Hey! Tudo bem?
Hoje estreia a coluna da Kamila do blog Pingentes de Ilusão. A Kamila é a nova colunista aqui do blog e o Cantinho da Káh irá ao ar sempre aos sábados, quinzenalmente, ou seja, um sábado sim e outro não.
Sem mais delongas vamos ao texto que a Kamila escreveu com tanto carinho. =D
Vida escritor nacional
Ser escritora no Brasil é um grande desafio, não porque o povo brasileiro não goste de ler. Pelo contrário, o brasileiro gosta de ler e devora livros, mas rejeita os autores nacionais. O escritor nacional enfrenta tantos preconceitos que um amigo meu publicou uma tirinha em que dizia que existem formas menos dolorosas de morrer.
Um dos grande preconceitos que o autor enfrenta é o próprio. Como assim? Você deve se perguntar. Bom, crescemos em um mundo onde a literatura estrangeira é superestimada e a literatura nacional é massante. As obras indicadas nas disciplinas escolares são aquelas de difícil interpretação para crianças e os livros dos novos autores são renegados ao canto mais escuro da prateleira. Então o escritor pensa "não serei lido".
Outro grande preconceito é o do leitor, já adquirido na infância. Quando a criança vai a livraria recebe uma enxurrada de propaganda norte-americana, londrina e tantos outros títulos internacionais. Os títulos brasileiros? Estão renegados a estante mais distante das livrarias.
Como pretensa autora nacional enfrento esses dois grandes preconceitos e mais um, que grita ao meu ouvido: Você não mora na região sudeste. Quem vai querer ler um livro escrito por uma amazonense? Imaginem como fica a cabeça dos aspirantes a escritor?
Uma forma de tentar colocar os autores nacionais nas principais prateleiras das livrarias é despertar o interesse do público leitor, e como a mídia não se interessa pelo assunto, creio que cabe aos blogs começarem uma propaganda maciça. Divulgando novos autores e e resenhando livros. Temos autores maravilhosos como Liliane Prata, Eduardo Spohr e Carolina Munhoz.
E, com uma forcinha dos leitores, podemos alavancar a literatura nacional. O que acham? Podemos investir nos nossos autores, mas dependemos muito da força de vocês.
Eu concordo plenamente com a necessidade de incentivar a literatura nacional, mas tem que ser a boa literatura.
ResponderExcluirUltimamente eu fico com um pé atrás antes de comprar um livro nacional porque parece que as resenhas estão sendo forçadas e os elogios puramente faxada. Por isso compro os indicados por blogs da minha confiança e com um gosto parecido com o meu.
Mas agora quando eu gosto dos livros indico mesmo como é o caso dos livros da Paula Pimenta e da Adriana Brazil *--*
Beijos,K.
Girl Spoiled
Já li livros nacionais ótimo e também já li muita porcaria lá de fora, a nacionalidade não interfere se a obra é de qualidade ou não, tudo depende do sucesso do autor. As editoras também não incentivam muito, muitos autores tem que pagar uma fortuna pra publicar seus livros e acabam tendo que vendê-los por um preço muito alto, e isso com certeza não atrai leitores, né?!
ResponderExcluirBeijos
fromafallenangelsheart.blogspot.com
Adorei isso, parabens pela parceria Mylloka!
ResponderExcluirE eu adorei o tema principal, eu sinceramente adoro ler livros nacionais, a minha preferida é a Paula Pimenta, e eu adoro os chick-lits nacionais!!
Michelle Boyd
The Little Things
Ah, eu acho a ideia de ler livros nacional maravilhosa. Se eu posso ler livro internacionais, posso muito bem ler livros nacionais. Outra coisa, existe um blog chamado Sintonia Literária e ele é para a divulgação dos livros nacionais. A ideia é bem bacana e quem gosta de livros nacionais, tem que conhecer os autores participantes do Selo. O link é esse: http://sintonialiterariabr.blogspot.com.br/
ResponderExcluirUm beijo,
Emily Swan
Livro Apaixonado
Amiga passando para comentar o seu post anterior, pois se lembra que eu disse que iria comprar na Sky o filme VALENTE para ver ?? Pois bem, eu assisti amiga...AMEIIIIIIIIIIII...Que filme mais lindo. Me lembrou muito daquele da Disney IRMAO URSO sabia ? Mas nem se compara...Karamba, muito diferente mesmo de todos os filmes de princesas. Achei maravilhosa a história, principalmente se tratando de mãe e filha. Lindo demais o filme. Quando tiver mais novidade de filmes avisa aqui tá ? Que assim poderei dar uma acompanhada no mundo do CINE, pois já faz um tempinho que não assisto =/
ResponderExcluirEnfim...
Outra coisa, queria te convidar a passar em meu blog, pois tá cheio de novidades. Mas vê se comenta dessa vez em ?? Porque da outra vez você disse que tava com pressa...passa com calma dessa vez hahahahaha...mas enfim. Se cuida e tenha um bom final de semana
lovereadmybooks.blogspot.com.br
@Karine Marinho
ResponderExcluirInfelizmente alguns blogueiros elogiam excessivamente um livro que nem gostaram tanto assim, só fizeram isso para serem bem vistos aos olhos do autor, mas isso se torna algo negativo, faz com que o blogueiro perda a sua credibilidade. Não tem problema elogiar um livro desde que você realmente tenha gostado da história, não é legal falar da boca para fora.
@Carol Sophie
ResponderExcluirVerdade. A Novo Século dá espaço para autores nacionais, porém os livros são caros, acima de 40 reais! Isso não incentiva o leitor a comprar, ele procura outros livros ou procurar o livro digitalizado na internet.
Beijokas :*
@Michelle Boyd
ResponderExcluirEu também AMO a Paula Pimenta, FMF é demais! Não tem explicação! *-*
Beijokas :*
@Emily Swan
ResponderExcluirHey Em! Que saudade! ^^
Quando eu estava entrevistando a Carina Rissi ela me contou algo que me deixou chocada. Ela viu uma garota que estava com o livro dela: "Procura-se um marido" na mão e estava até pensando em levar, mas quando soube que era de uma autora brasileira largou na hora. Tem gente que tem mania de achar que todos os livros nacionais não prestam, mas sabemos que não é verdade. Não podemos generalizar, tem muitos livros nacionais bons por ai. Me irrita essa mania de brasileiro de que tudo que vem de fora é melhor, é mais chique é de maior qualidade, fala sério. Vamos valorizar o que é nosso!
Beijokas, flor!
@Silvana Sartori
ResponderExcluirJá passei lá (com mais calma dessa vez) e comentei :)
Ah.. que bom que você gostou. Valente não tem aquela mesma fórmula de filmes de princesas, isso é muito legal.
Beijokas :*
Oie,
ResponderExcluirsou autora nacional e gostei bastante deste post, mas acho que não tem preconceito contra a região onde a pessoa mora, pelo menos os leitores lá do blog não tem, mas para o autor nacional a batalha é ainda mais árdua do que para os demais autores já que nem os leitores, nem as editoras valorizam o que temos aqui.
abraços
http://blog.vanessasueroz.com.br
@Vanessa Sueroz
ResponderExcluirEu concordo com a Kamila, rola um preconceito sim, principalmente com escritores da região Norte e Nordeste.
Pois é, isso é muito triste. Um autor (a) nacional tem que ralar muito para conseguir espaço.
Beijokas :*