Você compra um livro pela capa?

Quem aqui já comprou (ou não) um livro pela capa? Acho que todos já fizeram isso pelo menos uma vez na vida. Uma capa bonita e chamativa te induz a comprar o livro, por isso a escolha da capa é importante.

Um exemplo que gostaria de citar é o livro Vítimas do silêncio. Já cheguei a ver várias resenhas, mas nunca tive curiosidade de ler por causa da capa, que cá entre nós é feia e sinistra. Há alguns dias atrás eu vi esse livro, mas na 2ª edição (Editora Baraúna), a capa ficou bem bonita e até tive vontade de ler. Na hora nem tinha me tocado que era o mesmo livro, só depois que eu fui perceber.




A imagem da esquerda é a 1ª edição (Editora Universo dos livros), a imagem da direita é a 2ª edição (Editora Baraúna). 


Outro livro que eu torcia o nariz era Fazendo meu filme da Paula Pimenta. Sim, eu não queria comprar porque achava a capa infantil (apesar de ser bonita). Certo dia resolvi comprar porque teria um evento a respeito desse livro no Shopping Villa Lobos. Li e me apaixonei pela história, tanto que virou um dos meus livros favoritos!!! É muito emocionante e fofa a história do Leo e da Fani <3


Um livro que eu fiz questão de comprar foi Ladrões de elite, tudo por causa da capa (que é diva, por sinal *--*), porém não gostei tanto da história... criei altas expectativas e, na minha opinião, o livro deixou a desejar; imaginava uma história bem diferente. Me sinto até um pouco estranha escrevendo isso porque tenho a impressão que sou a única que não gostou muito da história, nunca li uma resenha negativa!

E você? Já passou por uma situação parecida? Deixe um comentário!!! =)

Comente com o Facebook:

28 comentários:

  1. Eu compro... não vou nem mentir! A capa é como se fosse a cobertura de um bolo ou de um doce... que dá água na boca! E msmo se o conteúdo for bacana... mas se ele se esconder atrás de uma capa horrível, a galera passa por ele desapercebido!

    Mas também temos momentos decepcionantes.. como deu para perceber no post da minha amiga Mylloka ;D

    Bom... vamos tentar comparar sempre antes de comprar; com resenhas, sinopse e beleza da capa... ai sim n vai dá outra, se não um livro maravilhoso!! kkkkk

    bjinhooosss
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. já aconteceu várias vezes, Kk'
    A capa serve mais como um convite ao leitor.
    Muitas vezes a capa chama tanto a atenção que começamos a criar muitas expectativas, mas o conteúdo nos decepciona, nem sempre por que a historia é ruim ou algo do tipo, mas por que a historia não conseguiu suprir as expectativas criada pela capa (ou até mesmo pela sinopse). Mas também acontece da capa não criar expectativa alguma, e a historia nos surpreender muito. (NEM SEMPRE julgue um livro pela capa ^^)

    Beijos do Sol *:
    http://tyciahadiresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não diria que já comprei pela capa. Mas, é verdade que ela ajuda muito na hora de escolher. Sinceramente, você está numa livraria ou navegando aleatoriamente por um site de compras: você vai se interessar por um livro de capa bem feita, bonita e chamativa ou aquele que não foi tão bem trabalhado? Essa coisa da capa é um excelente truque de marketing, já enganou muita gente; por exemplo, a coletânea de contos "Ruas Estranhas" só faltou trazer o nome de George Martin em neon, e é claro que um monte de fãs de ASOIAF foi correndo comprar sem nem saber direito do que se tratava; o problema é que o livro não traz nada escrito pelo Martin além de uma pequena introdução sobre fantasia urbana: muita gente se decepcionou e saiu praguejando contra a Fantasy.
    Mas, é isso, capas são importantes na hora da escolha e as editoras sabem disso; algumas só não têm recursos suficientes pra fazer uma capa atraente. Uma capa horrível poderia trazer o tipo de história que eu amo, mas nunca me chamaria a atenção e eu poderia não ficar sabendo disso.
    E mesmo assim, continuaremos comprando o livro pela capa, não importa o que a lógica nos diga hahah

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu compro livros pela capa, sem sombra de dúvidas! Um dos que comprei foi "Marcada" e não me arrependi! Nunca tinha ouvido falar e adorei a história (me decepcionei com as continuações, por outro lado)...

    ResponderExcluir
  5. Mylla, mais que capas, eu gosto de títulos. Um título chamativo, para mim, já é tudo. Muitas vezes é a grande ideia do autor que está ali naquelas poucas palavras.
    Mas é inegável que algumas capas nos dão um gostinho especial pela compra. Já comprei muitos livros pela capa e não me arrependi da maioria deles, pois concilio com as histórias e é raro que uma sinopse me engane. heiueheih Aquele sexto sentido típico das mulheres, 7º por sermos leitoras :P
    E sobre as capas que você mostrou, eu confesso ter gostado mais da 1ª de "Vítimas do Silêncios". Acho que combina mais com o contexto da história :x
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. compro com certeza sahusuhahu infelizmente as vezes perco bons livros pq a capa deles é feia

    ResponderExcluir
  7. Eu compro livro pela capa sim, mas estou tentando parar com isso! haha Acredito que já perdi ótimos livros por essa implicância com a capa.
    Eu gostei mais da primeira capa de Vitimas do Silêncio! ^^

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Noooooooosssaaaaaaaa adoreiii o posssstttt adoro posts assim bem diversificados... eu sou da opinião que uma imagem diz mais que mil palavrassss............................... por isso a capa da essa impressão num livro... devo admitir que amo capaz bem traabalhadas e com imagens de pinturasss....

    as capas das obras de Shakespeare são lindass da lpm..... com as pinturas das peçassssss :D



    bjosssss


    http://cantodadomino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu na realidade, para comprar um livro, olho primeiro a capa e depois leio a sinopse, se a sinopse me interessar, ai sim compro o livro...
    Acho que a capa como você disse é uma maneira de influenciar nós leitores a lermos ou não o livro.
    Gostei do post. Beijinhos
    Júlia Sangiovo

    ResponderExcluir
  10. A maioria dos livros que compro é a junção de sinopse e capa também, tem que chamar atenção. O único que eu li e amei foi Ladrões de Elite,MAS DESEJO O LIVRO Fazendo meu filme 1!
    Adorei o post

    ResponderExcluir
  11. realmente eu ja fiz isso varias vezes, mais dei uma parada, pois li muitos livros bons onde suas capas era feias e simplesinhas rs

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  12. Olá! Passei sim, eu olho muito a capa, mas tive experiências maravilhosas com livros que tinham uma capa bem feia e eram muito bons, Sereia e um deles.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Nem vou mentir: capa conta muito na hora que vou escolher um livro. Já me ferrei algumas vezes, mas tive também boas surpresas!

    ResponderExcluir
  14. Sim, eu faço isso sempre. Sempre mesmo. Acho que para um livro ser bom, o trabalho todo que ele tem deve ser sensacional, não? A capa faz parte do trabalho, então não acho tão errado assim...

    Beijos,
    Felipe
    A Hora do Livro

    ResponderExcluir
  15. sim, eu faço isso o tempo todo, não resisto a uma capa bonita, e muitas vezes nem leio a sinopse, só compro por causa da capa.
    sou maluca ;-)

    http://www.lostgirlygirl.com/
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Flor, quis ler Ladroes de Elite soh pela capa tb!
    Realmente é mto bonita, mas confesso q eu amei a estória! Foi td oq eu imaginava ;D
    beijos
    - No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Não disse? Acho que sou a única que não gostei tanto assim de Ladrões de elite, rsrs

    Beijokas

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Hahaha, já comprei varios livros pela capa... E nao me arrependi - ainda bem! - em nenhuma das vezes!
    Nunca li nenhum desses dai, mas, acho eu, um dia dou uma chance à todos xD

    A 2ª edição de Vitimas do Silencio é muito mais bonita, na boa '----'

    Bjão, inha!

    ResponderExcluir
  20. A maioria dos meus livros eu comprei pela capa. Se nao gosto da capa, é muito dificil eu levar...

    PS. Tb não curti muito Ladrões de Elite... Achei a história muito chata...

    Bjokas
    Flavia - LC

    ResponderExcluir
  21. É, a maior parte dos meu livros comprei pela capa também, mas tem bastante livros que as capas não são tão bonitas assim, mas a história é muito boa.

    ;*

    ResponderExcluir
  22. Mylla, minha flor, me identifiquei horrores com você agora sobre ladrões de Elite! Enfim encontrei alguém que pense igual a mim, a história tinha um potencial imenso, mas.... rsrs

    E com toda certeza a capa diz muuuito na hora da compra, influencia bastante. Não tem como, é ela quem vai chamar a sua atenção no primeiro momento.

    Beijinhos flor!

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Com certeza se voce já não tem o titulo em mente, você olha a capa. Assim como nós muitas vezes avaliamos pessoas pela roupa.

    ResponderExcluir
  24. De vez em quando eu avalio o livro pela capa, alguns eu vejo a história e é tão perfeito quanto a capa, outros a história é linda e a capa não muito!

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho o Vitimas do Silêncio pelo Universo dos Livros, também acho a capa feia, mas a história é bem legal. Eu gostei.
    Já diz o ditado que não se deve julgar um livro pela capa, mas as melhores capas atraem mais sim.

    bjs
    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Na maioria da vezes compro sim os livros pela capa, mas ai quando vou ler me decepciono com a metaade... Mas é sempre bom ter uma capa bonita na estante. kkkk' Seguindo!

    ResponderExcluir
  27. hehe quem nunca ne? ai vem o ditado nao julgue o livro pela capa haha mas as vezes não da! eu gostei mais da primeira capa para o livro vitimas do silencio mas tudo bem hehe!

    bjãooooo Mi

    sonhos-perdiidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Gosto muito de livros com capas bonitas e que chamem atenção, mas antes de comprar sempre olho na internet resenhas sobre os livros. Já alguns livros eu compro mais pela história do que pela capa mesmo!!
    =]
    coracoesdeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir