Resenha: A Submissão

Título: A Submissão
Autora: Amy Waldman
Editora: Fundamento
Nota:                                                 Onde comprar: LINK
Sinopse: Alguns anos depois dos atentados de 11 de Setembro, um júri reúne-se em Manhattan para escolher o projeto vencedor de um memorial, a ser erigido no Ground Zero. Perante milhares de participações anônimas, o júri - constituído por artistas, acadêmicos e a viúva de uma das vítimas - chega finalmente a acordo. Abrem o envelope selado que contém a identidade do vencedor. A perturbação é geral: o distinguido é um arquiteto muçulmano chamado Mohammad Khan. O debate que se segue reacende discórdias presentes desde o início do processo de seleção. Ao questionar a legitimidade da dor, a ambiguidade da arte e o significado do Islã, o júri dá início a um conflito que rapidamente se estende ao país. As fugas de informação para os média colocam sob pressão não só os membros do júri - particularmente Claire Burwell, representante dos familiares das vítimas e inesperada apoiante do vencedor - mas o próprio Mohammad Khan, americano, sofisticado, ambicioso, e que se vê pela primeira vez confrontado com a sua herança cultural. Uma luta entre fações, ou diferentes "Américas", na qual está latente a urgência de uma resposta à questão essencial: como manter viva a memória de uma tragédia? 

Minha opinião sobre o livro:

Primeiro livro que recebo de parceria com a editora Fundamento. Sinceramente eu pensei que o livro fosse verídico, mas não; A Submissão é uma história fictícia que traz como tema principal o atentado as torres gêmeas no dia 7 de setembro de 2001. 

Nunca tinha lido uma obra de Amy Waldman, eu gostei da escrita da autora, ela aborda o tema com muita vivacidade e faz o leitor refletir sobre vários pontos na trama. Devido ao triste fato histórico, a intolerância religiosa e o preconceito contra muçulmanos adquiriu força, podemos perceber isso nos filmes, HQ's, em algumas séries e etc. Uma reflexão rápida aqui: Já parou para pensar que na maioria das vezes nos filmes de Hollywood os vilões são de etnia dos países que são ou já foram considerados inimigos dos EUA? Você provavelmente já assistiu um filme onde um chinês queria ganhar milhões plagiando, um russo que queria uma formula secreta para dominar o mundo ou um árabe sequestrando pessoas e querendo explodir as coisas. Hollywood tem uma influencia grande não só nos EUA como na maioria dos outros países, o fato de estereotipar determinada etnia conduz as pessoas a terem um pensamento às vezes equivocado e isso aumenta a repulsa e o preconceito.

Claire Burwell inicialmente foi a única a apoiar Mohammad, o que é estranho porque o marido dela morreu no atentado, mas ao invés de guardar rancor Claire foi superior em mostrar que não se pode culpar todos os muçulmanos e que ao invés de excluirmos devemos ter a mente aberta, respeitando as diferenças e tentar entrar em acordo. Violência, seja ela física ou moral, não leva o ser humano à lugar algum.

A submissão é um livro bem escrito que com certeza vale a pena ser lido.

Um pouquinho sobre a autora: Amy Waldman é escritora e ex-jornalista do New York Times. Por três anos, participou da chefia da sucursal desse jornal em Nova Déli. Também foi correspondente da revista The Atlantic. Além dos prêmios e indicações para A submissão, recebeu em 2010 o Berlin Prize, prêmio concedido pela American Academy de Berlim. Ela mora com a família no Brooklin, em Nova York.


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Adoraria realizar a leitura desse livro.Visto que retrata algo rela,o atentado de 11 de setembro.Tem um documentário super parecido com o livro e questão de julgamento.

    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir