Resenha e Filme: Um porto seguro

Oi galera, tudo bem com vocês? Eu decidi fazer um post um pouco diferente comentando tanto do livro quanto do filme Um porto seguro, mostrando as diferenças e semelhanças dos dois. Espero que gostem.


Nota do livro e do filme:
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.
O livro começa com a Katie em Southport trabalhando como garçonete, já no filme temos o "prólogo" mostrando o que aconteceu antes de Katie se mudar; claro que o suspense e mistério estão presentes na trama e é justamente isso que prende o espectador pois ficamos intrigados e queremos saber o porquê Katie está fugindo e quem a está perseguindo. Confesso que a adaptação me chamou mais atenção do que o próprio livro, Lasse Hallstrom (diretor) soube aproveitar muito bem o material.


Em geral o longa é fiel ao livro, claro que não 100%, afinal estamos falando de mídias distintas e realmente é complicado representar uma mesma história com as mesmas características e afins.

Sinceramente eu gostei mais do filme do que o livro, pois o filme me surpreendeu de certa forma, ele conseguiu me envolver mais que o livro e as adaptações do diretor foram ótimas. Os atores Julianne Hough e Josh Duhamel (que interpretam o casal protagonista) foram muito bem em cena, eles tem química e é um casal que convence; é gostoso acompanhar o romance dos dois.

O cenário e a trilha sonora estão de parabéns e todo o resto contribui para que a adaptação seja tão bonita quanto o livro.

Tanto o livro quanto o longa receberam nota 3 porque Um porto seguro, na minha opinião, não conseguiu superar as outras obras do autor. O primeiro livro do Nicholas Sparks que eu li foi O diário de uma paixão, eu amei tanto o livro que logo coloquei o Sparks na lista de autores favoritos; depois eu li A última música que também foi um livro muito tocante para mim e as outras histórias que li depois desses dois livros não tiveram o mesmo impacto, não senti a mesma emoção... aos poucos fui percebendo que o Nicholas utiliza a mesma fórmula: um romance arrebatador e uma doença terminal, isso foi me irritando e cada vez mais me decepcionei com o autor. Apesar de Um porto seguro fugir da velha fórmula do Tio Sparks ele, assim como os outros livros, não consegue superar O diário de uma paixão e A última música, por isso dei nota 3 a este livro.

Se você pretende assistir o filme ou ler o livro vai em frente, principalmente se gostar de romances e.. com finais felizes!!! (Ufa, pelo menos em uma história do Nicholas Sparks, né gente?).

Trailer do filme:


Compre o livro: LINK

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi Mylla!

    Olha não li seu post pq não li o livro e não vi o filme ainda, então, não quero saber por enquanto ta? kkkkkk

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. cara eu gosto quando o filme tem muita coisa do livro, pq as vezes (tipo percy jackson) não tem quase nada na ordem e é um horror.
    eu não vi o filme nem li o livro, não é algo que eu pretenda no momento, mas quem sabe um dia!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Essa atriz é demais, Juliane Hough, ela fez Footloose, sou fã. Parece ser demais tanto o filme quanto o livro. Espero poder lê-lo logo.
    Abraços.


    ResponderExcluir
  4. Fiquei com muita vontade de ler o livro, só vou assistir o filme depois de ler haha.
    Amo muito o blog, bjus ^^

    http://espacobaguncado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir