Preconceito literário ~ Autores nacionais

Faz um tempinho que postei sobre preconceito contra os clássicos, clique aqui e confira.

Não podemos negar que os autores nacionais sofrem preconceito. Muitos brasileiros agem como se os livros nacionais fossem inferiores aos internacionais, como se não fossem de qualidade. Claro que isso é ridículo, afinal, a nacionalidade não determina a capacidade do indivíduo. Alguns torcem o nariz para os livros nacionais e não entendo o porquê disso; devíamos apoiar os nossos autores e dar oportunidade aos novos escritores já que o espaço no mercado é em restrito, por isso os autores dependem do blog para divulgar seu trabalho, contudo, sabemos que alguns blogueiros só pensam em seu próprio benefício.



Um dos autores que conquistou o publico foi Thalita Rebouças que escreveu a série Fala sério e Tudo por. Ao todo publicou 13 livros e vendeu mais de 1 milhão de cópias.
Thalita não só é famosa no Brasil inteiro como também no exterior, publicou a série Que cena!.






Seus livros:


Outra autora que vem ganhando destaque é a Paula Pimenta. Ela conquistou o público com o romance Fazendo meu filme que tem mais de 100.000 livros vendidos.
A autora nasceu em Belo Horizonte- MG e desde criança apresentava aptidão para escrita. Sua carreira de escritora começou em 2001, com o lançamento do livros de poemas Confissão, mas ficou realmente conhecida quando lançou Fazendo meu filme.
A autora também escreveu Minha vida fora de série e Apaixonada por palavras, uma coletânea de crônicas da autora.






Seus livros:



Opinião dos autores:

"Infelizmente vejo que tudo costuma ser mais complicado aqui no Brasil, ou pelo menos é essa a impressão que temos. Para adentrar nesse meio da Literatura não é diferente! A não ser é claro que você possua grandes contatos e dinheiro para investir, caso contrário a jornada será difícil. De maneira alguma digo isso para desanimar alguém, mas é importante saber que para publicar um livro é preciso paciência, determinação, fé... Claro, é preciso acreditar! Se você não acredita em você mesmo, por que esperar que outras pessoas façam isso e ainda invistam em você?


Não é nenhuma novidade que o brasileiro não leva a leitura como um hábito. Com frequência ouvimos “O brasileiro lê muito pouco”, e isso é uma verdade; mas uma verdade em mutação! O grande problema é que já na escola o brasileiro associa a leitura à obrigação e não ao prazer. Acredito que este seja um grande responsável por bloquear o gosto pela a leitura de muitas pessoas. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas é com grande alegria que vejo um entusiasmo enorme dos jovens pela leitura e, consequentemente, pela escrita. 


Excelentes novos autores estão surgindo por aqui, em especial no quadro da Literatura Fantástica. Podemos dizer com um considerável alívio “O mundo ainda tem jeito”, afinal, um mundo sem livros, sem cultura, é um mundo fadado irremediavelmente à ignorância e à destruição. Por isso o incentivo à leitura é primordial!"  -diz Bento de Luca





 "A grande dificuldade para publicar meu primeiro livro foi a mesma que qualquer autor iniciante tem, ou seja, ver a sua obra valorizada por uma editora. Mas isso é natural em qualquer área de atuação. O caminho até o sucesso não é simples e não se deve esmorecer. 
Essa dificuldade foi superada graças a uma parceria com a editora de um amigo – a Life Editora.


Sobre o fato de a literatura nacional não ser valorizada, acho que o meu trabalho como escritor é me esforçar para reverter essa situação. Se o livro é bom, os leitores vão encontrá-lo. Nesse caso o boca a boca ainda é a melhor ferramenta de marketing. Não importa se é nacional ou estrangeiro. Não sou a favor de ficar defendendo apenas a literatura nacional. Gosto de boa literatura, de qualquer origem. Óbvio que as editoras preferem apostar em grandes best sellers internacionais pelo retorno certo que trazem. Não se pode recriminá-las, estão nisso por negócio, pelo lucro e não por prazer.



O que temos que fazer (os escritores) é nos aperfeiçoar cada vez mais e investirmos em produções literárias de qualidade, porque se a obra tiver qualidade, ela vai aparecer." - diz Marcos Bulzara
"Eu sempre atuei no mercado independente. Acho que há muita informação hoje, muitas formas de divulgação, diversas alternativas que o autor pode buscar para aparecer e minimizar o efeito da "necessidade em estar num grande esquema". O grande esquema você mesmo pode fazer, desde que tenha disposição, tempo e criatividade. Refiro-me à quantidade de canais e pessoas interessadas em colaborar e conhecer. Se você souber quem é seu público e onde ele está, com boa vontade pode chegar longe.

Acho que há uma barreira, ainda, mas que já foi muito pior. Tenho viajado para participar de muitos eventos organizados por blogueiros e clubes de leitura. Há um ou dois anos isso era uma coisa irreal! Sou da seguinte teoria: não há livro nacional e livro internacional. Há livros bons e livros ruins. A questão é que o livro internacional já chega aqui "testado". É uma comparação injusta, porque as editoras já trazem o que foi bem. Imaginem a quantidade de livros ruins que são também lançados lá fora! Só que esses livros não chegam aqui. Por outro lado, nós temos acesso a todos os livros publicados aqui, sejam bons ou ruins. Acredito que o tempo vai dar cabo de acabar com o "preconceito". Nada melhor do que a gente contar e conhecer sobre as coisas de nossa própria aldeia." -diz Mauricio Gomyde


Não acha que está na hora de mudarmos isso? Então encaixe livros nacionais na sua wishlist. Vamos valorizar a literatura nacional!



Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Oi,

    confesso que eu tinha preconceito com os autores nacionais! Mas depois que criei o blog, comecei a ter contato com esse autores e suas obras! Tanto que hoje adoro ler um livro nacional!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Milloka!

    Parabéns pela inciativa em fazer esse post, os nossos autores nacionais merecem mesmo!
    Existem muitas pessoas preconceituosas e superficiais de pensamento.
    Um Super Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente esse preconceito é bem grande quando se trata de livros nacionais, talvez por que quando se fala em nacional, logo se vem: clássicos, e de leitura dificil. Tanto os clássicos, quanto os atuais merecem destaque, sinceramente, estou em uma onde de só ler nacionais, os livros estrangeiros, por mais que seja bons, parecem que cairão na mesmo esquema que deu fama para outros autores, e isso caba por se tornar repetitivo, e os nacionais estão se mostrando excelente, em termos de qualidade e desenvolvimento =D

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post.
    Realmente existe preconceito entre os leitores, mas isso tem diminuído.

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. São poucos os autores que realmente tem essa capacidade, ou melhor esse DOM, de saber escrever.
    Hoje em dia qualquer analfabeto com 15mil na mão e uma historinha ridicula publica livro atraves de editora, que nem se dá o trabalho de fazer uma revisão ainda..... Então, pode existir quem tenha preconceito, claro, mas existe os que tem um pouco de senso pra saber que o $$$negócio$$$ muitas vezes vai além dele....

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  6. Adoro os livros da Paula Pimenta! ♥
    Concordo que existe um certo preconceito sim, e isso deve ser extinguido principalmente nas escolas.

    Larissa,
    http://garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Pois é Flávia, não tinha pensado por esse lado... *pensativa*

    ResponderExcluir
  8. eu também nem sei porque o pessoal tem preconceito, porque conheço tanta gente legal (falando dos autores), acho que isso é bobagem, mas infelzimente existem pessoas assim

    ainda bem que tem muita gente dando chance pra obra do pessoal.

    ResponderExcluir
  9. eu amo os livros nacionais são os meus preferidos ai ai amo e vou começar a divulgaros livros legais que leio....eu gosto muita da talita ne? hehe mas gosto tambem da tamy lucianno..agora o pedro bandeira é meu escritor preferido hehe depois vem o marcelo rubens paiva ja leu? rsrs

    bjãooooo

    sonhos-perdiidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o tema da postagem.
    Realmente é muito preconceito com os autores nacionais sendo que temos grandes talentos. Faltou na lista Eduardo Sphr que escreveu ' A batalha do Apocalipse ' *-* .


    Parabéns.

    http://gabipuppe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu não entendo o porque desses preconceitos, eu tenho muitos livros nacionais na minha estante e adoro a maioria. São poucos que me desagradam.
    Acho que o problema é o preço, pois tem livro nacional mais caro dos que o que vem de fora, e isso acaba desanimando algumas pessoas.
    Mais tirando esse fato do preço, existe grandes talentos aqui no Brasil, e isso é fato.
    Adoro a Thalita, já li vários livros dela, e pretendo dar oportunidade à Paula Pimenta =)
    Beijos!
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. NOSSA! Como pude esquecer do Eduardo Spohr??? :OO
    Obrigada por lembrar Gabi :)

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  13. Caroly, nunca uma obra de Marcelo Rubens Paiva, sobre o que fala os livros dele? Digo, qual o gênero literário?

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  14. Oi Mylla,
    concordo com você e existe sim um preconceito pra com os autores nacionais o que não é nada certo pois há autores muito bons aqui também a Paula Pimenta é um ótimo exemplo :D

    beijos, Me visita?
    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ei, Mylla.
    Concordo plenamente com você. Várias amigas minhas não gostam de livros nacionais, elas alegam que são ruins. Mas ela nem leram para saber! A Paula Pimenta é sensacional! :D

    Beijos,
    Emily Swan
    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Praticamente todos que estudam na minha sala pensam dessa forma, sendo que a maioria não gosta de ler nenhum gênero. Isso é muito triste.

    Beijokas Emily ^^

    ResponderExcluir
  17. Olá legal o post mas ainda tem muita gente que tem preconceito com livros nacionais não sei por que tem livros bons e ruins em todo mundo, eu apoio a literatura nacional sempre leio algum e resenho

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Você citou ótimos exemplos em seu post, esses autores não ficam devendo nada a autores internacionais.

    ResponderExcluir
  19. Já tive muito preconceito com os autores brasileiro, mas reconheci meu erro porque era ignorante. Depois pesquisei sobre eles e vi como eles precisam de espaço, foi ai que decidi me juntar a eles. Paula e Thalita são as melhores :)
    charlie http://chocolatalamenthe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Confesso que eu também tinha um pouco de preconceito, mas quando eu fiz o blog comecei a ler livros nacionais tão bons que fez com que eu abrisse os meus olhos e perceber o quanto eu fui tonta de inferiorizar a literatura do meu país.

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  21. concordo com vc Mylla,eu tambem não sei o porque do preconceito,eu não vejo problema nenhum de ler livros de outros países,eu acho legal e interessante.

    ResponderExcluir
  22. Meu único preconceito com os autores nacionais é com o preço às vezes muito alto dos livros.

    ResponderExcluir
  23. Você tem toda razão sobre este preconceito.

    É lamentável que aconteça isso, mas muitas pessoas só valorizam quando o autor faz muuuuuito sucesso lá fora. E existem tantos talentos aqui!

    É uma pena!

    Abraços


    Gláucia

    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do seu post.Acho que esse preconceito é devido ao preconceito com os clássicos,sempre que pensamos em livros nacionais,vem à cabeça "livros chatos de escola".Sou fã assumida da Thalita,e estou louca para ler os livros da Paula.A literatura nacional tem muito para nos oferecer !

    beijos =)

    ResponderExcluir
  25. É triste, mas infelizmente o preconceito com nossos autore ainda existe, uma pena, pois estamos tendo grandes títulos sendo lançados que não ficam devendo nada aos autores estrangeiros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  26. Eduardo Spohr e Fabiane Ribeiro que me quebraram esse preconceito rs. Hoje em dia fico até mais animada quando sei que o livro é brasileiro. Fico super feliz de ver o talento que a galera daqui tem, e sem dúvidas, isso tem que ser valorizado =D

    http://resenhasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post! Muito bom!
    Conheço muita gente que tem preconceito com autores nacionais. Eu acho isso um absurdo, afinal um autor nacional pode ser tão bom quanto um internacional.
    Nós temos que valorizar a nossa cultura. O brasileiro tem esse problema de achar que tudo que é daqui não é legal. :(
    Adoro a Paula Pimenta e a Thalita Rebouças, duas ótimas escritoras!
    Super concordo com as opiniões dos autores.
    Gostei muito do post!

    Beijos :*
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir