colegial são selecionados para participarem de um jogo chamado Battle Royale. Os alunos da sala sorteada vão para uma ilha onde será palco de uma grande luta pela sobrevivência, os estudantes terão que matar uns aos outros; ganha quem conseguir ficar vivo até o final.

O filme me interessou pois haviam boatos de que Jogos Vorazes (uma das minhas trilogias favoritas) fosse plágio de Battle Royale, realmente tem muitos elementos semelhantes pelo fato de serem dois filmes distópicos onde selecionam pessoas e as enviam para um determinado lugar e lá apenas um pode vencer, contudo há diferenças entre as duas histórias.


BR é uma adaptação de um mangá de mesmo nome escrito por Koushun Takami. A adaptação é muito sangrenta, por isso foi alvo de muita polêmica, sendo proibida em alguns países. Realmente é um filme pesado e chocante. Diferente de Jogos Vorazes, os jogadores não tiveram nenhum tipo de preparo físico ou de como manusear uma arma, mas o pior de tudo é que eles conhecem uns aos outros, afinal são da mesma sala, tem um núcleo de amizade e até pombinhos apaixonados. Imagine matar o seu melhor amigo! Você não tem escolha, ou mata ou morre.

O interessante é que o longa nos mostra um pouco sobre os jogadores, geralmente por meio de flashbacks; a história não gira em torno de apenas um único personagem, portanto temos uma visão mais ampla.


BR tem alguns erros absurdos, como por exemplo os jogadores serem quase indestrutíveis. Em uma cena uma pessoa é fuzilada (obs: demora para cair estirada no chão) e quando você pensa que finalmente ela está morta o celular toca, ela levanta como se NADA tivesse acontecido, atende, conversa normalmente, desliga e só então “descansa em paz”. Em outra cena um outro jogador sobrevive a um incêndio, logo depois é fuzilado, SOBREVIVE e ainda por cima mata uma garota com um tiro só. Não sei se a maioria dos filmes japoneses comentem erros parecidos porque esse é o primeiro longa-metragem japonês que assisto.

Toda adaptação difere do original (#fato). O mangá de BR também é sangrento e os personagens são sexualizados, principalmente as garotas; é estranho porque a turma está no primeiro ano e no mangá as garotas tem corpo de mulher mesmo, dando destaque a Mitsuko que usa e abusa de todos os seus dotes femininos para seduzir e depois matar seus oponentes.

Obs: Essa não é a Mitsuko e sim a vencedora do jogo na edição anterior
Na minha opinião, Jogos Vorazes não é plágio de Battle Royale. Os dois tem a mesma ideia, mas a partir desse ponto em comum constrói histórias bem diferentes. Enquanto JV explora a política, mostrando a hierarquia da sociedade, a função de cada distrito e etc, BR não se preocupa com isso, apenas é explicado brevemente o motivo do jogo logo no começo do filme, dando foco mais no jogo em si.

Dei 2 estrelas para o filme devido aos erros absurdos (como já citei) e pelos efeitos visuais que não são muito bons.


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Sinceramente não fiquei nem um pouco curiosa com essa trama.
    Essa última foto da criança suja de sangue é sinistra...

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha, amo BR ja lí o mangá, e é verdade que falam que isso é parecido com JV mas tambem acho que nao é, acho BR bem mais macabro u.u nao sabia que tinha filme! Vou procurar assistir. Amo coisas do japão e eles sabem ser macabros quando querem.

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi falar deste filme! O.o
    Mas confesso que fiquei curiosa. Esses erros são normais em filmes japoneses vio, já vi outros filmes que tão são um absurdo! kkkkk

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Olá, My! Por mais que a história se assemelhe a JV, não me interessei nem um pouquinho pela trama desse filme. Primeiro, porque não gosto de filmes japoneses/chineses. Já tentei assistir, mas sempre acho defeitos em atuação e roteiro absurdos, e nem me arrisco mais. E, segundo, pelos tais erros que citou; como assim uma pessoa é queimada/fuzilada e ainda depois vai atender o telefone normalmente? Hahaha. Sem sentido. Enfim, eu não assistiria esse filme. Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Os japoneses podem ser gênios em quase tudo, mais não no quesito filmes. kkk Já li o mangá e é ótimo, amo mangás e animes sangrentos (sou meio estranho mesmo, afinal minha casa é a sonserina, explica muita coisa). Não sabia do filme, vou procurar pra assistir pra ver oque acho.
    Abraços
    http://tyciahadiresenhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Também nunca ouvi falar deste filme. Não é do tipo que eu me interesse, mas se eu tiver uma oportunidade poderei vê-lo sim!!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas não fiquei nem um pouco curiosa.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Mylla!
    Não conhecia o filme ou o mangá que deu origem a ele.
    Assim que comecei a leitura do post imediatamente pensei em Jogos Vorazes.
    Como disse Wallace os japoneses não são gênios em filmes e olha que eu gosto bastante de sair do lugar comum hollywoodiano, não tenho preconceito com os nacionais e sou fã dos alternativos europeus :))
    Esse vou passar rs
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei bem curiosa quanto à esse filme/ mangá pelo mesmo motivo que você! Ainda pretendo alugar, mas agora já estarei preparada para esses erros grotescos que eu verei quando assistir ao filme!
    Quanto à qualidade do filme, acho difícil que os efeitos visuais sejam tão bons, afinal, ele é antigo e não tem tudo o que holywood tem para conquistar os fãs, né?
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
  10. Eu não sabia que Jogos Vorazes fosse um possível plagio, mais achei interessante a história desse filme.
    Eu não o veria, porque não sou lá muito fã de mangá.
    Beijos.

    ResponderExcluir