Filme: Sherlock Holmes 2~O Jogo das Sombras


Nota:

Está de volta o excêntrico detetive Sherlock Holmes, em uma aventura de tirar o fôlego, com muito mais ação, mistério e humor. Por isso, quem não ficou muito satisfeito com o primeiro filme vai gostar do segundo, e quem já adora o Robert Downey Jr (que interpreta o detetive), suspira com Jude Law (Dr. Watson) e é apaixonada apaixonado por qualquer aventura dos inseparáveis amigos (que é meu caso, rsrsrs), com certeza não vai se decepcionar com essa continuação.


 Em sua nova aventura, Holmes enfrenta seu maior inimigo, o Professor Moriaty (Jared Harris), que muito do esperto, pretende desencadear a Primeira Guerra Mundial após garantir seu lucro com o conflito internacional. Esse novo vilão além de ser muito mais marcante que o “farsante” Blackwood, do filme anterior, é também tão brilhante quanto o nosso detetive, por isso representa uma grande ameaça. A relação entre os dois é ainda mais interessante. Sendo tão inteligente, o Professor não deixa pistas para Holmes, passando ele pra trás (pois é, o cara é bom) não uma, mais varias vezes. No entanto, essa relação é bem equilibrada, os dois personagens medem forças com as suas genialidades, e Holmes não se deixa enganar, e acusa descaradamente o inimigo mesmo sem provas, e é ai que vemos o incrível poder de dedução do detetive. Além disso, a sintonia e o enorme talento dos dois atores fica evidente nas cenas em que os dois inimigos se encontram, e ao invés de acusações violentas vemos um respeito mútuo entre eles, e uma “troca de farpas” que garante discussões elegantes, e rendem cenas ótimas.


Outra melhora notável na continuação da franquia é a química entre meus queridinhos Robert Downey Jr e Jude Law, que parecem muito mais entrosados nessa nova aventura, garantindo ao filme o humor característico através das “briguinhas” e momentos de “eu te amo, meu melhor amigo”. Aliás, o ator que interpreta o médico parceiro do detetive, teve mais destaque nessa continuação, pois a vida do Doutor Watson fica conturbada com o casamento, a relação com o detetive amigo e a mais nova aventura pra qual foi arrastado por ele, completamente contra sua vontade, no meio de sua lua de mel.



Quanto as novos personagens há uma dualidade: se de um lado o aparecimento do irmão de Holmes, Mycroft (Stephen Fry), garantiu ainda mais humor ao filme, afinal o clube dos “sou tão gênio quanto você, Holmes” recebeu mais esse membro além do Professor Moriaty, sem falar que toda relação entre irmãos é divertida; por outro lado a cigana Sin (Noomi Rapace) decepcionou um pouco, pois apesar de ser uma personagem muito importante na trama, tem pouca expressão no filme.


As cenas de ação são ainda melhores que a do primeiro filme. A fuga de Holmes, Watson e Sin pela floresta é bastante explosiva, mas não sai muito da realidade (o que na minha opinião é muito bom, nada de gente voando ou arremessando carros), o que a torna muito boa, ainda mais pelo efeito de filmagem em câmera lenta. Além dessa, outra cena que merece um comentário: a do trem. Holmes aparece no seu mais engraçado disfarce, e consegue, juntamente com Watson, estragar o trem inteiro. É bastante divertida essa cena, os dois amigos agem em sincronia, e os flashbacks explicam toda a brilhante armadilha de Holmes que garante a vitória dos dois.


Mas, não poderia deixar de mencionar, o que sem dúvida é o melhor dos dois filmes: as cenas de luta no contexto do jogo de xadrez. Foi incrível essa união da força e inteligência, que caracterizam muito bem o personagem. Holmes visualiza todos os seus movimentos antes de executá-los, e todas as repostas do seu agressor. Pra quem já viu o primeiro filme sabe do que eu estou falando, essas cenas são impressionantes, e no segundo filme elas se tornam ainda melhores, pois Holmes enfrenta seu pior inimigo, que é tão gênio quanto ele, e quase o supera em tudo, inclusive na luta (ah, é incrível!).

Bem, quanto ao final eu diria que é bastante divertido, mas deixa muito na cara que haverá uma sequência, o que estraga um pouco. Na minha opinião, terminar daquela forma dramática com a cena da luta entre os dois rivais, seria a melhor forma de encerrar com grande estilo. Mas Hollywood é Hollywood e lá o importante é vender.

De qualquer forma eu super recomendo esse filme, é ótimo pra dar uma animada na tarde de domingo e viver uma aventura sem sair da sala de casa. Cinco estrelas ai Mylla, por favor.

Confira o clipe: 


Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. eu comecei a ver o primeiro, mas nao terminei pq tive que sair rsrsrs
    mas até onde vi foi muito bom!
    quero ver pra poder assistir esse aí que parece ser ótimo tb
    adoro o robert d. jr.

    bjuxx

    ResponderExcluir
  2. Todas nós adoramos o Robert, ele é um ótimo ator.

    Eu tenho a mesma opinião que a Estefany, acho que o segundo filme foi melhor que o primeiro porque teve mais cenas de ação.

    Beijokas Flávia! ^^

    ResponderExcluir
  3. Oh, God, eu adorei esse filme. xD Gostei mais do que gostei do primeiro até, principalmente pelos flashbacks, deu um ritmo estranho ao filme, mas eu adorei. *-*

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  4. Assisti esse filme no cinema e me diverti muito.
    Sherlock é uma figura e os seus disfarces são o ponto alto do filme, kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Sherlock Holmes. Ainda não assisti Sherlock Holmes 2 mas, o primeiro vi no cinema e lembro que cheguei em casa procurando um livro de detetive e acabei lendo ''Assassinato no Expresso do Oriente'' de Agatha Christie.
    E o 2 parece mesmo ser muito bom. Também adoro o Robert mas, principalmente o Jude Law.

    ResponderExcluir
  6. não terminei de ver o primeiro filme todo, mas as partes que eu vi foram muito boas, morri de rir. Amo o Robert Downey Jr no papel, ele é ótimo, o segundo filme deve ser ainda melhor

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse jogo de inteligência com luta, porrada - literalmente falando. Sabe, eu acho que um dos estilos que mais gosto de filmes são esses, depois dos dramas. haha;Adorei a indicação My, eu já li alguns livros com o codinome, mas filme vi apenas metade de um. Beijos <3
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É, esse filme é realmente bom, mt melhor q o segundo. Agora vamos aguardar o próximo (se eu não me engano já começaram as gravações).

    ResponderExcluir
  9. @Gladys Sena

    Verdade. O melhor foi ele vestido de mulher, rsrsrs.

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  10. @Mah Barbosa

    Eu já li esse livro. É muito bom, mas não é o melhor da Agatha Christie.

    ResponderExcluir
  11. @Estéfany Borbi

    O que??? Vão lançar o terceiro?? Que demaaaaais!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia esse filme, mas deve ser bem interessante... Boa dica pro final de semana :)

    Vidinha

    ResponderExcluir
  13. Não assisti nem ao primeiro filme nem a esse. Mas adorooo o Sherlock. *------* Estou querendo ler algum livro dele. *-*

    ResponderExcluir
  14. Ah!!! Eu quero muito assistir esse filme.
    Esse ator é demais!! Ele trabalha super bem, até mesmo quando faz "O Homem de Ferro".
    To doida pra ver o filme, assisti o ultimo e simplesmente amei :)
    Tenho certeza que esse não será diferente.
    Bjokass

    ResponderExcluir
  15. particularmente gosto mt desse filme viu

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca fui fã dos filmes nem livros, na verdade nunca assisti, pois não tive vontade e a estória não me atrai.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. @Enfim Shakespeare

    Sério? Você não gosta de Sherlock Holmes? Não curte muito suspense e investigação?

    ResponderExcluir
  18. Assisti apenas o primeiro e gostei muito... amei seus disfarses..
    Gosto dessa mistura suspensa/ação/comédia!
    Agora fiquei curiosa para assisti a este segundo filme!

    ResponderExcluir
  19. Ah, eu só li um livro do Sherlock Holmes e adorei! Foi "O cão dos Basckerville" e foi muito emocionante!
    Eu quero ver esse filme! ~Ansiosa para a cena do trem~

    Beijos,
    Aninha

    ResponderExcluir
  20. Ah essa duplinha, eu vi o primeiro e não gostei muito, salvo pelas interpretações dos atores, mas é muito bom saber que esse tá melhor!

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  21. @Blog Amantes de Livros

    Acho que eu ainda não li esse livro. Eu li um livro (edição de colecionador) que tinha 13 contos do nosso detetive querido.

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto muito dos livros e acho q vou gostar do filme, ainda não vi nenhum dos dois, mas com certeza vou assistir!!!

    ResponderExcluir
  23. POXAPOXAPOXA, esse filme promete!
    Assisti o primeiro e adorei, e se esse vilão for mais esperto e mais cruel...uau, eu quero ver logo!

    thetheatredesvampires.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Eu vi o primeiro filme e não gostei muito, por isso ainda não fui ver esse, que só ouvi dizerem que é bom.
    Eu gosto de Elementary. *-* É dos meus novos vicios.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. @cath´s m.

    Poxa.... sério que você não gostou? Sherlock Holmes é incrível! *-*

    ResponderExcluir