Filme: Oz, mágico e poderoso


Nota: 

Que tal escutar Somewhere over the rainbow (versão da banda Queen) enquanto lê a crítica? 


Nada de Dorothy e seus belos sapatinhos vermelhos, o longa de Sam Raimi se passa antes da história conhecida por todos. Oz (James Franco) é um mágico falido que se apresenta em um circo no Kansas em troca de algumas moedas. Ele sonha em um dia ser tão brilhante quanto Thomas Edson e Isaac Newton, seus grandes ídolos. Oz é um mulherengo que conquista as mulheres através de seu charme e do “truque da caixinha de música”, mas ele mexe com uma mulher comprometida e isso o acaba metendo em apuros, mas Oz é salvo pelo gongo, ou melhor, pelo furacão que o leva até a Terra de Oz.

É impossível não comparar o longa com o Mágico de Oz de 1939, um filme que marcou o ano junto com a famosa música Somewhere Over the Rainbow, que ganhou várias versões inclusive uma brasileira: Além do Arco-Íris, que foi trilha sonora da novela Chocolate com Pimenta, na voz da Luisa Possi. Mas voltando ao assunto, os dois filmes tem semelhanças, como o fato do começo, que se passa no Kansas, ser em preto e branco e quando chega em Oz tudo fica colorido.


De todos os personagens a bonequinha foi a que mais me encantou
Os 215 milhões de dólares foram bem gastos em figurino, cenário e efeitos especiais. De fato a Disney caprichou, como de praxe; porém apesar do cenário bem colorido e que agrada aos olhos o filme deixa a desejar. Com a intenção de ser envolvente e fascinante o longa peca nesse quesito e um dos motivos é que a história demora para se desenrolar, tornando um pouco cansativo.

A atuação do elenco foi boa; destaque para James Franco e Mila Kunis. Curiosamente Johnny Depp foi candidato para protagonizar o filme, mas foi James Franco que ganhou o papel e na minha opinião foi melhor assim, pois o personagem combina mais com ele. O interessante é que Franco aprendeu alguns truques com Lance Burton (um mágico de Las Vegas) como por exemplo tirar objetos da cartola e levitação.

Apesar de tudo o filme é bom, porém não crie muitas expectativas. Infelizmente Oz não supera o filme de 1939, aliás, não chega nem perto.

Você sabia? 
  • O astro Robert Downey Jr. era o nome mais cotado para dar vida ao personagem principal em junho de 2010. Em janeiro de 2011, foi a vez do nome de Johnny Depp surgir como franco candidato. Mas o papel de Oz acabou sendo conquistado por James Franco e o anúncio foi feito em fevereiro de 2011.
  • O figurinista Gary Jones e sua equipe tiveram apenas 23 semanas para vestir mais de 1.500 atores, do menor munchkin ao mais alto winkie. O projeto é bastante ambicioso considerando-se que foram bem mais de 200 peças só para os personagens principais – Oz, Theodora, Glinda e Evanora.
  • A frágil, porém obstinada, Menina de Porcelana que faz amizade com Oz em sua jornada foi criada pelo artista Philip Huber como uma marionete de 46 centímetros feita inteiramente em porcelana - como tudo e todos da Cidade de Porcelana. A marionete foi usada no início do processo de filmagem, para criar uma referência para a personagem de computação gráfica, dublada por Joey King.
Confira o trailer: 


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Olá, tudo bom?
    Adorei o post! Eu ainda não vi o filme, fiquei com medo de criar muitas expectativas e não serem alcançadas... Mas gostei da sua resenha, por ela, fiquei curiosa pra assistir. Parece ser um bom filme, pena que não supere o antigo, aliás, acho que demorará um que superará ele, né?
    Beijos.

    http://amoremler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hunn, eu tenho que assistir, sendo bom ou ruim.. rs
    ótima indicação pro fim de semana!
    beijoos

    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com vc! Eu assisti ao filme esperando mais sabe? E me deparei com um longa cansativo e sem muitos atrativos....
    Tbm adorei a bonequinha de porcelana! Minha personagem preferida! Tbm gostei do macaquinho, mas sei lá... ele ficou esquisito!!! ¬¬ rrsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Eu não consigo gostar de O Mágica de Oz, desde que vi Wicked, a história antes da Dorothy me interessa mais que a história quando ela chega lá, então esse filme foi uma alegria pra mim, mesmo eu ainda nem tendo assistido. xD

    Por mais que eu adore o Johnny Depp, concordo que James Franco combina mais com o papel de Oz, quando penso em Depp como Oz, imagino uma versão do mágico meio Willy Wonka, não fica legal at all. x.x

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti ao filme sem nenhuma expectativa, a intenção era só passar tempo mesmo, mas acabei me surpreendendo.
    Não lembro direito do primeiro filme, então nem ouso comparar.

    E a bonequinha é um charme só *-*

    bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. hahahaha, nem vi que estava logada na conta do meu namorado.
    não foi ele que achou a bonequinha um charme ahahahahahha

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti esse filme no cinema em 3D, e gostei bastante. Muita gente reclamou, pois esperava ver uma releitura do clássico de 1939. Eu posso dizer que gostei bastante. Como você disse, visualmente falando, o filme é muito bom, e as atuações também são muito boas. Todos os atores estão muito bem em seus papéis. O negócio é assisti-lo sem grandes pretensões, ir apenas pelo entretenimento, só assim, não saem frustradas. É um filme bastante leve. Eu recomendo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Oi Mylla!
    Não assisti o filme, mas me interessei bastante dp de ler sua resenha. Uma excelente pedida para o final de semana.
    Não vou criar expectativas, vou assistir descompromissadamente, pelo entretenimento e vou focar no figurino, cenário, efeitos especiais, James Franco e na bonequinha de porcelana.
    Obrigada pela trilha sonora, essa música é sempre um encantO.o
    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. A boneca de porcelana é linda, deixe-me amar ao longo do filme, e Rachel Weisz é magnífico, que faz muito bem

    ResponderExcluir