Resenha: O lado bom da vida

Título: O lado bom da vida
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Nota: 
Onde comprar: LINK

O que a Kamila achou do livro: 

Ler O Lado Bom da Vida, para uma pessoa pesismista como eu, foi um desafio. Costumo procurar sempre enxergar o lado ruim da coisa, porque assim sou surpreendida pelas coisas boas e não por notícias más. Mas quando li a estória de um homem, mentalmente pertubado, como ele mesmo se chama, que insiste constantemente a ver o lado bom da vida, me senti desafiada.Não estou dizendo que o livro mudou minha vida, mas parei para pensar sobre o assunto. Vamos ver se vou seguir o exemplo de Pat, personagem principal da obra.

Mas voltando ao livro. O Lado Bom da Vida nos mostra o dia-a-dia de Pat Peoples, americano de meia idade, internado em uma instituição psiquiátrica por um longo tempo, que perdeu a memória do porque e como foi para naquela situação.

Pat é retirado do lugar ruim, como chama o hospital, por sua mãe e passa a visitar um outro terapeuta  O livro é uma narrativa em primeira pessoa das dificuldades e avanços de um homem lutando pra recuperar sua saúde mental.

Viciado em exercícios físicos, toda vez que sente a raiva aflorar, Pat se isola na academia improvisada por sua mãe e malha durante horas, na tentativa alucinada de emagrecer e entrar em forma, porque acha que dessa forma pode reconquistar a esposa. Mas tudo que Pat se lembra é que sua esposa Nick pediu um “tempo separados”.

Durante o tempo em que luta por sua recuperação mental, Pat também luta para retomar o convívio familiar, perdido por conta da internação, retomar o convívio social e suas amizades. Voltando a torcer pelos os jogos dos Eagles, e retomando velhas amizades, Pat conhece Tiffany, cunhada de seu melhor amigo, e inicia uma amizade um tanto quanto estranha e a contra sua vontade.

Sem perceber, Tiffany se torna uma presença contante e importante em sua vida. Primeiro passa a persegui-lo durante as corridas e, após um tempo, acaba se tornando sua parceira de corrida e ele, seu parceiro de dança. A relação com Tiffany se torna um ponto importante na evolução do tratamento de Pat.

Ao virar de cada página, vemos um Pat Peoples desestruturado tentando encontrar seu ponto de equilibrio e, mesmo assim, acreditando que tudo vai dar certo no fim. O que fica é a lição que aprendi: Estou tentando ser gentil, ao invés de ter razão!

Adaptado para as telonas, O Lado Bom da Vida é protagonizado por Jennifer Lawrence e Bradley Cooper


Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Gente eu imaginava algo beeeeeeeeeeeem mais dramático, sei lá, acho que fica um pouco clichê quando uma amiga da amiga fica sendo uma pessoa que está sempre presente, daí que ele se apaixona e vê que não era o antigo casamento que deveria ser seu ponto de partida... Posso até me enganar, mas acho que está meio comum essa história.. Ou não???

    Mesmo assim é um dos livros da minha lista pra ler

    PAZ E LUZ SEMPRE

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler este livro. Me recuso a assistir o filme antes.

    Adorei sua resenha, era mais ou menos isso que eu esperava!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. gente acho que sou a unica q nao quer ler esse livro xp
    apesar de mt gente dizer q é bom

    ResponderExcluir
  4. Pela resenha tem tudo para ser um ótimo livro! Gosto de personagens "sequelados", lutando para superar suas limitações.

    Beijos,
    Catherine.
    http://blogcatherinetorres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aaaahhh eu chorei tanto vendo o filme! É lindo, maravilhoso demais. :)
    Dizem que o livro é ruim, que tem muita enrolação. Mas eu preciso muuuito ler!

    ResponderExcluir
  6. Não lembro de ter lido uma resenha sobre este livro até agora. Até então eu não havia tido muita vontade de saber da história e consequentemente não tinha vontade de lê-lo. Mas agora depois da sua resenha... ele logo estará na minha estante. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não assisti o filme e sinceramente acho que não vou ver. Achei o livro lindo e o Pat um doce apesar da mente confusa, não é para menos né? Fiquei o tempo todo tentando adivinhar o que ocasionou "o tempo separado". Adorei a Tiffany, apesar de doidinha sabe o que quer e corre atras.

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei o filme mas ainda nao li o livro... me disseram que é bem diferente e mil vezes melhor por isso estou bem interessada em le-lo. Sorte a minha que minha amuga tem por isso pretendo pedir emprestado em breve !

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila!
    Ótima resenha! Esse livro é mto interessante pq parte de uma premissa simples e evolui, até é clichê, mas um clichê que funciona, cativante e envolvente e os personagens são bem construídos.
    O filme tb é bem bacana, 10 a atuação de Robert de Niro como o pai do Pat, mas como sempre o livro é mto mto melhor.
    bjss

    ResponderExcluir
  10. Vi algumas resenhas e opniões que disseram que não gostaram tanto assim do livro, mas eu vi uma positivas também. Mas eu ainda quero esse livro, não vi o filme ainda, porém dizem que é bem legal.

    Beijos

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já vi diversas resenhas dizendo que esse livro não é tão bom assim, mas ainda tenho muita vontade de ler esse livro, em especial pela temática. Gostei bastante da sua resenha, foi a mais sincera e mais sem rodeios que já li!

    Beijinhos.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. AMOOOO o Bradley Cooper, ele é tão lindo!!! E esse livro parece realmente mt bom, fora do comum. Um casal de pessoas mentalmente desequilibradas, isso deve ser mt engraçado...vou ler sim

    ResponderExcluir
  13. Ah, tõ louca pra ler esse livro. O trailer chamou mt a minha atenção, principalmente na parte em q o Pat fica tão revoltada com o final do livro q vai até quarto dos pais dele, do meio da noite, acorda os veios e fica reclamando do livro hahahahaha...deve ser super engraçado.

    ResponderExcluir
  14. Eu não gostei muito do filme, mais parece que o livro é bem melhor.

    ResponderExcluir
  15. Li o livro a pouco tempo, e pra falar a verdade não achei lá essas coisas como dizem. Não que eu não tenha gostado do livro, eu adorei. É uma história diferente das que leio, a motivação do Pat em sempre querer ver o lado bom das coisas é muito interessante, e ótimo para refletir. Também sou muito pessimista com as coisas, principalmente se são relacionadas a mim. Mas acho que tanto que falaram do filme/livro, criei uma expectativa que não foi bem sucedida assim. Mas o livro é ótimo de verdade, e pretendo ver o filme logo, já que dizem que é muito bom também.

    ResponderExcluir
  16. Amei esse filme, mas ler ainda não li. Queria ver por mesma o que acho de diferente, ou se não tem. É fofa essa trama, gostei de como o tema foi tratado (pelo menos no filme) e é bom pra pensar. Senti um clima de esculacho nas pessoas, sabe quando você aquela crítica gostosa pra caramba de ver? Pois é, o filme foi isso pra mim. Quero ver esse livro como é, mas é favorito mesmo pelo jeito. Muito bom.

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei da resenha e acho q o livro seria uma boa leitura. Nada espetacular, mas bom pra passar o tempo, fiquei curiosa para saber se ele recupera a memória e sobre a esposa dele....

    ResponderExcluir
  18. @Luciane Eleotéria

    O engraçado é que no filme mostra logo de cara o que o Pat tem, não tem mistério, é um pouco diferente.

    ResponderExcluir
  19. Tenho interesse na leitura e no filme.
    Parece uma boa trama.

    ResponderExcluir
  20. Quando puder, faça uma visita lá no blog, eu adoro receber meus amigos (as)! Abraços e aqui vai uma promoção para você participar! Meus sinceros votos de boas festas e felicidades!

    http://ladomalucadeser.blogspot.com.br/2013/12/promocao-boas-festas.html#more

    ResponderExcluir