Filme: A pele que habito



Nota: 

MEU DEUS!!! ISSO É QUE É FILME!!

 Sabe quando você fica louca pra ver um filme, não pensa em outra coisa, e se for pra ir ao cinema só se for pra ver o tal filme. Pois é, eu estava nesse estado quando o filme A Pele que Habito estreou nos cinemas em 2011. Sofri mais de um ano. Demorei, mas assisti. E eu AMEI! O elenco, a trilha sonora, mas principalmente o enredo. Um filme assim, de tanta qualidade, só poderia ser obra do diretor espanhol Pedro Almódovar (que se tornou meu queridinho), conhecido internacionalmente pela sua genialidade e incrível capacidade em inovar, chocar, comover e emocionar com temas tão comuns no cinema, mas de forma totalmente inovadora.


O que torna esse filme tão interessante é que nele reconhecemos a verdadeira trama, que toda história deveria ter, em que todos os fatos e personagens se ligam através do fio condutor: um segredo. Aquele segredo que está lá, o tempo todo na sua cara, mas só no final você entende tudo. O suspense é quase tangível, de tão intenso, as reviravoltas na trama fazem você ter diferentes impressões a cada segundo, e a ansiedade em descobrir esse segredo faz você deduzir coisas completamente diferentes em cada etapa do filme. No começo eu achava uma coisa, no meio do filme já pensava outra, e no final algo totalmente diferente.

Mas se é para falar do filme vamos lá:

Na trama Antônio Bandeiras vive o misterioso cirurgião plástico Robert Ledgard, que desde o trágico acidente de carro sofrido pela esposa, desenvolveu a obsessão de criar em laboratório uma pele capaz de se adaptar ao corpo humano e resistir a qualquer tipo de agressão (inclusive queimaduras) ao mesmo tempo que fosse a mais bonita e macia pele já vista. Honrando o seu papel de “cientista louco” e apaixonado pelo seu projeto, Robert esquece a ética profissional e testa essa nova pele em uma mulher chamada Vera (Elena Anaya), sequestrada e enclausurada na luxuosa prisão que se tornou a casa do doutor.


A relação entre o carrasco e a prisioneira é o mais curioso. Desde o inicio do filme percebemos que existe ali algo diferente. O criador nutre uma admiração pela criatura, algo que passa pelo ódio, paixão e desejo; mas ele tem reservas em relação a ela, parece estar constantemente lutando contra esses sentimentos. E são nesses momentos que percebemos o incrível talento de Antônio Bandeiras, que consegue transmitir toda essa confusão apenas com suas expressões. A atriz Elena Anaya também surpreende, por apresentar um comportamento estranho no início, mas que ao final da trama é totalmente condizente com o que se passa com sua personagem.

No entanto não é só em Robert que Vera desperta esse fascínio. Zeca (Roberto Álamo), filho da governanta Marília (Marisa Paredes), aparece na mansão durante o Carnaval (por isso a fantasia de leopardo). Ele justifica sua visita alegando estar com saudades da mãe, mas na verdade é um bandido procurado pela policia, e por isso decide se refugiar na casa onde Marilia trabalha. E é nesse momento que ele conhece Vera, através dos monitores na cozinha por onde ela é vigiada. Fascinado pela moça, muito parecida com alguém de seu passado, Zeca amordaça a mãe e vai de encontro a Vera, abusando sexualmente dela. Robert chega pouco depois, e movido pelo ódio, mata o estuprador de sua paciente.



Depois desse ocorrido o doutor se aproxima mais de Vera, como se tivesse triste pelo que ela passou, o que é totalmente contraditório (só quem assistiu o filme vai entender por que),  mas se justifica pelo fato de o doutor confundir seu experimento com a mulher ideal, que ele moldou, e por isso se apaixonou. Com o romance entre os dois, Vera entra em contato com todo o passado de Robert, e por meio dos flashbacks, descobrimos a história triste e traumática do cirurgião. O pobre além de ter sido abandonado pela esposa que tanto amava, ter socorrido ela com o corpo todo queimado e feito de tudo para salvá-la, a viu morrer infeliz e de forma horrível, e pior, na frente da filha que tinham juntos, traumatizando a menina.

Ainda no passado, porém alguns anos depois, encontramos o doutor e sua filha Norma, já mais velha (Blanca Suárez ), em uma festa. Enquanto Robert conversa sobre a saúde da filha, que ainda toma remédios e passa por tratamentos psicológicos por causa do trauma causado pela morte da mãe, a menina interage com outros jovens de sua idade, e nessa festa outro acontecimento horrendo marca a família de Robert (e se ele ainda não era louco passou a ser), e a partir daí ele tem uma nova obsessão: se vingar. E na minha humilde opinião: que vingança! Brilhante, deveria ser assim na vida real.


E enquanto você assiste o filme diversas perguntas surgem: o que aconteceu nessa festa? De onde veio essa tal Vera? Por que, apesar do desejo que Robert sente por ela, ele parece odia-la? Pois é pessoas, o grande forte do filme é fazer você ter todas essas dúvidas ao mesmo tempo em que te dá a resposta através das várias pistas. Só quem está muito atento consegue entender toda a trama antes que ela se revele, ligando todos os pontos soltos que pareciam não se encaixar.  

Esse filme é ideal pra quem já enjoou da mesmice de Hollywood, dos filmes sempre com a mesma fórmula, quase as mesmas histórias. É algo completamente novo, uma experiência que faz você refletir a respeito de tudo aquilo abordado no filme, algo capaz de mudar sua opinião, sua visão de mundo, além, é claro de te tornar muito mais crítico e exigente.



O diretor nos mostra através dessa historia que corpo e mente são coisas separadas, e ambos mudam,seja pela ação do tempo ou da sociedade, por escolhas nossas e experiências vividas ou por imposição de outros. No entanto existe algo em nós que permanece sempre o mesmo, que nunca pode mudar: nossos vínculos, as pessoas que amamos em nossas vidas, e essa constante de todo ser humano aparece de forma espetacular na ultima cena (é de chorar de emoção).

Então pessoas, assistam o filme e não esqueçam de voltar pra falar o que acharam. Ah, e Mylla, esse ai merece cinco estralas, né.


Confira o trailer: 


P.S: Se você pretende mesmo ver o filme não caia na besteira que a trouxa aqui caiu: não assista com mãe, pai, avós, tios ou tias. É meio “picante” (não gostei muito disso), mas mesmo assim é muito muito bom.




Comente com o Facebook:

31 comentários:

  1. Hahahahahahhaha, to aqui imaginando a tua cara vendo o filme com teus familiares...hehehhe

    Mylla, te confesso que não sei pq morro de medo der ver esse filme, sim medo mesmo, não sei se é por essa mulher no cartaz e em hipótese alguma eu penso em ver ele, apesar de adorar o Antonio Bandeiras. Gostei de saber como é o filme, mas ainda assim não pretendo vê-lo e se eu fizer vou te contar depois.
    Beijos,
    Katielle

    ResponderExcluir
  2. Dica anotada Mylla

    Fiquei muito ansiosa em ver esse filme, mas na minha cidade não tem Cinema muito trágico mas mesmo assim vou quere assistir.

    ResponderExcluir
  3. Dica guardade Mylla

    Nunca ouvi falar desse filme mas agora quero muito assistir.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Mylla, fiquei super curiosa!
    Mas me eu não intendi, o filme da medo? Porque se for meio terror não posso assisti kkkk não gosto de filme de terror! Mas adorei a dica!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, esse filme é MUUUUITO bom. Eu me apaixonei por esse diretor e estou louca pra outros trabalhos dele. Como eu já disse na critica, vale a pena assistir..

    ResponderExcluir
  6. É incrível ler alguém falando de algo que gostou tanto, juro que me deu vontade de ver só de sentir a empolgação nas suas palavras.

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti esse filme e também gostei muito.
    Tive o mesmo sentimento que você. Começava a pensar uma coisa e depois, quando descobria alguns fatos, já pensava outra e depois outra, até chegar as grandes revelações... rsrs
    Super vale a pena.

    Bjok

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido falar nesse filme, procurei o trailer e tudo, mas a princípio não tinha me interessado. Depois de sua resenha mudei minha opinião, percebi que parece ser um filme arrebatador, com muita emoção, surpresas e originalidade. Estou ansiosa para vê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Não conhecia o filme.
    Gostei de tudo o que você falou a respeito mas ainda não sei se é meu estilo.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Lembro desse filme, mas nunca tinha visto uma crítica.
    Deu para perceber o quanto vc gostou!
    Se tiver uma oportunidade o verei, :)

    ResponderExcluir
  11. Também não gosto muito de filmes com cenas picantes. Mas com certeza esse é um que vale a pena! Achei o tema bem interessante. Sem se falar que Antonio Banderas é um ótimo ator, então pode-se esperar mesmo um filme de qualidade.

