Resenha: O doador de memórias

Título: O doador de memórias
Autor: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Nota:                                              Onde comprar: LINK

Minha opinião sobre o livro:

Quando a Arqueiro divulgou que iria lançar O doador de memórias eu não hesitei em pedir o livro por dois motivos:
  1. Assisti o trailer do filme, que me deixou com a sensação de: "OMG, eu preciso assistir isso".
  2. Eu adoro livros do gênero distopia, adoro essa temática. ;D 
Lois Lowry criou uma sociedade diferente da nossa em vários aspectos, um deles é que não há o conceito de família. Os Anciões escolhem os casais e inclusive escolhem os filhos deste casal!O.o Eles controlam a taxa de natalidade e mortalidade, tudo é controlado e as pessoas já se conformaram com isso.
Ao longo da vida das crianças há várias cerimônias e a mais importante é a Cerimônia dos Doze, na qual as crianças chegam a idade adulta e os Anciões ficam responsáveis pela escolha das profissões dos "mini adultos". Há vários cargos: o educador, o guarda, a enfermeira e etc, mas o cargo mais importante é o de guardião das memórias, aquele que possui um grande conhecimento.

Inicialmente Jonas não queria ser o guardião porque não queria muita responsabilidade e de fato um cargo tão elevado, além de prestigio, trazia também dor e sacrifício, contudo ele fica maravilhado com as memórias que recebe de seu Doador, não apenas memórias dos membros da comunidade, mas sim lembranças de um mundo antigo onde ainda restavam os cantos dos pássaros, o perfume das flores e as cores do arco-íris. Ele se vê admirado e ao mesmo tempo frustrado por tantas experiências que poderia ter tido, Jonas reconhece que o mundo de antigamente (no caso, o nosso mundo), mas será que valeu a pena abrirem mão dos sentimentos em troca de "segurança", em troca de uma organização "perfeita"? Ao longo do livro Jonas fica se questionando sobre isso e percebe que eles pagaram um preço alto pelo conforto.

O livro é ótimo e tem um "Q" de mistério que seduz o leitor. Recomendo o livro para os amantes de distopia, assim como eu. ;D

No final há uma pequena entrevista com a Taylor Swift, que está no elenco do filme, interpretando da Rosemary.


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Amo distopias!
    E não conhecia esta!
    Adorei a dica and a resenha!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  2. Ei Mylla!
    Eu estou louco para ler este livro e para assistir ao filme, estou muito ansioso mesmo! Sua resenha só fez com que essa ansiedade aumentasse hahaha
    Abraços Raphael
    aestantedosgemeos.blogspot.com.br

    P.S.: você sumiu! haha Lembra do Leituras com o SNSD? Pois é, agora ele tem outro nome! (;

    ResponderExcluir