Resenha: Marley e eu

Título: Marley e eu
Autor: John Grogan
Editora: Ediouro
Onde comprar: LINK
Nota: 

O que a Kamila achou do livro?


É impressionante o reboliço que a adoção de um animal de estimação causa na vida das pessoas. Decidi escrever essa resenha, porque hoje ganhei um gatinho de minha mãe (já tinha um que está muito enciumado e desconfiado com o novo filhote...rsrrsrs) e adotar um animal é realmente um ato de amor.

Mas o livro Marley & Eu vai muito além de exaltar os benefícios da adoção animal. Na realidade, John Grogan conta a biografia da ‘pessoa’ que esteve presente nos momentos mais importantes de sua vida: o Labrador, com ‘distúrbio de personalidade’, Marley.

“Com o dinheiro que gastamos com Marley, poderíamos ter comprado iates. Mas quantos iates te esperam na porta de casa depois do trabalho ou te acordam com uma lambida no rosto pela manhã?”

John conta, com simplicidade e humor, seu amadurecimento como homem, profissional, marido e pai, tudo com a companhia do inseparável Marley. Engana-se quem pensa que o livro se resume ao que foi mostrado no filme (sim, Owen Wilson interpreta John Grogan de forma magistral), mas a obra é mais profundo. Ela fala de laços de afeto.

Um casal decide adotar um cachorrinho quando a esposa se dá conta que mal consegue manter uma samambaia viva, então como criará seus filhos? John, então leva sua esposa para escolher aquele que ficaria mundialmente conhecido como “o pior cão do mundo”.

Marley tem problemas de comportamento: hiperativo, destrói tudo ao seu alcance, tem medo de tempestades e trovões a ponto de abrir rombos nas paredes apenas para tentar chegar perto de seus donos e se proteger. Também é um buraco sem fundo, come tudo o que vier e ainda rouba da cozinha, da geladeira, bebe água do vaso sanitário. Enfim, o cão tem o comportamento que faria qualquer pessoa lhe entregar a carrocinha. Mas a família Grogan decidiu ficar com ele e com essa decisão, eles conheceram o amor mais leal que poderiam conhecer.

Quando a esposa perdeu o primeiro filho e John não conseguia falar com ela, foi Marley que a consolou, permitindo que esta ficasse agarrada ao seu pelo, chorando por horas a fio. Quando ela teve depressão pós-parto, o animal aguentou calado e sem revidar, os gritos, e até uma surra que recebeu dela, mas quando as crianças cresceram, Marley estava lá os ajudando a andar e a falar. Cuidando dos filhos de seus donos como seus próprios filhotes.

O livro tem toda uma carga de emoção. Tem momentos que você parece não conseguir respirar de tanto rir. Tem raiva de alguns momentos de intolerância dos donos e vizinhos. Você se emociona com as atitudes abnegadas de Marley (mas, afinal, todo cão de estimação é assim!) e quando chega o momento da partida, não há viva alma que consiga segurar as lágrimas.

Dou cinco estrelas e aconselho a qualquer um que ame os animais, independente de ser ‘pai’, ou ‘mãe’ de algum peludo, ou não. Vale apena pelo exemplo de amor incondicional e fidelidade que o Pior cão do Mundo tem com seus donos e a família tem por ele.

Quotes:

"Talvez ele detivesse o segredo da boa vida, nunca se deter, nunca olhar para trás, viver cada dia com impulso, vivacidade, curiosidade e disposição adolescente. Se pensarmos que somos jovens, então talvez o sejamos, não importa o que diga o passar dos anos."

"Para um cão,você não precisa de carrões, de grandes casas ou roupas de marca. Símbolos de status não significavam nada para ele. Um graveto já está ótimo. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Dê seu coração a ele, e ele lhe dara o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?" 

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Eu comecei a assistir o filme, mas acabei dormindo. Vou aproveitar e pegar o livro para ler e depois assisto filme novamente. Prevejo lágrimas! ;(

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é lindo demais!!!! Eu o li ha uns anos atras e até hoje me pego pensando na história, não achei o filme grande coisa, mas o livro é lindo mesmo! Parabéns pela resenha!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro em casa, mas como sei que vou chorar horrores, estou há anos deixando essa leitura de lado. Eu tenho tanta dó quando histórias envolvem animais que, deuses, melhor nem ler livros do tipo T_T

    ResponderExcluir
  4. Amoooore, realmente, quanto tempo o/*
    Esse livro não é um dos que mais tenho vontade de ler, apesar de que ele vai me fazer chorar e tem uma relação muito linda entre humano e animal, bem , eu naão sei se estou preparada para ler.

    Beijinhos :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah eu li esse livro esse ano e amei!
    Me emocionei bastante no final, pois também tive um cachorrinho que adoeceu...

    ResponderExcluir
  6. Chorei, chorei!
    Lindo esse livro
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamila!
    Livros perfeito e filme mto fofo, amei os dois mto mesmoo e chorei até quase desidratar.
    Recomendadíssimo para pais e mães de peludos e para todos que querem conhecer o significado real das palavrinhas mágicas: amor incondicional <3
    Amoooo mtooo os animaizinhos então só posso dizer que esse post me encantou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nao li o livro ainda, só assisti ao filme, mas depois dessa resenha vou procurar o livro ^^

    ResponderExcluir
  9. Um dos filmes mais lindos que eu já vi!!! Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Kami! Já assisti ao filme, não nunca tive oportunidade de ler o livro (sempre acabo esquecendo de adquiri-lo). Acho que histórias com animais são extremamente comoventes e emocionam, de fato, qualquer pessoa. Eu choro horrores, preciso dizer. Hahaha. Vou anotar pra ver se lembro de comprar o livro! Beijocas.

    ResponderExcluir
  11. Não cheguei a vê o filme e confesso que não tenho vontade de ler o livro.
    Apesar de ler apenas coisas positivas e elogios a obra, não achei bem interessante de ter um cachorro na história, nada contra eu até gosto. Mais para mim essa mistura não me fascina.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. ótimo post!

    para download do livro em pdf clique aqui..
    http://livrosdagi.blogspot.com.br/2014/01/marley-e-eu-pdf.html

    ResponderExcluir