Resenha: Todo dia

Título: Todo dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Nota:                                                Onde comprar: LINK
Minha opinião sobre o livro:

Imagina você acordar todos os dias em um corpo diferente, uma nova casa, uma nova família, uma nova vida que nunca se repete. Você é apenas uma alma que se hospeda em um corpo por um dia e no dia seguinte tudo se repete. Essa é a vida de "A", uma alma sem um propósito, uma alma sem um corpo definitivo, "A" nunca entendeu o motivo de sua vida ser diferente das demais.

Depois de interferir inocentemente na vida de um de seus hospedeiros "A" deixou uma grave sequela, nosso protagonista promete a si mesmo que nunca mais irá interferir em outra vida novamente até encontrar Rhiannon (namorada de Justin, um garoto rebelde que se torna o hospedeiro de "A" por um dia). O protagonista se apaixona por Rhiannon, mas sabe que será difícil manter qualquer relacionamento com ela.

Todo dia é o primeiro livro do David Levithan que eu leio, outro livro famoso do autor e Will & Will, que foi escrito em parceria com John Green (o famoso Tio Verde, resenha de ACEDE aqui). Eu adorei a história! Levithan criou uma história original, cheia de citações marcantes.
"Sei que é uma piada, mas tenho que responder:
-Sempre vou ser A
Ela se levanta e me beija na testa
-Eu sei -diz-É por isso que quero te ver
Saímos numa boa"
A escrita do autor me fascinou do começo ao fim. É possível perceber as diferentes características de cada corpo mesmo que na verdade seja "A" por dentro, mas Levithan conseguiu transmitir isso durante a narrativa, por exemplo: em um dos capítulos o protagonista assume o corpo de uma garota que tem toque e depressão, neste capítulo "A" conta os minutos e é nítida a agonia do personagem, a aura densa e obscura se torna palpável; agora quando "A" está no corpo de um adolescente popular seus pensamentos são mais alegres ou até mesmo egoístas, então dou um ponto positivo ao livro pelo fato do autor distinguir cada personagem, de construir personagens complexos e profundos.

O único porém da história é que Toda dia deixa uma MEGA ponta solta, você termina a leitura sem saber sobre o que vai acontecer dali em diante. Sei que o propósito do livro não é solucionar e sim fazer o leitor refletir sobre a própria existência. Será que se nós vivêssemos um dia após o outro como se fosse o único iriamos dar mais valor a vida?

David Levithan de fato é um ator muito talentoso e com certeza lerei outras obras dele. Livro SUPER recomendado!
"Esta lembrança.
Só vou ter isso.
Sempre vou ter isso."

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Eu quero muito ler este livro.... a sinopse me conquistou desde a primeira vez que li, e cada resenha que leio me deixa mais curiosa!
    Adorei Mylla!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. To querendo ler esse livro, mas tenho medo de me decepcionar porque todos falam desse final sem explicação. Acho que irem comprá - lo no submarino porque vi ontem e está R$ 9,90!!!!!!! haha =))))

    Beijos Dany.
    http://livrosqueinspiram.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Não conhecia o livro mas fiquei curiosa para ler. Gostei da premissa e acho que a leitura é interessante.

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! gostei da resenha; não me interessei muito pelo livro porque me faz lembrar o atual e famoso STARTERS. Que tem uma história muito semelhante. Mas adorei sua resenha. E principalmente seu blog! é a primeira vez que visito, e o template é incrível! parabéns. Também tenho um blog, e to precisando de ajuda com um template, poderia dar uma olhada no meu blog? to pensando em mudar de template, pois não consigo adicionar um background pela html. http://blogforeverblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal, bem diferente a história mesmo! Mas será que essa ponta solta não prejudica o final do livro? Não deixa o leitor meio frustrado? Só lendo para saber! :P :D
    Adorei a resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com
    @GicaTeles

    ResponderExcluir