Resenha: O fim da infância

Título: O fim da infância
Autor: Arthur C. Clarke
Editora: Aleph
Onde comprar: LINK
Nota: 

Minha opinião sobre o livro:

"Para resenhar uma obra como O Fim da Infância, creio eu, tenho de começar pelo título. Por mais que ele seja explicado na última parte do livro, ele possui também um sentido metafórico: pois a humanidade vive em completa ignorância, infantilidade, com relação ao universo ao seu redor. O ignoramos, mas não somos ignorados. E quando o momento de deixar de ser criança chegar, o momento onde evoluiremos para uma espécie mais avançada, aberta para novos horizontes e descobertas, estaremos preparados? Pois a qualquer momento, a infância em que a humanidade vive chegará ao fim." -Trecho retirado da Revista Fantástica.

No primeiro período da corrida espacial, enormes naves prateadas descem do céu e pairam sobre as maiores metrópoles do planeta, deixando todos assustados: A raça humana não estava mais só.

O livro tem um diferencial, ele retrata os aliens não como seres que querem dominar o mundo e escravizar os humanos, mas sim seres superiores que tem como objetivo proteger a Terra, buscando alcançar uma utopia para a sociedade. O mais interessante e ousado é a escolha de Clarke em representar os alienígenas, ele escolhe uma figura muito conhecida e temida, porém isso é apenas uma casca, por dentro eles são compreensíveis e só buscam o bem da raça humana.
Os Senhores Supremos, como são chamados, conduzem os seres humanos para a paz e a prosperidade, acabando com a violência, miséria e doenças, esse período ficou conhecido como Era Dourada. Porém os alienígenas impõem algumas regras, entre elas: ninguém pode conhecê-los e a exploração do espaço está proibida, deixando muitos frustrados e levando ao questionamento: Qual o verdadeiro objetivo dos Senhores Supremos? O que eles escondem afinal? São essas e outras perguntas que o leitor se faz durante a leitura, é uma história envolvente e difícil de largar, tanto que li em apenas 1 dia.

Prefiro não me aprofundar muito nesta resenha, pois O fim da infância é cheio de mistérios e fatos surpreendentes, por isso se eu contar algo a mais estarei dando spoilers. Aconselho a nem ler as abas, porque elas acabam entregando um pouco da história.

Parabenizo a editora Aleph pelo capricho da edição, o livro foi bem revisado e traz o conto que deu origem ao livro e uma versão alternativa do primeiro capítulo, além da capa ser linda e misteriosa.

“As estrelas não são para os homens”

Outras capas brasileiras:


Beijokas da Mylloka :*

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Não conhecia este livro e fiquei super curiosa.... bem que vc poderia ter falado um pouco mais neh? rsrsrsrsrsrsrsrs

    Já vou colocá-lo na minha listinha de desejados!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, me bateu uma super curiosidade pra ler esse livro, nunca tinha ouvido ninguém falar dele.

    http://resenhasjovens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e sinceramente não me interessou muito. Na verdade, o tema não me agrada. Mas reconheço que a abordagem dos aliens é boa, afinal não se prende ao velho esteriótipo.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas agora fiquei muito curioso e que ler ja! Amo histórias de alienígenas ainda mais quando estão do nosso lado ^^
    Vou procurar le-lo obg pela resenha, e parabéns ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu também não conhecia o livro, mas fiquei intrigada. As histórias sobre alienígenas costumam ser sempre a mesma coisa: "eles querem conquistar a Terra!". Mas esse livro me parece singular, quero ler.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mylla!
    Não conhecia o livro e adorei sua resenha.
    Fiquei com gostinho de quero mais e já incluí na minha listinha de desejados.
    Uma visão diferenciada dos aliens, uma trama bem construída e envolvente, difícil de largar, mistérios e surpresas.
    Quero *-*
    bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Mylloca.... Eu não leria esse livro, ainda mais com essa capa. Não curto esse assunto, na verdade tenho até medo.
    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, mas não faz meu estilo de leitura.
    Não curti nenhuma das 4 capas, :\

    ResponderExcluir
  9. As capas dos livros não são realmente bonitas. Gostei do enredo, qualquer coisa sobre aliens que surgir vou ler, é meu novo vício :)

    ResponderExcluir
  10. @Ana Paula

    Bem que eu queria ter falado mais, o problema é que se eu falar de algo vou ter que explicar outro que terei que explicar o motivo e que no final eu daria spoiler.
    O livro é muito bom, vale a pena.

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  11. @Pedro Aguiar

    É uma pena que o livro não seja divulgado, é uma ótima história!

    ResponderExcluir
  12. @Paloma

    Qual capa você se refere? A vermelha? Eu achei ela incrível, eu fiquei interessada pela capa e quando li a sinopse fiquei mais interessada ainda.

    ResponderExcluir
  13. Achei legal por sair do clichê, assim tem graça né! A trama promete com a sinopse, vendo resenha dá uma mega vontade de conferir. Seria uma leitura ótima se conseguisse ler, sei que ia adorar.

    ResponderExcluir
  14. Oii My, não sou uma fã desse tipo de livro...e a capa não me animou muito para ler não, mas eu acho que o conteúdo é o que vale né? Mas confesso que a história tbm não me animou ahauhauah. Fazer o que né? mas eu adorei sua resenha! muito boa como sempre

    ResponderExcluir