Resenha: Feita de Fumaça e Osso

Título: Feita de fumaça e osso
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Nota:                                         Onde comprar: LINK
Minha opinião sobre o livro:

Durante o livro inteiro eu me perguntava se estava gostando ou não do livro e que nota daria para ele, calma que já explico o motivo.

Karou é órfã e uma ótima desenhista. Ainda jovem ela é acolhida por Brimstone, o Mercador de desejos. Ela tem a função de pegar dentes humanos e de animais e entregá-los a Brimstone. O que ele faz com eles? Você terá que ler para descobrir =P. Em troca, o Mercador de desejos lhe dá scuppies que são pedrinhas? Bolinhas? Não lembro exatamente da forma, mas servem para realizar desejos simples. Há uma escala: scuppies, shing, lucknov, graviel e bruxis, sendo o último o mais poderoso. Karou não exita em usar magia, tendo usado esse artifício para tornar seus cabelos incrivelmente azuis e para se vingar do ex-namorado.

Karou é um tanto quanto diferente das outras protagonistas de livros Young Adult, ela é forte, corajosa e bem longe de ser aqueles personagens mongas que esperam que o sexy bad boy as protejam. Karou é dona do seu próprio nariz, algo que fica claro logo nas primeiras páginas.


A história no início é confusa, a narrativa é muito veloz, teve cenas que eu tinha que voltar alguns parágrafos, pois eu ficava perdida. A autora nos apresenta um mundo novo onde quimeras (considerados monstros) tem uma enorme rixa entre os serafins. O livro acontece em Praga, até então não li nenhum livro que acontecesse nesta cidade, o que para mim é um ponto positivo pois é algo novo e foge dos padrões.

Laini Taylor descreve muito bem o local e os personagens, mesmo alguns tendo uma aparência grotesca, afinal são demônios, você consegue visualizá-los perfeitamente. Algo que me deixou incomodada foi o fato de os personagens terem nomes tão complicados e não só os personagens como os locais e lojas; eu não sei nem a pronúncia correta! (Provavelmente deve ter lido errado os nomes).

Outro ponto que não me agradou foi a quantidade de diálogos desnecessários, diálogos longos e que não acrescentam em nada na história, não fazem diferença para o enredo.

A proposta de Feita de Fumaça e Osso é interessante pois é basicamente a história de um demônio que se apaixona por um anjo. Espécies (não sei bem se é correto usar essa palavra nesse caso) naturalmente inimigos que lutam constantemente de repente surge um serafim é um demônio que se apaixonam perdidamente; o problema é que esse romance não é convincente, ele acontece rápido de mais, não bate aquele conflito interior de: "Oh não, estou apaixonada por um anjo". Os dois simplesmente se aceitam, tudo natural e fácil.

Mais um exemplo da enorme naturalidade com que os personagens lidam com os fatos é quando Kaz, ex-namorado de Karou, a vê voando pela cidade e ele nem fica surpreso, nem se questiona, nem NADA!

"Havia coisas que você nem sonharia que pudesse acontecer com outras pessoas, mas quando se tratava de Karou passavam a ser não tão difíceis de imaginar. Karou voando? Bem, por que não?"

Feita de Fumaça e Osso tem um Q de mistério, porém não foi um mistério que me atraiu. Laini Taylor não conseguiu me fisgar. Teve cenas em que ficava tão monótono (destaque para as cenas dos diálogos enche-linguiça) ou tão confusas que me dava vontade de fechar o livro e começar a ler outro.

Para você que deseja se aventurar na leitura tenho uma boa notícia: a maioria dos mistérios são solucionados, o leitor não fica angustiado querendo a continuação, o que de certa forma é bom pois tem autores que deixam tudo para o final e acabam deixando pontas soltas ou soluções fuleiras.

FdFeO não é um livro que eu leria novamente e muito menos estou interessada na continuação.

Pensei muito a respeito da nota que eu daria para o livro e colocando na balança todos os pontos positivos e negativos cheguei na conclusão que FdFeO é um livro 2 estrelas. Se eu tivesse feito essa resenha há um tempo atrás daria 3 estrelas porque levaria em conta a capa que é LINDA DE MAIS, mas acho injusto dar uma estrela a mais, classificar o livro como "bom" sendo que achei "mais ou menos".

Mas essa é a minha opinião, você pode ler e amar o livro, gosto não se discute. Apesar de não ter gostado eu sugiro que leia, pois eu vi no skoob que muitos adoraram, então se você estava pensando em comprar o livro mantenha firme essa ideia, depois me diga o que achou.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Eu gostei muito do livro, concordo sobre a parte de aceitarem bem demais as coisas, mas no geral eu apreciei muito a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei este livro e sua continuação mas ainda não o li. Estou bem curiosa qto ao enredo, parece ser legal, mas.,,,, ainda não sei o que achar, vou ler primeiro, depois resolvo! Kkkkkkk


    Bjo bjo ^ ^

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa não dá para negar: A capa é linda! Ainda não li o livro, mas ele está na minha lista. Essa é a primeira resenha que leio a respeito dele e fiquei um pouco receosa, principalmente, por causa dos diálogos longos, pois me faz lembrar "Ponto de Impacto" de Dan Brown... tinha uma falas tão longas que dava vontade de ler só a primeira coisa que o personagem dizia porque já era o suficiente. Mesmo assim vou dar uma chance a este livro. Vai que eu gosto =)

    Beijooos

    ResponderExcluir
  4. Oi, que complicado né, eu ainda não li ao livro, nem sei o que pensar dele ainda, sabe, tenho muitas duvidas, tipo, será que leio ou não? Se ele não me agradar? Entre outras, eu não sabia que a personagem principal é alguém forte, eu gosto disso, nada de mimimi, e achei legal, cabelo azul, vamos ver mais para frente se irei ler ou não.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros com personagens forte e nada bobinhas, dá muito mais vontade de ler o livro quando a personagem principal não é uma songa monga. Vi esse livro em promoção na Saraiva e fiquei com duvida se comprava ou n, mas agora já tenho certeza que ele vai pra minha estante!

    ResponderExcluir