Cantinho da Káh ~ Gosto não se discute!


Comecei meu dia ouvindo One Direction, sim, sou fã dos caras. Sim, eu curto pop. E sim, gosto de boy bands, mesmo sabendo que são bandas fabricadas com meninos de rostinhos bonitos com o único objetivo de vender música e revistas. Sim, eu gosto. E, caso você não saiba, toda banda depois que passa para uma grande gravadora lança somente as músicas aprovadas por seus empresários e que estejam de acordo com o interesse da empresa. Sim, todas as bandas acabam se prostituindo, se é que este termo pode ser usado para definir essa atitude.

Pois bem, estava eu cá com meus botões pensando sobre o que escrever quando comentei de duas músicas do 1D com uma amiga. E observei um fato interessante. As duas músicas em questão (Moments e Taken) são diferentes de outras músicas do mesmo gênero. Não que sejam a inovação musical, ou que vão revolucionar o mundo da música. Não, não acho isso e tão pouco concordo em comparar os meninos com os Beatles.

Beatlemania de volta?


O que há em comum entre as bandas é única e exclusivamente o fato de serem composta por cinco rapazes e por serem britânicos. Só e ponto. Liam Payne, Zayn Malik, Niall Horan, Harry Styles e Louis Tomlinsom, causam frenesi por onde passam? Sim, causam. Mas isso é tão comum ao tipo de banda e gênero musical a que pertencem que não chega a ser surpresa nenhuma. Boy band é sinônimo de histeria coletiva. Mas compara a beatlemania é loucura, ou jogo de marketing.

Primeiro que os Beatles revolucionaram o cenário musical de sua época e até hoje permanecem sendo uma banda sem comparativo no mundo musical. Suas letras, postura revolucionaram o cenário musical de 1960 e abriram as portas para que o Rock se firmasse com letras mais consistentes.

Se hoje existem boys bands agradeçam aos rapazes de Liverpool, Ringo Star John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, que deram início ao estereótipo de garotos bonitos, com vozes harmônicas, seguidos por um séquito de meninas histéricas, desmaiando e acampando em filas descomunais. A diferença está também nas músicas: todas de composição própria: Paul McCartney e John Lennon que compunham a maioria das letras.

One Direction faz a cabeça da garotada, mas está longe dos Beatles como o leste está longe do oeste. São bandas de garotos diferentes e que foram formadas na Inglaterra.

One Direction


Uma vez esclarecido meu ponto de vista a cerca dessa comparação, vamos ao principal, as músicas Taken e Moments. Normalmente as músicas românticas desse tipo de banda falam de corações partidos, dores de cotovelo e etc. se comparar as letras parece apenas que mudaram algumas palavras, colocaram uma bateria mais marcante nesta e uma guitarra mais forte naquela.

Moments é diferente, ao meu ver. Ela não fala de estar sempre com a pessoa. Ou ‘se eu pudesse ter você’. A música versa sobre a possibilidade da perda permanente: da morte.
Você já imaginou o que diria se soubesse que seu namorado (a) pensa em cometer suicídio? E se de fato ele (a) o fizesse, será que teria partido sabendo de seu amor? E se você fosse visitar seu amor e encontrasse sem vida na cama, o que você teria dito pra evitar isso? Exatamente disso que a música fala:

Feche a porta, desligue a luz.
Eu quero estar com você.
Eu quero sentir o seu amor.
Eu quero estar do seu lado.
Eu não posso esconder isso mesmo que eu tente.

Coração bate mais forte,
O tempo foge de mim.
Mãos trêmulas tocam a pele,
Isto deixa isso dificil.
E as lágrimas escorrem pelo meu rosto.

Se nós apenas pudéssemos ter essa vida por mais um dia.
Se nós apenas pudéssemos voltar no tempo.

Ouça a música completa aqui (http://letras.terra.com.br/one-direction/1989387/traducao.html) com letra e tradução.

Novo Backstreet Boys?


É inevitável para a geração que viveu a loucura musical da década de 90 não comparar One Direction com Backstreet Boys e seu rival N’sync. A razão é uma só: as vozes são parecidas e, como toda boy band aposta no time que está ganhando, o ritmo pop permanece inalterado.
Mas para as fãs de BSB’s fica clara a diferença a partida da primeira música. Assim como os meninos do One Direction, os Backs, apelido carinhoso dado pelas fãs, foram reunidos por um empresário, mas dessa vez na Flórida. A Boy Band americada surgiu em 1993 e arrastou multidões por onde passou, inclusive no Brasil. (me arrependo amargamente de não ter assistido).
Ao ouvir What Makes you Beautiful, lembrei imediatamente das canções do álbum Millenium, de 1999. Com este álbum os garotos do Backstreet Boys se firmaram imediatamente no cenário musical internacional. O sucesso que hoje o One Direction obtem em parte se deve ao legado deixado pelo BSB. A geração de 90 tinha uma gama de opção quando o tema era boy band. Na listagem da época temos 5ive (lê-se Five) 98°, WestLife, e, a mais conhecida, N’sync, que apresentou um insosso, porém talentoso, Justim Timberlake, todas inspiradas no surgimento dos Backs.
A banda adolescente passou por altos e baixos quando um dos integrantes, o rebelde A.J. McLean, revelou seu vicio em drogas e passou pela reabilitação. Foi a vez então de Nick Carter, o caçula do grupo se envolver em escândalos policiais. O golpe que realmente atingiu o estômago dos Backstreet Boys foi a saída de Kevin Richardson da banda, em 2006. Kevin hoje tem uma carreira sólida na Brodway. Brian Littrell também passou por grandes apuros devido ao seu problema cardíaco, mas isso é assunto para uma postagem exclusiva sobre a banda.

Hoje, quase 20 ano após sua criação, os membros continuam levando a carreira. Há quem diga que a banda acabou. Esses estão enganados, os meninos, hoje homens, pais de família, continuam com o grupo. Com o sucesso obtido em seu apogeu, os Backstreet Boys obtiveram independência financeira e experiência para abrir sua própria gravadora e levar adiante sua carreira. Já não há mais a histeria que rodeia o One Direction.
A banda conta com 10 albuns lançados, incluindo um em parceria com a Boy Band, New Kids on The Block, banda anterior aos BSB’s, mas que durou pouco e retornou sua carreira agora. para que não sabe Robbie Williams, cantor que apoiou o One Direction na final do X-Factor é o membro considerado rebelde do New Kids on The Block. Apenas as fãs verdadeiras continuam acompanhando sua carreira e isso basta para os meninos.
Que a experiência dos BSB’s sirva de grande exemplo e inspiração para One Direction, porque nós, directioners, esperamos vê-los depois de 20 anos ainda seguindo com o grupo e ainda fazendo música de qualidade!
Um pouco mais de Beatles



The Beatles foi uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960 e o grupo musical mais comercialmente bem-sucedido e aclamado da história da música popular.[1] A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos gêneros que vão do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros, em formas inovadoras e criativas. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania", fez com que eles crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 1960.

(informação retirada do site Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Beatles)


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Olha, na verdade acho comparações ridículas. Uma Banda é uma, outra é outra, ponto. Eles nunca disseram que querem ser os novos Beatles, quem inventou isso foi o povo, por causa de uma foto que tiraram a um ano atrás, mais ou menos, repetindo a cena da foto em que os integrantes dos beatles atravessam a rua (última foto do post), e aí começou tudo isso. Sou directioner a dois anos, acompanhei eles crescerem e mudarem muito (muito mesmo). Espero sim, que eles prossigam fazendo tanto sucesso quanto fizeram e estão fazendo nesses três anos de banda, mas sendo eles mesmos e não tentando "imitar" ou tomar lugar de alguma outra banda que já existiu, tenho certeza que isso nunca passou na cabeça deles, o povo que fala demais. u.u

    Kisses <3
    Meu jardim Secreto (ou clique no perfil)

    ResponderExcluir
  2. AI menina!!!! É tão bom saber que mais alguém, além de mim é uma Backstreet Girl! Eu ainda ouço e sou fã, gosto muito das musicas dos meus meninos lindos. Qdo o Kevin saiu, eu chorei horrores, ainda sinto falta dele...

