Resenha: Puros

Título: Puros
Autora: Julianna Baggott
Editora: Intrínseca
Onde comprar: LINK
Nota: 


O que a Kamila achou do livro:

Estamos acostumados com livros bonitinhos. Narrativas limpas e secas. Mas quando nos deparamos com uma distopia, sabemos, de alguma forma, que nossa visão de mundo literário irá mudar. 

Confesso que amo livros com personagens centrais lindos e em conflitos internos, que superam seus problemas em ambientes inóspitos. Jogos Vorazes e Feios me levaram ao mundo do subgênero distopia, mas nada que tenha lido em algum lugar me preparou para a narrativa de puros.

“Queime um Puro e respire as cinzas
De suas entranhas, faça umas cintas.
Com seus cabelos, teça um cordão.
E de seus ossos faça um Puro sabão.”

 Em uma época onde os recursos naturais da Terra foram consumidos até seu limite. Quando os oceanos, mares, lagos e fontes de água potável foram contaminadas por petróleo e doenças novas e epidemias criadas em laboratório ameaçam a vida humana, como se preparar para um ataque nuclear?

Quando li Jogos Vorazes, me deparei com um ambiente aflitivo e sufocante. Me senti sufocada pela mão da Capital e enojada com a presença do Presidente Snow (principalmente na continuação. ‘Em Chamas’). Mas Puros triplicou a sensação. Nessa resenha vou falar muito mais de como ainda estou em choque. Espero que não fiquem chateados com isso, mas preciso expressar o que senti.

Nada do que li até hoje me preparou para o contexto pós apocalíptico de Puros. Nada do que tinha lido remontava a explosões nucleares e como a bomba atômica modifica tudo que sua fumaça tóxica toca.

Há apenas dois personagens ao estilo bonitinho. Patridge e Lyda, dois ‘puros’. Antes de haver as explosões nucleares um grupo seleto de cientistas, médicos, e grandes profissionais, além das famílias influentes e abastadas, foram levados ao Domo com seus filhos. Lá assistira ao mundo acabar como ‘um sol sobre o sol’ (expressão usada no livro pelos personagens para descreverem o dia das explosões).

O que restou do lado de fora do Domo foi um mundo destruído. Sem esperança, derretido pelo medo e pela dor. Aliás, dor, em suas várias formas, define Puros. A dor de viver em um mundo morto. Dor de ver seu corpo ser destruído. Dor de saber que não há esperanças. Dor por ainda acreditar que há esperança. Dor de crescer sem saber ao certo quem e o que você é.

Toda a dúvida e dor dos sobreviventes, ou miseráveis, como são chamados dentro do Domo, é expressa nos capítulos que narram a vida de Pressia Belze, nossa heroína, e Bradwell, nosso anti-herói. Pressia não sabe quem é, tem vergonha de sua mutação (uma de suas mãos foi fundida a cabeça de sua boneca durante a explosão). Aliás, somente quem entrou no domo não sofreu mutação.

Todos foram fundidos com algo. Areia, asfalto, animais de estimação. Mães fundidas aos filhos que nunca vão crescer, em uma tentativa desesperada de protegê-los. A mutação também atingiu os animais. Já não há carne que não seja envenenada e nenhum animal é como ‘Antes’. O ‘Antes’ é como os sobreviventes definem os dias antes das explosões.

Loucura, desespero e dor definem essa obra. Aliás, a autora Julianna Baggott deixa bem claro, no final de seus agradecimentos, que espera que seu livro leve os leitores a pesquisar mais sobre o mal causado com as bombas de Hiroshima e Nagazaki.

Acompanhamos a luta de Pressia para não ser pega pela OBR (espécie de milícia que surgiu para derrubar o Domo) e sua busca de tentar lembrar algo de seu passado que não tenha haver com a fuligem e a poeira que ainda cai do céu.

Patridge foge do Domo em busca de sua mãe e é nele que eu me vi. Consegui sentir toda culpa que o personagem sente por ser ‘puro’. E a indignação latente dos sobreviventes (todos sofreram mutações, foram fundidos a algo) ao ver um puro em carne e osso.

O livro é basicamente a busca de Pressia por usa liberdade e identidade e de Patridge por sua mãe. Nesse decorrer eles se encontram e então vemos emoção.

Tenho que confessar que li as primeiras 100 páginas porque me obriguei a ler. Não aceito comprar um livro e abandonar sua leitura. A partir da metade do livro, quando finalmente capitei a mensagem que a autora quis passar, foi quando não desgrudei mais de suas páginas. Os personagens passaram a ser reais, suas dores, indecisões, culpas e buscas passaram a ser as minhas.

Em alguns momentos quis bater em Bradwell por sua arrogância, ou estapear Patridge por sua inocência, quis me revoltar contra o Domo e contra toda desesperança. Me senti uma sobrevivente.

Ainda estou em choque. Se falar mais entrego a história do livro que, ao mesmo tempo é complexa e simples. O que posso adiantar é que uma das mudanças de perspectiva que ‘Puros’ trouxe pra mim foi o de beleza. Agora questiono o que realmente é importante nesse mundo, porque, quando perdemos tudo, incluindo a noção de quem somos, a única coisa que sobra é o que está em nossos corações. Aquilo em quê acreditamos. Comecei a ver beleza no que o ‘mundo’ diz ser feio e abominável!

Recomendo essa leitura para quem tem força de vontade, gosta de desafios e quer algo realmente adulto. Porque, mesmo com a infantilidade de alguns personagens, Puros de forma algumas é um livro infanto-juvenil. Cinco estrelas para o livro e parabéns para a autora que conseguiu me deixar em choque e refletindo sobre o mundo.

Obs: Apenas uma ressalva, a editora deixou escorregões bem esdrúxulos na tradução e por vezes me vi perdida, porque a tradutora confundiu os personagens durante os diálogos. Ponto negativo e que ajudou bastante a eu achar o início do livro chato.


Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Putz, ainda não li esse livro :S
    Ele tem esse jeito de deixar a gente pensando mesmo, senti isso quando vi a sinopse e resenhas da história. Gostaria muito de ler, parece valer mesmo a pena.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kamila!
    Não conheço o livro, não sei se leria, mas certamente é um obra reflexiva, que faz questionar os caminhos e principalmente os passos que a humanidade dá e se questionar sobre valores, se damos a devida importância ao que é realmente importante e o nosso papel individual e em sociedade no mundo em que vivemos.
    Ótima e envolvente resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. vishi problemas com tradução é tenso
    mas ae eu acho q eu curtiria mt a leitura desse livro

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Estou em choque tbm com sua resenha. Este livro está na minha lista de desejados a muito tempo, mas nunca encontrei uma resenha que me fizesse ter vontade de lê-lo. Agora vou procurar para comprar, estou super curiosa.

    Parabéns!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Vir esse livro no site da siciliano por 9,90 (acho que até ainda tá, pensei até em compra, mais achei que não seria uma boa leitura, mais depois dessa resenha acho que vale a pena da uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  6. :O
    Agora sou eu que estou em choque. Gente do céu que vontade me deu de ler o livro nesse exato momento! Caraca, só pela resenha já dá pra ter noção do quanto deve ser chocante mesmo. Ta ai um livro adulto que realmente vale a pena, que faz pensar. Correeeendo comprar!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas fiquei muito curioso depois desta sua resenha. Gosto de livros "adultos" que nos levam a uma reflexão. Já anotei este aqui.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços
    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amo distopias mas ainda não li nenhuma que nao fosse parte de uma serie. A premissa do livro me chamou atenção e apesar de ja ter visto a capa do livro, nunca tinha me interessado a ler a sinopse pra me informar um pouco mais do que se trata.

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi boas críticas sobre a autora e a história de Puros é bem original, apesar de haver paralelos com outras famosas obras do tema Pós-apocalipse. Ainda não tive a oportunidade de ler na íntegra, mas a história chama muito a atenção. Vou dar uma lida.

    Beijo!

    Vi
    cabaredevirgem.blogspot.com
    facebook.com/vicentrix

    ResponderExcluir
  10. Olá, ainda não li este livro, mas não me pareceu ser o estilo que eu gosto. Sua resenha ficou muito boa, parabéns! Beijos.

    Livro Apaixonado

    ResponderExcluir
  11. Nossa senhora. Sua resenha me deixou muito instigada ao ler esse livro, de distopias só li poucas, Jogos Vorazes foi uma delas, como você disse que Puros é mais intenso. EU quero ler! Ainda mais que, ambiente pos apocalítico. Deve ser legal.
    Tomara que eu goste quando eu ler! Livros tão intensos e que nos deixam em choque assim, que são bons haha'

    Beijos

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Muito legal quando um livro muda nossa perspectiva sobre algo. O livro sempre pareceu juvenil para mim e não achei que tinha uma historia complexa. Erros como trocas de nomes nas traduções é horrível mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, q livro triste! Confesso q tenho inveja de quem consegue ler distopias...eu não consigo, prefiro algo feliz, mais bonitinho...a realidade já é tão triste!!!Mas sei q saio perdendo. Esse livro parece ensinar mt para os leitores, mas não sei se vou gostar de ler...

    ResponderExcluir
  14. Fiquei super a fim de ler esse livro!!! Me interessei mt pela história e já to louca pra ler.

    ResponderExcluir
  15. Gente, essa leitura deve ser bem impactante!

    ResponderExcluir
  16. Confesso q tenho o livro mas não li ainda...
    Por ser uma série estou esperando o resto para começar a ler... Sou igual a você, não gosto de abandonar livro rsrs

    ResponderExcluir
  17. Comprei este livro em uma promoção e fui pela capa. Agora lendo a sua resenha percebo que vou gostar de lê-lo.
    Vou colocar em minha sequencia de livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Gente, esse livro parece ótimo. Deixei de comprar ele duas vezes achando que não seria bom. Vou tentar adquiri-lo o mais rápido possível. Adorei a resenha, e principalmente como você expressou seu sentimento em relação ao livro. :}

    ResponderExcluir
  19. Não li esse livro ainda, mas ele parece ser muito bom! Vou procura-lo melhor nas livrarias, nunca vi ele por lá. Parabéns pela resenha, você escreveu de forma tão intensa que deu pra sentir tudo que sentiu ao ler o livro!
    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir