Resenha: O menino dos fantoches de Varsóvia

Título: O menino dos fantoches de Varsóvia

Autora: Eva Weaver
Editora: Novo Conceito
Nota:
Onde Comprar: LINK
Minha opinião sobre o livro: 

Mikail carrega inúmeras cicatrizes do passado. Quando criança ele e sua família foram obrigados a sair da casa onde moravam e se mudarem para um gueto em Varsóvia junto com os outros judeus. A vida era cada vez mais difícil, conforme os dias passavam menos direitos os judeus tinham, mais a sopa ficava rala, mais os alemães faziam os judeus se sentirem como uma classe inferior.

No meio da guerra e da pobreza o avô de Mika encontra algo para passar o tempo: seu casaco. O avô de Mikail costura vários bolsos por dentro do casaco para guardar as coisas mais importantes consigo: álbum de fotografia, um mini violino e... fantoches! Vários deles: príncipe, princesa, crocodilo... Depois de uma fatalidade Mika herda o casaco e usa os fantoches para se distrair e entreter as outras crianças do gueto em troca de geleia e pão para alimentar a sua família. Rapidamente Mikail se torna popular no bairro, despertando a atenção dos soldados alemães.

O livro é dividido em três partes: a primeira é de Mika contando ao seu neto tudo o que passou na guerra, a segunda é do soldado nazista que conheceu Mika e a terceira o que aconteceu com o príncipe (o fantoche favorito do garoto) depois que eles foram separados pela guerra.

Créditos da imagem: Cine Literária
Eva Weaver aborda um assunto tão delicado de maneira muito envolvente. Eu particularmente gosto de livros que falam sobre guerras. Nesta história o foco principal está em um garoto que perde a inocência e ganha maturidade precocemente, mas mesmo no meio de tristeza e desespero consegue arrancar sorrisos de todos, isso é muito bonito de se ver.

O relacionamento entre o garoto e o soldado Max é um ponto forte no livro, por mais que a amizade dos dois seja sutil é nítido o quanto o soldado alemão se preocupa com o protagonista. Mika não é tão diferente de seu filho e os dois bem que poderiam ser amigos, mas por que não podem? Porque tudo isso está acontecendo? Mika é apenas um garoto... essa guerra não faz sentido - Imagino que esses pensamentos passaram pela cabeça de Max enquanto via seus colegas atirarem nos judeus a queima roupa. 

É interessante a forma como a autora entrelaça as três histórias, você torce para que Mika encontre o tão querido fantoche antes que seja tarde de mais.

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Oie,
    já vi este livro por ai, mas não tinha me interessado. Adorei a resenha!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros relacionados à Segunda Guerra, principalmente quando são histórias sensíveis como essa. Quero muitooo ler!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mylla. Confesso que esse tema é muito delicado, mas adoro. Guerras sempre me lembra os livros de John Boyne.
    Adorei a resenha e o seu blog.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top Comentarista, DOIS livros para o ganhador

    ResponderExcluir
  4. Me interessei muito sobre esse livro, principalmente por se tratar da segunda guerra e se passar em Varsóvia. Meu bisavô era de lá :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  5. Mylla!
    Tive oportunidade de ler esse livro e gostei muito também. Os enredos que se passam na época das guerras sempre chamam minha atenção.

    “Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida mais agradável e feliz possível.” (Arthur Schopenhauer)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Amo livros que tem algo relacionado com a Segunda Guerra Mundial, sempre nos emocionam. Não conhecia este livro ainda, acredita? Sua resenha me deixou muito curiosa para ler o livro, ele parece ser incrível. Quero lê-lo em breve!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Olá, Mylla.
    Eu gosto muito de histórias que se passam na Segunda Guerra. Desde que conheci Anne Frank sempre que vejo livros assim eu leio. E esse entrou para minha lista. É lindo ver como essas pessoas faziam para suportar um período tão difícil da história.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma história interessante, mas já li tantos livros que se passam na Segunda Guerra que não estou no clima de ler mais um, talvez o leia depois de um tempo.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha.

    http://www.vestigiodelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Fiquei com o pé meio atrás porque todo livro que leio com a temática Segunda Guerra Mundial eu acabo chorando. Mas pela resenha parece ser um excelente livro!
    Beeeijos <3
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  11. Tenho esse livro aqui na estante há um tempo, mas ainda não li. Estava doida por uma história com essa temática, mas acabei desanimando por algum motivo. Fiquei curiosa agora para ver a forma que a autora aborda o tema, então darei uma chance a ele em breve!! Beijos.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Mylla.
    Adorei a resenha, gostei muito do enredo citado do livro, parece ser muito bom, ja tinha oivido falar do livro, mas não dei atenção a ele não.
    Gosto muito de livros que fala sobre guerra, e todo esse senario de morte.
    Vou ler com toda certeza
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de livros com temas de guerra,inclusive terminei hoje de ler a bibliotecária de auschwitz,sobre a segunda guerra mundial.

    ResponderExcluir