    Adorei o post! Opinião: Cada um tem a sua neh?

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. minha opinião.
    gosto se discute sim, não se xinga ou briga com uma pessoa por causa do gosto dela
    pq isso pareceria patético
    mas gosto é discutível sim.

    ResponderExcluir
  4. lembrando que estou falando de discussão saudável e não gente idiota que fica brigando por besteira
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post! Eu ainda gosto de boy bands, mas confesso que só das antigas. BSB era a minha banda favorita na adolescência. E naquela época já tinha um povo criticando.
    Sempre será assim. Acho que gosto é gosto e pronto. Se eu gosto e aprecio o som, bom pra mim! rs
    É engraçado que tem muita gente que pensa que o que foge de seu gosto é ruim. Ruim mesmo é ter a mente tão fechada em si mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Uai, post interessantíssimo.
    Mas realmente. Comparar é ignorância, os Beatles tocavam almejando mudar o mundo, eles queriam somar e não causar estéria.
    Bjs

    Rafa Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mto bom o post! Interessante e reflexivo.
    ultimamente criticar virou esporte rsrs
    Pq não posso simplesmente gostar de alguma coisa e pronto? E aqui não cabe nenhuma questão filosófica.
    Assim como comparações ... As bandas podem ter uma mesma premissa mas também tem suas particularidades.
    Gosto de bandas sim, assim como gosto de boas músicas e isso independe de serem dessa ou daquela banda. Tem música boa em qualquer canto assim como música ruim, de repente o que acho ruim é bom para outra pessoa.
    Bacana as músicas diferentes especialmente as que valorizam o instrumental.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu post, representou tudo o que muita gente pensa! E pelo amor de Deus a musica Moments é uma das mais lindas que ja ouvi ^^

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post, bem interessante. Não gosto de boy bands (exeto Beatles claro) pelo fato de ser bandas fabricadas, como você disse. Esse comparação que fizeram do 1d com os beatles foi mais um jogo de market exatamente pra criar essa discussãozinha entre fãs e criticos gerando mais polemica e consequentemente sucesso pra banda. Eu acho que gosto não se discute, o que pode ocorrer é comentar sobre gostos, mais discutir, não. Eu prefiro ficar com meu velho R'nR onde as bandas fazem sucesso por serem de fatos boas no que fazem, seja em compor, cantar ou tocar algum instrumento e não só por serem rostinhos bonitos ou terem cabelos assim ou roupas assado.

    Abraço
    http://tyciahadiresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, o tal do "ônnn direquitionn" (eu zuava minha amiguinha falando assim, não julguem!) é febre.
    Mas dessa não padeci. Não fez minha cabeça =/
    As letras até acho bonitas, mas as canções não me conquistaram..
    Só que gosto não se discute..
    .
    .
    .
    só passa longe dos meus ouvidos! =P

    ResponderExcluir
  11. Essa última imagem, dos beatles, que vc usou no post tem várias teorias da "conspiração", rsrsrs.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  12. Curti a música da banda One Direction sem saber que os meninos eram bonitinhos e uma boy band. Acho que este formato sempre fez sucesso e sempre vai fazer. Que adolescente não gosta de meninos bonitos que cantam bem (as vezes) e dançam? Claro que nenhuma banda nova ou antiga se compara aos Beatles, porque Beatles é outra coisa. Adoro uma boy band princialmente de K-pop e gosto mais ainda quando meus gostos são respeitados.

    ResponderExcluir
  13. Eu confesso que não sou muito de BoyBands, tipo, eu não sou muito de ligar se é uma boy band ou não. Curto a música, o 1D tem umas músicas legal. Mas não se compara ao Beatles, porque né...kk
    Eu acho que boy band sempre farão sucesso, entre as adolescentes, mas eu não tenho 'preconceito" não, pois tanto faz ser boy band ou não o que importa é se eles cantam bem

    ResponderExcluir