    ResponderExcluir
  12. Nossa o filme parece ser muito bom, apesar de eu não gostar muito de Antonio Bandeiras, pois acho ele um péssimo ator. Mas assistiria o filme sim.
    Gostei bastante da dica, tem tempo que não assisto um bom filme.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Oi Estefany! Oi Mylla!

    Ahhhhhh que bom que vc gostou do filme.
    Cinco estrelas merecidamente, Pedro Almódovar é um gênio, A pele que habito é um filme que tem uma pegada de suspense, mistério, segredo, vingança e um fio condutor que alinhava as histórias através da emoção de uma maneira inovadora sem dúvida.
    Me diverti com vc dizendo que assistiu o filme na companhia de seus familiares =))

    Se vc gostou de A pele que habito, vai gostar tb do livro que deu origem ao filme, "Tarântula" do autor francês Thierry Jonquet.
    São 4 personagens que se alternam e os diálogos valem mt mt mt a pena!

    bjsss

    ResponderExcluir
  14. Primeiro Antonio Bandeiras dirigido por Pedro Almódovar é imperdível. Pedro Almódovar realmente sempre surpreende em seus filmes. Com certeza quero ver este filme e voltar aqui pra dizer o que achei. Obrigada Estefany pela dica de não assistir com os parentes "mais velhos" morro de vergonha nas cenas picantes.

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro os filmes de Antonio Bandeiras, ele é perfeito!

    Não assisti a esse filme ainda, mas gostei muito da sua critica e vou procura-lo! Parabéns, ficou perfeita!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  16. nunca assisti este filme mas parece interessante!

    http://bombons-de-chocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca tinha visto falar do filme, mas parece ser bem interessante, eu adoraria ver ele.

    ResponderExcluir
  18. Oiee, tudo bem?

    lembro que na época de lançamento desse filme, ele deu o que falar, i muitas criticas positivas, inclusive três amigos meus do facebook mudaram as fotos de perfil pro poster do filme. Mas não consegui ver no cinema. Não sei se ele faz realmente o meu estilo de filme, mas veria só pela curiosidade mesmo ^^

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa também estava louca para assistir esse filme. Mas sempre esqueço, sei lá..rs

    Nossa ele parece ser bem forte. As imagens pelo menos passam isso.
    Vou assistir em breve.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. @Mayla Henrique

    Sério? Se não me engano passava sempre propaganda desse filme na tv e havia várias propagandas na internet também. Alguns programas também estavam comentando sobre o filme e inclusive entrevistaram o Antonio Bandeiras (não me lembro o programa agora).

    ResponderExcluir
  21. Ah, q bom q vc gostou da critica!!! Fico mt feliz. E pode acreditar q foi péssimo ter minha vô e minha mãe do lado vendo aquelas cenas picantes haahahaha, foi bem engraçado...Mt obrigada pela dica do livro, vou ler sim.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Com certeza os filmes dele são incríveis,pretendo assistir outros e prometo vir aqui e contar td pra vcs. Ah, e não esquece msm de falar o q vc achou. Não tem como não AMAR esse filme,Luciane.

    ResponderExcluir
  23. Não vi o filme mas deve ser muito bom, já li críticas ótimas sobre ele

    ResponderExcluir
  24. hahahahahaha que legal ver uma crítica tão positiva sobre esse filme
    vc está certissima qto ao PA em fazer filmes que saem do comum!
    Porém eu não gostei do filme não, achei bem "doido" e doentio até!
    Mas gosto é gosto, né?
    tanto eu e meu marido odiamos, rs
    bjkasss
    Leila

    ResponderExcluir
  25. Ual! Este filme deve ser surpreendente! Com certeza vou assisti-lo.

    Antonio é um astro de muitas facetas e não assisti a um filme que ele tenha interpretado mal.

    Beijao

    Glaucia - booklover.com.br

    ResponderExcluir
  26. Assisti há algum tempo!! Adorei esse filme, super recomendo!

    ResponderExcluir
  27. É o tipo de filme que marca, perturba e fica lá no cantinho da memória. Eu gostei e ao mesmo tempo não gostei; não sou fã da obsessão por estupros que o Almodóvar tem :-)
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  28. Meio picante? Chamo pai e mãe pra assistir do meu lado u.u
    Sim, sou doida, pra se a gente não for qual é a graça? xD
    Gostei dele, parece bem interessante!

    ResponderExcluir
  29. @cristiane

    Eu ri do seu comentário. Você é bem doidinha! :P

    ResponderExcluir