Preconceito literário ~ Clássicos

Quem aqui torce (ou conhece alguém que torce) o nariz para livros do Machado de Assis, José de Alencar e etc? Com certeza vai dizer que sim, mas por que esse preconceito contra os clássicos? Alguns não gostam porque... não gostam mesmo, mas a maioria não gosta porque não entende a linguagem rebuscada que os autores utilizam. Juntando um clássico + a falta de vontade + obrigação de ler = não vai rolar!



Muitas escolas obrigam os alunos a lerem pelo menos 4 vezes por ano, até ai tudo bem; o fato é que obrigam os alunos a lerem clássicos, para uma pessoa que não é muito fã de literatura ser obrigada a ler Machado de Assis só a afasta ainda mais dos livros.


Não estou desmerecendo a literatura clássica. Acho extremamente importante, pois cai no vestibular. Por esse motivo as escolas deveriam incentivar mais a leitura, levando os alunos para assistir peças relacionadas ao livro, montar um clube para discutir sobre o assunto e etc. Assim, a pessoa iria gostar cada vez mais de ler e perceber que os clássicos não são um bicho de sete cabeças.



Para a leitura não ficar tão desgastante, siga essas dicas:


  1. Antes de ler, passe os olhos nas páginas e anote o significado de todas as palavras desconhecidas.
  2. Ler de 1 a 5 capítulos por dia.
  3. Ao final da leitura, anotar os pontos mais importantes e identificar as figuras de linguagem.
  4. Pesquisar o contexto histórico do livro e ler análises.
  5. Assistir filmes e peças de teatro relacionado ao livro.

Espero que essas dicas tenham te ajudado. Beijokas :*

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. eu nao tenho preconceito literário, porém alguns classicos sao um saco '-'

    ResponderExcluir
  2. Realmente, há muitas pessoas que ainda não gostam de clássicos, ou simplesmente, nem tentam ler, por que acham que é uma leitura com uma linguaguem mais complicada. Desses que você citou, Jane Austen, é a que mais me chama a atenção, comecei a ler Orgulho e Preconceito e estou adorando, a escrita é sim, de época, mas nada que possa dificultar tanto o entendimento. E sobre as escolas incentivarem as leituras, eu também concordo. Primeiramente os alunos deveriam tomar gosto pela leitura, começando com livros mais pequenos, e livros que eles se interessem, pois aí, não fica tão massacrante ler os obrigatórios!
    Quando eu tava no ensino médio, o Colégio fazia o seguinte, um clássico e um moderno! Eu acho muito melhor, mas mesmo assim eu não li o clássico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, e nem o outro pra dizer a verdade! Eu ainda não tinha me apaixonado tanto pelos livros!

    Beijinhos Mylla!

    Na estante da Bia

    ResponderExcluir
  3. Amei o post! (:
    Apesar de gostar de ler, confesso que existem clássicos que são mesmo bem desinteressantes; ainda mais quando a escola praticamente lhe obriga a ler e fazer trabalhos valendo nota. Essas dicas são muito boas, pode ser que só assim, surja coragem e vontade de lê-los!

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!
    Bem legal o post!
    Não acho que a importância dos clássicos seja por conta do vestibular, mas pelo motivo que os coloca lá. Os clássicos representam outras épocas e é essa a importância. Através deles, conseguimos entender melhor as épocas passadas, sem falar da qualidade do texto de muitos escritores!

    E esclarecendo sua dúvida: a Arqueiro comprou sim os direitos dos livros do Nicholas Sparks. Acontece é que a Novo Conceito ainda tinha o direito sobre alguns, por isso as duas editoras estão lançando. Mas acredito que a partir do ano que vem, a NC não lance mais :)

    Espero ter ajudado!

    Beijão e obrigada pelas visitas frequentes no blog!

    ResponderExcluir
  5. Também não entendo esse preconceito sem fundamente do povo, eu adoro clássico :)

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ahh.. agora entendi Aione!
    Prefiro que a NC lance os livros do Nicholas, as capas são mais bonitas. Já reparou que os livros do autor que foram lançados pela Arqueiro segue o mesmo padrão? Não são feias, mas são sem graça :(

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  7. Oi Mylla, eu amo clássicos =D gostei das dicas!
    E quanto ao comentário acima, lá nos eua, os livros do Nicholas também seguem um padrão, e são bem feinhas hein? rsrs beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu tava dando uma olhadinha e elas são feias mesmo. Tem umas que prefiro a capa do filme, agora tem outras que prefiro a original mesmo, ex: Um homem de sorte. (Não gostei da capa do filme).

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  9. Acho super importante ler os clássicos, principalmente os nacionais, pois eles costumam ser bem mais instrutivos e ricos literariamente que os outros. Tudo bem que ter um livro empurrado para si não é a melhor das sensações, mesmo quem já tem o hábito gosta de ter liberdade para ler o que lhe cabe. Mas é preciso fazer uma forcinha, ou mesmo criar a livre e espontânea vontade de procurar um livro desses para ler.
    E alguns clássicos são ótimos e eternos! Ou seja, apesar de terem sido escritos há tempos atrás, a temática é bem atual.

    Beijinhos, Mallú
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você Mallu!
    Uma coisa que eu admiro nos clássicos são as ideias subentendidas, o que está por trás, aquilo que o autor realmente quis dizer. As ironias e as figuras de linguagem são muito interessantes.
    Acho que gostei tanto de O Cortiço justamente por tratar de vários assuntos que na época era proibido falar e por serem assuntos que estão presentes nos dias de hoje.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Clássicos o proprio nome já disse são livros que simplesmente sobrevivem despertando novos interessados com o passar do tempo!
    Tem pessoas que tem preconceito a ler os clássicos mas estes são o reflexo de sociedade muito mais massicada e bem diferente da nossa!
    ;) Um clássico te deixará curiosa, fara uma analise do carater, terá dialogos que vc verá em diversos locais e com pessoas mais intelectualizadas!
    Quem não gosta de clássicos simplesmente está fadado a não evoluir emocionalmente, fisicamente ou mentalmente... pois são livros mais densos de serem transoformados em resenhas e textos!
    :D espero que possa te ajudar ainda na leitura de muitooossss
    bjos Ana

    ResponderExcluir
  12. Torço o nariz justamente por ter sido obrigada a lê-los no ensino médio =/ Este é o maior pecado que tem, principalmente para quem não gosta de ler, como você mesma disse...
    Eu não gostava na época, então acabei me afastando.
    Acho que poderíamos ser incentivados a ler o que quiséssemos, e depois ter de ler um clássico também. Acho que ajudaria mais =)

    Boas dicas!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Ana, vou precisar da sua ajuda! =)

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse seu jeito de falar NAO VAI ROLAR... mas é assim mesmo que funciona... Orgulho e Precoceito é excelente.. e tem muitos classicos bons... só precisamos dar uma chance...

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nao importo de ler livros com linguagem dificil... Não tenho dificuldade com isso. Claro que prefiro que a leitura seja fácil, pois flui melhor. Mas classicos geralmente tratam de historias que não me interessam. Não é meu estilo preferido.

    ResponderExcluir
  16. Tem clássicos que também não me interessam, ex: Memórias de um sargento de milícias. Mas tem outros que me agradam, ex: O auto da barca do inferno.
    Acabei gostando desse livro porque o meu antigo professor de literatura deu um trabalho pra gente fazer. Nesse trabalho a gente tinha que escolher um personagem do livro e adaptar a cena, fizemos um teatrinho, uma cena bem curtinha, uns 2 minutos mais ou menos. Tivemos que pesquisar muito sobre o livro, contexto histórico, adaptar a linguagem... Foi muito divertido fazer esse trabalho! Quem sabe um dia eu posto aqui no blog o vídeo? ;)

    ResponderExcluir
  17. eu já li alguns clássicos e realmente me sinto mal por não ler mais deles, mas eles são escassos nas livrarias daqui...porém o único que não gostei foi O Garimpeiro, nem lembro quem era o autor,mas amo a linguagem rebuscada dos clássicos! ^^

    ResponderExcluir
  18. Se o primeiro clássico que eu tivesse lido fosse A Cidade e as Serras ou Cem Anos de Solidão, eu teria torcido o nariz para todos os outros clássicos. :P Acho que quem influenciou mais foi meu professor de literatura. Não tem como Machado de Assis te desanimar com as explicações que ele fazia - random, mas verdade, na véspera da prova ele fazia um geral do livro e, cara, quem não tinha lido ficava com vontade de ler depois disso. :P

    ResponderExcluir
  19. Ler clássicos as vezes ser torna importante para o conhecimento de mundo. O que vale é a questão literária, por exemplo blogueiros que escrevem resenhas de um autor sem saber analisar literamente uma obra. Isso é que nos faz enxergar a qualidade do livro.Muitas obras se tornam reflexo de outras leituras.

    ResponderExcluir