Resenha: Quem é você, Alasca?

Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Nota:
Onde comprar: LINK

Minha opinião sobre o livro:


Comprei esse livro porque me apaixonei por A culpa é das estrelas. Comecei a ler o livro crente de que iria gostar tanto quanto ACEDE, mas me decepcionei. Talvez se eu não tivesse lido com tantas expectativas não tivesse me decepcionado tanto, mas enfim, vamos a história:

Logo no começo percebemos que o protagonista (Miles) é um garoto negativo, sarcástico, irônico e de poucos amigos. Por mais que ame os seus pais ele quer estudar em um colégio interno, longe da cidade onde viveu.

Chegando à nova escola ele se torna amigo do Coronel, o especialista em pregar trotes, e acaba se apaixonando por Alasca, uma garota problemática e com transtorno bipolar.

Quem é você, Alasca? É narrado por Miles e mostra a vida dele no colégio interno. Miles é aquele típico personagem “Maria vai com as outras”, não tem opinião própria e é facilmente influenciado pelos outros, percebemos isso quando Alasca oferece cigarros e Miles facilmente aceita. Ele sequer pensa duas vezes!!!

O livro é dividido entre o antes e o depois de um acontecimento marcante (e inesperado) para o protagonista. Os capítulos são curtos e indicam quantos dias antes e depois do acontecimento. Ao ler as páginas seguintes eu fiquei com esperanças de que a história finalmente ficasse boa, mas para a minha infelicidade o livro piorou.

Se você está pensando que esse livro é tão emocionante quanto ACEDE pode tirar o cavalinho da chuva. A única parte boa da história toda é a narrativa do autor com a sua ironia, sacadas inteligentes e suas frases impactantes, sempre levando o leitor a refletir sobre o assunto. Contudo achei que o John Green poderia ter explorado mais a começar pela personagem Alasca que nos deixa um enorme ponto de interrogação e, sinceramente, detesto histórias mal acabadas daquelas que você acaba de ler e fica com cara de tacho se perguntando: “Mas por que disso? Porque daquilo?”. Isso me deixa muito frustrada!  

Em geral, Os personagens de Quem é você, Alasca? Não tem o mesmo carisma e encanto que o casal protagonista de A culpa é das estrelas (Hazel e Gus), ao contrário, te deixa irritada ou simplesmente não te causa nenhum sentimento, como é o caso do Coronel, personagem que não fede nem cheira e que é pouco explorado na trama.

Quando terminei de ler ACEDE fiquei com uma enorme vontade de ler tudo do autor (até a sua lista de compras!) e tive a impressão de que iria amar todos os livros do John Green, infelizmente isso não aconteceu com esse livro, mas ainda não perdi as esperanças. Pretendo ler O teorema de Katherine e espero gostar da história.

Bom, essa é apenas a minha opinião sobre o livro, pode ser que você goste (quem sabe?).

Já leu Quem é você, Alasca? Gostou? Não? Deixe seu comentário. 


Outras capas:

Capas americanas
Das três capas acima eu fico entre a segunda e a terceira. A primeira capa dá um ar de mistério ao livro, mas não entendi a relação entre a vela e a história.


Capas americanas e capa da Alemanha


Capa da Suécia e capa da França


Gostei das duas capas, mas prefiro a primeira, acho que tem mais a ver com a história.


Capas italianas 

Gente.. que diaxo de capa é essa? Até parece que o livro é de terror! Detestei as duas capas, mas principalmente a primeira. 


Comente com o Facebook:

51 comentários:

  1. Eu gostei da mensagem que o livro passa, mas o livro em si não é muito excepcional. Confesso que quando li QEVA eu tinha acabado de ler ACEDE e também fui com muitas expectativas.

    Mas a gente não pode esquecer que QEVA foi o primeiro livro do Green e ele tem liberdade poética pra ser mais ou menos nesse, hehe. Se bem que li O Teorema Katherine também e esse foi mais outra decepção.

    No evento da íntrinseca que aconteceu ontem na minha cidade foi anunciado pro segundo semestre de 2013 o lançamento de Paper Towns que eu já li em inglês e não achei grandes coca-colas também. Tô começando a pensar que ACEDE foi uma exceção do John Green.

    Um abraço,
    O Epitáfio

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu gostei muito da personagem da Alasca e da mensagem que vem no "depois" no livro. A idéia é boa. Mas não consegui gostar nem um pouco do Miles, detesto essa mania de autores de fazer uma Manic Pixie Dream Girl (aquela garota linda, feminina porém levemente desequilibrada que serve unicamente para ensinar uma lição ao protagonista sobre ele mesmo) e certamente não foi nem de longe tão bom quanto ACedE (nunca). Mas curti a leitura, gostei da Alasca e até chorei um bocado ali pelo meio do livro.
    Sobre a capa com a vela, não tem nada a ver mesmo. O Green tinha escolhido a capa com a fumaça, e os editores disseram "mas parece a fumaça de um cigarro" e ele disse "bom, é claro, a idéia é essa, a fumaça de um cigarro, porque a Alasca fuma muito, não..." e eles acharam que ficaria muito errado, pareceria propaganda a favor do cigarro e enfiaram aquela vela ali. O Green ficou p*to, mas ano passado quando reeditaram essa capa, finalmente tiraram a vela.

    ResponderExcluir
  3. MEDO dessa capa italiana com uma boneca cabeçuda! ZISUS! Flor, essa é a primeira resenha que leio desse livro, mas assim como vc to querendo ler todos os livros do John Green por causa de A culpa é das Estrelas. Tenho Theorema mas não li ainda. Dizem que é mt bom, mas não tanto quando ACEDE, mas, só lendo pra saber =D

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pouxa, tinha expectativas tao altas pra esse livro! Já li ACEDE e Teorema Katherine do autor, faltava só esse (e o lançamento Will & Will) e tava pensando em comprar logo. Mas agora vou com menos sede ao pote... Pesquisar um poouco mais pra avaliar se vale a pena mesmo comprar. De qualquer forma, adorei a resenha, honestidade acima de tudo certo?

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. eu ja vi várias opinioes como essa
    duvido que eu goste desse livro.

    ResponderExcluir
  6. Oii,
    Eu não li esse livro e por hora não pretendo lê-lo. Não gosto da capa (eu sei q não devemos julgar um livro pela capa), acho sinistra.
    Se eu começasse a leitura iria ser com expectativas lá em cima, por causa de A Culpa é Das Estrelas que deixou-me muito emocionada, até fico feliz em saber que esse livro não é tudo isso sem dizer que o preço é absurdo! (ainda bem que li tua resenha).
    Beijos,
    Katielle

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro do John Green apesar de ter muitas curiosidade pelo livro.
    Eu gostei muito da resenha e estou querendo ler esse livro, só não vou ler com tanta expectativa. Mas achei a história boa.
    Gostei das capas da Suécia e da França e da terceira americana.

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Não li ainda, mas tenho curiosidade em ler.
    Não gostei muito dessa capa, prefiro a terceira da primeira fila que vc mostra em baixo.

    beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li esse livro, mas lembro que na época em que foi lançado, foi um auê danado... Todo mundo comentando que o livro era excelente. Que pena que você se decepcionou, acho que o problema realmente é quando vamos com muita cede ao pote, esperando um milhão de coisas... Se não é bem como pensamos, ficamos completamente decepcionadas.
    Amei a terceira capa americana.

    Bjok

    ResponderExcluir
  10. Oieee

    Poxa gostei da maneira com que voce fez a resenha, colocando diversas capas do livro. As vezes vamos atrás do livro e nos deparamos com outras capas..e pensamos se é aquele mesmo que agente viu.

    A história é bem legal..e o nome também é bem diferente do livro.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acho que a capa do Brasil é a mais linda de todas!

    Que pena que você não gostou tanto do livro, confesso que estava com muitas esperanças em relação a ele, mas como você, não desistirei e vou lê-lo! Mas acho que vai demorar um pouco, já que o preço dele é um pouco salgado!

    ResponderExcluir
  12. Gostei de algumas capas mas prefiro a brasileira e agora estou com um pé atrás na hora de pensar em comprar algum livro do John

    ResponderExcluir
  13. nunca li este livro, quero ler a culpa é das estrelas, nossa que tantas capas hahah gostei mais da capa italiana :))), bjs

    http://bombons-de-chocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Todos os personagens do John Green têm algum tipo de transtorno ou doença?!
    Comecei a ler O Teorema Katherine e deixei pra acabar depois, e olha que eu não sou de desistir de livro, hein?! Td bem, eu não desisti, deixei a leitura em suspenso por tempo indeterminado...
    Sinceramente Mylla, sei que muita gente gosta do autor, mas eu não me identifiquei em nada com ele, infelizmente! :/

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada do John uhuahsua Mas vou deixar bem claro na minha mente: os livros sempre vão ser diferentes! É normal gostarmos mt de um livro, e o outro do mesmo autor não ser tão bom :( Acho que vamos com muita espectativas ahs
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa, pelo jeito esse livro A Culpa das Estrelas deve ser mt bom, td mundo fala dele (acho q alguém vai ter q me emprestar, My hahahahaha).

    ResponderExcluir
  17. Também tenho grandes expectativas para ler os outros livros de John Green, fiquei extremamente apaixonada por ACEDE e seus personagens cativantes. Achei que seria assim neste tambem. Parece que Miles é uma decepção, gosto de personagens com opinião própria. Que bom que ironia e frases impactantes exite neste livro porque é uma das melhores coisas do autor. Também pretendo ler os outros livros.

    ResponderExcluir
  18. @Elder Ferreira

    Então, já me disseram que O Teorema de Katherine não é bom e isso me deixou chateada. Poxa vida, pensei que todos os livros do Green fossem tão lindos quanto ACEDE. Sim, eu sei que QEVA foi o primeiro, isso me deixou até mais tranquila, pois conforme o tempo foi passando o autor foi melhorando a escrita e construiu um livro perfeito.

    Agora tem outro livro dele que também não é bom... mas mesmo assim quero ler todos os livros dele. Espero que eu goste de OTK e Paper Towns.

    ResponderExcluir
  19. @Priscila Boltão

    Ahh.. obrigada por contar a história da capa. Tinha que ter uma explicação para aquela vela no meio. Sei lá... tem umas capas que não tem nada a ver :/

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  20. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro do autor, mas já vi críticas muito positivas sobre o mesmo, e saber que este livro não é tão excepcional fez com que eu perdesso o interesse por ele. Porém, ainda acredito que ele é um grande autor e quero muito ler seus dois livros ACEDE e O Teorema de Katherine.
    Eu acho que gostaria muito da personagem Alasca, seus conflitos inteirores, a idéia é muito boa, mas assim como você disse, ela deixa um ponto de interrogação na história, deixa a desejar. Adorei a resenha de qualquer forma, você mostrou muito bem o teor da história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Acho que o fato de muitas pessoas não terem gostado do livro foi por estarem com grandes expectativas por conta de ACEDE, que foi tão bem comentado. É por isso que tenho medo de ler outros livros de um autor quando gosto muito de uma obra. Eu ainda não li nada de John Green, mas estou bem ansiosa para ler algo dele. Não sei com qual irei começar, mas acho melhor que seja com ACEDE mesmo, né?


    p.s.: Medo da primeira capa italiana! oO

    ResponderExcluir
  22. @Amanda T.

    Obrigada. Que bom que gostou da resenha.

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  23. @Katielle Borba

    Verdade, o preço desse livro é bem salgado. Paguei 35 reais (valor com o desconto) e o livro é fino!!!

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  24. kkkk .MEDO dessa capa
    Ainda não li nenhum livro dele, mas já que elogiou tanto ACEDE, vou começar por ele, se eu gostar passo pros outros =]
    Parabens pela resenha ^^

    Abraços ..
    http://tyciahadiresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. @Clara Beatriz

    A minha preferida é a da Suécia. Tem muito a ver com a história.

    ResponderExcluir
  26. @Mayla Henrique

    Não pense desse forma. Eu não gostei desse livro, mas pode ser que você goste. Leia ACEDE que você vai se apaixonar.

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  27. @Michelly Santos

    Nos dois livros que eu li tem personagens que sofrem de alguma coisa, não sei se é assim com os outros livros também.

    ResponderExcluir
  28. @Bianca Remohi

    Obrigada Bianca, que bom que gostou da resenha. :)

    ResponderExcluir
  29. Gostei da capa americana azul.
    Ah personagens insossos ninguém merece!!
    Esperava mais dessa trama... talvez leia um dia...

    ResponderExcluir
  30. Só pela capa desse livro eu já não me interessei por ele. Porque...vamos falar a verdade né?! A Culpa das Estrelas tem uma capa luxo. E é muito ruim quando temos muita expectativa com um livro e ele nos decepciona. E o autor tinha que só melhorar e não piorar.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  31. Aiaiaiai ainda bem que nem comecei a ler, vai para o finalzinho da listinha que já não é básica =/
    Qd li A culpa é das Estrelas gostei e comprei O Teorema Katherine, fiquei decepcionada e olha que lá tem umas teorias matemáticas que até envolvem um pouquinho, esse pelo que você disse até o protagonista é tipo assim sem gracinha então não vou nem pensar no livro para as próximas leituras.
    Ahhhh a minha capa favorita foi a da Suécia achei bacana.
    bjss

    ResponderExcluir
  32. eu também tenho uma mega expectativa com esse livro, mas ainda não li. diferente de você, essa minha expectativa não surgiu da leitura de ACEDE, mas das muitas e muitas resenhas que li de Looking for Alasca antes mesmo de a intrínseca pensar em trazer a Hazel pro Brasil.
    Tenho a impressão de que rolou com você meio que o que rolou comigo quando li Teorema Katherine - esperava uma história tão intensa emocionalmente que, quando acabei de ler praticamente intacta, achei estranho e me decepcionei. Mas depois de pensar um pouquinho, percebi que era uma expectativa boba, porque são duas histórias muito diferentes, e não cabe o mesmo nível de envolvimento. Mesmo assim, espero gostar pelo menos um pouquinho de Quem É Você, Alasca? :)

    Beijão!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. kkkk Tbm não gostei das duas ultimas... estranhas neh??? O.O

    Adorei a resenha, quando li ACEDE tbm queria ler tudo do John, mas como não gostei muito desta capa, nem comprei o livro. Quero ler O Teorema... quem sabe neh?

    bjo^^

    ResponderExcluir
  34. Esse livro parece ser muito bom e muito legal eu adoraria ler ele e ele possui capas muito lindas, mas também tem aquelas que você olha e diz da licença né de tão estranhas, mas o livro parece ser muito legal.

    ResponderExcluir
  35. Poxa, Mylla, serio q vc nao gostou do livro?
    Ouvi tanta gente flando bem e tanta rresenha boa q a sua agora foi um balde de agua fria ;/
    Acho q vou esperar um pouco mais pra le-lo :)
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. @Kelly Muniz

    Mas Kelly, Quem é você, Alasca? É o primeiro livro do John, ou seja, ele foi evoluindo na escrita, isso já tranquiliza, e muito, nós leitores.

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  37. Eu tbm detestei esse livro, e olha q foi o 1o dele que eu li, a muito tempo atrás. Depois eu li o Teorema Katherine, que foi ainda pior, odiei, aí por isso ainda não li mais nenhum livro dele.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  38. @Michelle Bowkunowicz

    Leia A culpa é das estrelas que você não vai se arrepender!

    ResponderExcluir
  39. Eu estava bastante ansiosa para ler esse livro, mas, depois da sua resenha, resolvi esperar um pouco. Talvez eu leia O Teorema de Katherine primeiro :)

    Um beijo,
    livro-apaixonado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Louca para ler esse livro, li críticas ótimas que me deixaram mais curiosa, vi que não gostou, eu tbm não li nada desse autor, mas confesso que fiquei curiosa com essa estória em particular, A culpa é das estrelas não me interessei, mas quem sabe um dia...rs

    ResponderExcluir
  41. kkkkkkkkkkk. ri muito com seus comentários das capas
    Então, pelo visto não vale a pena perder tempo mesmo com esse livro, já tinha ouvido várias outras pessoas tb dizerem q não gostaram
    Eu ainda nem li A culpa das Estrelas, mas esse eu sei que valerá a pena
    bjkasss
    Leila

    ResponderExcluir
  42. Ainda bem que não comprei esse livro! Como li e gostei de A Culpa é das Estrelas e O Teorema de Katherine ja ia comprar esse, mas depois dessa resenha vou ver se alguma amiga minha tem pra eu pode pregar emprestado.

    ResponderExcluir
  43. Se for comparar com ACEDE a gente pira, porque esse foi de matar o coração do leitor. Mas gosto desse livro dele, tenho vontade de ler e parece ser bom. Ah, eu acho...agora só lendo pra saber se é bom ou ruim pra mim...

    ResponderExcluir
  44. @Lolô Artesanato

    Não diga isso, que sabe você não goste da história? :)

    ResponderExcluir
  45. @Carolina Bastos

    Minha vontade é de ter todos os livros do John, mesmo que eu não goste dos próximos mas eu quero ter, rsrs.

    ResponderExcluir
  46. Eu também li ''A Culpa é das Estrelas'' e quis ler todos os livros do John, li ''OT Teorema Katherine'' e não gostei, os personagens ficaram muito distantes, nào senti ''afeto'' por eles como em ACEDE, estou lento ''Quem é você, Alasca'' e estou gostando mais que o Teorema, porém não me identifiquei com o livro, acho que criei expectativas muito grandes com ACEDE :/ Ainda quero ler todos os livros do John, mas agora não com a mesma vontade! Beijos

    ResponderExcluir