Resenha: Um dia

Título: Um dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Nota:                        Onde comprar: LINK
Minha opinião sobre o livro:

 Emma Morley e Dexter Mayhew se conheceram em 15 de julho de 1988 na noite da festa de formatura. Ambos seguirão suas vidas sem jamais se esquecerem um do outro. Em 15 de julho de 1989 eles voltarão a se encontrar, um dia por ano, durante vinte anos.

David Nicholls apresenta uma forma inusitada de contar um história; cada capítulo narra o dia do ano em que Em e Dex se encontram, ou seja, dia 15 de julho. David não nos explica o que acontece no dia seguinte e isso me deixou frustrada e confusa. Outro ponto negativo do livro, na minha opinião, é que não há marcações indicando se o narrador está contando sob o ponto de vista de Em ou de Dex. Por exemplo, Em está trabalhando em um pub nos EUA enquanto Dex está flertando com uma garota em Londres; o narrador conta o que está acontecendo com Emma e do nada ele muda o foco da história para Dexter.

Não me simpatizei com o casal, apesar de ter gostado do fato de Nicholls ter construído personagens com suas qualidades e defeitos, personagens reais; a maioria dos livros de romance os protagonistas são perfeitos, são capazes de morrer pelo outro. Os personagens de David Nicholls são egoístas, teimosos e determinados, ponto positivo para o livro.

Um dia levou duas estrelas por ser original e não ser clichê, além de ter uma surpresa (não muito agradável, diga-se de passagem), ser frustrante e personagens que, na minha opinião, não foram cativantes.

É uma pena eu não ter gostado do livro, ele recebeu muitos elogios... mas cada um tem a sua opinião, certo?

Apesar de não ter gostado do livro eu quero assistir o filme, pois fiquei curiosa a respeito da edição. Como será que adaptaram a história? Quem assistiu o filme deixe nos comentários o que achou da adaptação. Foi fiel ao livro?

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu gostei do livro, é um dos meus favoritos aliás kkkkkk. Mas cada um com o seu gosto, ne?

    ResponderExcluir
  2. Já tive vontade de ver o filme, mas ainda não tive vontade de ler o livro, sei lá....acho que vou achar meio chato kkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Confesso que tenho preguicinha dos livros do David Nicolls, sendo esse o único que tenho alguma curiosidade justamente pela sinopse, mas acho que vou ver o filme primeiro e ver se me animo pro livro. xD

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir