Resenha: Tabuleiro dos Deuses

Titulo: Tabuleiro dos Deuses
Autora: Richelle Mead
Editora: Seguinte
Nota:
Onde comprar: LINK
O que a Pat achou do livro?

Depois de vampiros, súcubos e mais outros seres mitológicos, Richelle Mead criou um novo universo para uma nova série de livros (ainda sem quantidade de livros definida, mas considerando as demais séries da autora deve ficar em torno de 4 a 6), por isso, esqueça tudo, mas TUDO mesmo que você já leu da autora, pois esse livro traz um conteúdo inteiramente novo.

O livro de abertura da série, que no Brasil recebeu o nome de “A Era de X” (uma era nova/ que está por vir e que muitos desconhecem), nos apresenta a um mundo distópico que foi destruído pelo vírus Mefistófes (que se espalhou pela Terra e matou praticamente meio mundo) e que anos depois voltou a se erguer, mas como é típico das distopias tudo o que conhecemos não mais existe, as fronteiras se desfizeram e novos países e governos surgiram. Fora que as religiões foram banidas(o que é MUITO pertinente ao livro) pela RANU.

No livro temos três personagens essenciais: Justin, um ex-funcionario do governo que após ser exilado se mudou para o Panamá; Mae, uma pretoriana que é designada a encontrá-lo e trazê-lo de volta;e Tessa, a parte inocente de toda a trama – ela é aquela que cai de paraquedas na RANU e deve se acostumar com sua nova realidade, o mais incrível é como de personagem secundária ela se mostra fundamental para o desenrolar da história.

Confesso que nos dois/três primeiros capítulos do livro eu fiquei completamente perdida, sabe quando você chega em um lugar e está passando um filme que nunca tinha visto antes, ao qual você começa a assistir e não entende o que está acontecendo? Foi essa a minha sensação, em parte porque estava acostumada com a Richelle explicando seu universo logo nas primeiras páginas, e não esperava ser jogada no meio dele do nada, MAS não se preocupem depois desse estranhamento inicial as coisas passam a fazer sentido e as explicações começam a vir fazendo com que a leitura flua.

Uma coisa que descobri lá pelo capitulo nove, foi que a editora liberou um material extra escrito pela autora (e que pode ser encontrado gratuitamente nas lojas virtuais), e como estava com a leitura um pouco empacada (por problemas pessoais, não do livro) decidi dar uma chance ao material (tentar dar uma arejada na cabeça), surpreendentemente o material fez muito sentido, e uma coisa que recomendo é que se você pretende ler esse livro é que leia o material ANTES de iniciar a leitura, nesse material a autora faz uma pequena introdução a esse mundo novo, apresenta três personagens essenciais (pulem o terceiro – a Tessa, tem alguns spoilers nesse), e também um glossário (que explica eficientemente as castas, o governo e muita coisa que acontece no livro, mas que se você ler antes, não vai atrapalhar em nada, muito pelo contrário).

O livro traz um pouco da mitologia nórdica, e conforme vamos lendo e acompanhando o desenrolar da investigação e da relação entre Justin e Mae, podemos juntar as peças junto com os personagens (se você tem algum conhecimento dessa mitologia, ou é curiosa como eu e pesquisa no Google só para confirmar suas suspeitas, pode descobrir algumas coisas antes dos personagens, mas mesmo assim não perde fatos e acontecimentos surpreendentes que acontecem (característica essa da Richelle, ela pode entregar algumas coisas, mas nunca tudo de uma única vez).

A narrativa é feita em terceira pessoa, o que possibilita um maior dinamismo na trama, ainda mais se levarmos em conta que mesmo em terceira pessoa o foco dos capítulos alterna entre os personagens (em grande parte entre Justin e Mae, algumas vezes vemos Tessa também).

Vale lembrar que o segundo volume “The Immortal Crown” será lançado nos EUA em 29 de Maio de 2014, não há previsão no Brasil ainda.

Link para o material extra aqui

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Começando pela autora que eu adoro a escrita, até o enredo que me chama atenção e a capa que ficou linda, esse entra na lista dos claro que desejo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do livro, mas mesmo já tendo lido muita coisa dela, fiquei surpresa com esse

      bjos
      Pah
      Lendo e Escrevendo

      Excluir
  2. Eu li somente Academia de Vampiros da autora e amei, e dá para notar que Tabuleiro dos deuses é totalmente diferente, esse mundo que ela criou me parece ser muito interessante, a capa é linda, e eu espero poder ler em breve.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe diferente nisso, eu esperava uma nova mitologia, mas ela foi muito além disso.

      bjos
      Pah
      Lendo e Escrevendo

      Excluir
  3. Eu nunca li nada da Richelle, mas vontade não falta! :/ É um dos meus objetivos hehe
    Acho interessante a premissa e ter a mitologia nórdica só me chama muita atenção, pois sou apaixonada por todas essas histórias.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto ela não está se aprofundando muito, mas já começa a pincelar a mitologia e a apresentá-la para o leitor, acredito que no próximo livro ela se aprofunde mais, principalmente pq é mais para o final do livro que as coisas principais desse são explicadas

      bjos
      Pah
      Lendo e Escrevendo

      Excluir
  4. Essa capa é divina! A mais linda de todos os livros da Richelle! Kkkkkk
    Sou fã de AV não li a série sucubos, mas quero desesperadamente ler este livro, já até baixei o material pra ler! Rsrsrssrrsrs

    Parabéns pela resenha, adorei, e só me deixou mais curiosa!

    Bjo bjo ^ ^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro AV, os livros da Georgina Kincad são diferentes, mas tb são ótimos, é uma pena que eles demorem a entrar em promoção, sugiro esperar pela Bienal, na do rio ano passado eles estavam por R$5,00

      bjos
      Pah
      Lendo e Escrevendo

      Excluir
  5. Aiii, lendo a resenha fiquei louca para ler o livro. Não se faz isso com um leitor (momentaneamente) sem dinheiro sabia? hahaha Falando sério, gostei bastante da maneira como descreveu os personagens e o enredo. Além disso, essa capa fica dizendo "me leva para sua estante". =D

    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa.... kkkk
      Que bom que gostou da resenha, espero que goste do livro.
      A capa ficou linda mesmo né?!

      bjos
      Pah
      Lendo e Escrevendo

      Excluir
  6. Oi Pah,
    tudo bem?
    primeiro lugar, eu achei essa capa o máximo!!!! Chama bastante atenção. Eu adoro mitologia e não conheço a mitologia nórdica, já fiquei curiosa. E sabe de uma coisa? Eu acho que foi uma jogada dela introduzir o leitor dessa forma, a ponto de ele ficar perdido. Se depois ela explica tudo durante o livro, eu até que gostei, pois nos deixa nervosos, querendo saber o que está acontecendo.
    Dica mais do que anotada!!!!
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ser que seja isso mesmo, mas foi surpreendente pq depois de ler vários livros da autora vc acaba esperando uma coisa e se depara com outra totalmente diferente.

      bjos
      Pah
      Lendo e Escrevendo

      Excluir
  7. To babando pela capa, e já faz um certo tempinho. Foi amor a primeira vista, apesar de nunca ter lido nada da autora. Espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir