Cantinho da Káh ~ Fã, admirador ou poser?


Cansada, essa palavra define como tenho me sentido ao abrir as redes sociais e vê as brigas inúteis dos fãs. A primeira coisa que salta aos olhos é a palavra poser. O que define um POSER aos olhos dos fãs? Caso você não saiba qual dia da semana, o ano e o mês em que o cantor ou ator fulano de tal estourou sua primeira espinha, então você é um poser.

Complicado, né? Porque, não basta apenas admirar a pessoa pelo talento, pela voz, ou qualquer que seja o trabalho que ela realize, você tem que conhecer particularidades da vida dela. A intimidade da pessoa é invadida. Você tem que saber por menores da vida dela. Como se houvesse uma lei secreta, escrita com tinta invisível que obriga qualquer pessoa, que diz gostar de determinado assunto ou ser pensante, a perder horas do seu dia vasculhando, numa espécie de voyerismo sádico, a vida, a obra, a família de alguém.

O fã se coloca em um status tal que ele se sente na obrigação (uma obrigação prazerosa, por isso chamo de voyerismo) de querer saber mais sobre a intimidade do seu ídolo do que ele mesmo. Na realidade é uma necessidade. Existe entre fã e a figura que ele criou em sua mente como ídolo um relacionamento intenso e estranho. Para demonstrar seu amor, o fã consome tudo que houver no mercado sobre o alvo de seu desejo. O ídolo, por sua vez, alimenta esse sentimento com declarações audiovisuais. E eu sei que algumas dessas declarações são reais. Como eu sei? Já fui fã..rsrsrsr e ainda acompanho a carreira de meus idolos da adolescência.

O chato da história é exatamente isso. Ninguém é obrigado a saber tudo sobre a vida de alguém pra ser considerar fã. Você não é obrigada a fuçar a vida de alguém se realmente não quer saber. Se o seu interesse está no talento e no trabalho, parabéns, você é um (a) admirador (a). Simplesmente curta o trabalho da pessoa, não se deixe levar pelas ondas eufóricas de gritos, porque elas passam. É quase uma questão de segregação...ou você sabe tudo, ou você é excluído até pelos seus amigos!


O problema, na realidade, não está nos posers e sim nos fãs. Os fãs tem tanto preconceito quanto os não fãs. Eles criam barreiras de aproximação e não sabem distinguir fã novo e o admirador de poser.

Seguindo a ótica dos fãs, ou se sabe tudo, ou se é poser. Não há um meio termo. É quase como se fosse um Lord Sith (do universo Star Wars), que não tem tolerância ao diferente. Ou você está com eles, ou está contra eles. Isso realmente cansa. Porque todo o interesse que surge por um artista vai embora pelo simples fato das pessoas não te aceitarem porque você não sabe a cor da cueca que ele usa dia de segunda-feira.
Os posers coitados, são aqueles que tem preguiça de ser fã, fingem conhecer e não sabem porcaria nenhuma, nem reconhecem o trabalho do artista. Na realidade, é mais fácil identificar um fã do que um poser, mas se você vir por aí alguém falando de uma banda e não sabendo se quer qual o ritmo dos caras então esse é um poser..rsrsrsr. Poser vão na onda, querem está na moda e fazem de tudo para aparecer. Eu até acho que os posers nem sabem que são posers, tadinhos, mas isso não vem ao caso..rsrsrs


O caso é que seria muito mais fácil admirar um artista pelo o que ele faz do que pelo o que ele representa. Amo One Direction, essa não é a primeira vez que falo disso, mas nem por isso preciso saber do porque os meninos tem determinado comportamento. Amo, enlouqueço com o timbre de voz deles. Cara, a harmonia vocal deles é show. A voz rouca do Harry me tira do sério, mas não me sinto obrigada a saber quantas namoradas ele teve e nem a cor da sua cueca predileta (eu nem sei se ele usa cueca o.O).

Então...isso é mais um desabafo sobre o comportamento frenético dos fãs que colocam qualquer novo admirador pra correr. Ao meu ver, o papel do fã é conquistar mais e mais “seguidores” para seus ídolos e não espantá-los como se fossem uma sociedade secreta. Será que vocês tem noção de o quanto esse comportamento é creepy???



Enquanto eu era fanática pelos Backstreet Boys (amo boys band...sou simplesmente viciada nesse tipo de banda) meu maior prazer era conquistar seguidores. Eu me sentia realizada quando alguém me perguntavam quem eles são, quais as musicas e o que eu sabia deles. Meus olhos brilhavam e eu passava horas apresentando meus meninos da “Rua de trás” para a possível fã. Faço isso com o pouco que eu sei sobre o One Direction. Acho que se cada um agir assim essa briga boba de fã e poser acaba e nós teremos paz nas redes sociais. Bom,é só o que penso.

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Eu sempre achei isso tosco, confesso que fico um pouco chateada quando vejo pessoas que nunca nem escutaram minha banda favorita (Ramones) e ficam postando foto com a camiseta nas redes sociais só porque agora está na moda, mas fazer o que né?
    Sou totalmente contra essa atitudes de fãs xiitas que acham que para ser fã tem que saber até a cor da roupa intima do ídolo, acho que não precisa ser fanático para admirar algum artista!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  2. Kamila! ADOREI!!!!! Principalmente a parte final onde vc revela seu amor pelo BSB, que bom saber que não sou a unica Backstreet Girl! rsrsrsrsrsrs

    Concordo com vc em tudo! Vc esta super certa, odeio qdo falo que sou fã de alguém e sou chamada de poser por não saber a data de nascimento da criatura! ¬¬ Isso é muito chato!

    Parabéns, sua critica ficou perfeita!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Adorei este texto e concordo com você. Na verdade, as pessoas têm essa necessidade de "pertencer" a alguma coisa. Elas precisam se sentir exclusivas, isso com coisas, títulos, pessoas, etc. E quando alguém ameaça tirar a exclusividade, elas se sentem diminuídas.
    É triste e engraçado, ao mesmo tempo. Como se uma banda, artista, ou qualquer outra coisa, tivesse um número máximo de pessoas que podem gostar. E como se todo "gostar" precisasse ter a mesma intensidade.
    Tolerância e respeito, seja lá em que assunto for, sempre são necessários. Precisamos aprender a conviver com as diferenças e também com as semelhanças, sem ter que provar nada pra ninguém.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto se falou tudo acho que isso se acentuou acho que por ciúme acho que hoje em dias os cantores são tão endeusados tão idolatrados que os fãs acabam pensando nele como sua propriedade não aceitando que ninguém chegue perto dele e isso acaba sendo ruim para o próprio artista que ao invés de ter seu trabalho reconhecido vai ter diminutos fãs por causa das loucas psicoticas

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamila!
    Interessante seu post, confesso que nunca tinha pensado no assunto e ele é complexo, vc colocou de maneira abrangente, conseguiu colocar em palavras e expresssar seus sentimentos.
    Respeito, tolerância (como disse a Aninha) é fundamental e acredito que existam maneiras diferentes e diversas de gostar, admirar e acompanhar o trabalho de quem gostamos :)
    Devo ser o que se denomina poser rsrs e nem sabia que era ou o que significava isso =D
    bjss

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente nem sabia o que era poser, haha.
    Não tenho essa admiração por nenhum cantor ou banda em especial.
    Curto uma ou outra música e só! Não sinto essa necessidade de saber detalhes da vida deles.
    Penso que os artistas devem ser admirados por seus talentos e\ou obras, de resto é um ser humano normal, como qualquer pessoa.
    Bj!

    ResponderExcluir
  7. Acho que dá pra saber quem é poser justamente quando a onda passa. xD Ou aquela pessoa que elogia-ama-adora um artista e, como se admiração tivesse prazo de validade, do nada critica, não gosta mais, acha ridículo todos aqueles trabalhos que ele elogiava há poucos meses.

    Apesar de achar o texto legal, não gostei da generalização de "fãs". Porque, pelo menos pra mim, fã que sabe a vida do cara de cor é fanático, não fã, porque dificilmente sabe desenvolver a resposta para "por que você admira essa pessoa?". Fã é basicamente um admirador, mas não é um fanático, fica feliz pela carreira e pelo desenvolvimento profissional, mas pára nesse limite - não tem nenhum "be the father of my kids" envolvido.

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Essa coisa de definir a pessoa como poser é complicado. Acho que é mais frequente em fandom de séries e é totalmente anormal. Sempre vai ter um leitor novo de HP, crepúsculo, instrumentos mortais... pessoas novas chegam todos os dias e ao invés de um fã mais antigo ficar feliz com isso, o reconhecimento, crescimento e admiração do livro ou cantor, já vai tachando a pessoa de poser: "só curte os livros por causa do filme" ou "porque é modinha". Eu particularmente amo HP e outras séries, amo bandas de K-pop e é impossível saber o nome de todos os integrantes, principalmente porque não consigo guardar nomes de livros, filmes, atores. Com certeza vão dizer que sou poser, mas melhor poser que fanática.

    Parabéns pela critica, adoro seus textos.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com o que vc disse, eu por exemplo gosto de muitas coisas ao mesmo tempo e sao todas diferentes umas das outras, nao consigo perder o meu tempo pesquisando sobre a vida de alguem, prefiro conhecer o superficial e se me interessar me aprofundo no assunto ninguem pelo menos até hj me chamou de poser, e mesmo se chamasse ficaria com a consciência tranquila pois ninguem nasce sabendo tudo e se errei na pronuncia de uma palavra ou na troca de alguma informaçao nao foi por que eu quis.

    ResponderExcluir
  10. Vishi, esse negócio de ser fã comigo já nem rola. Gosto, mas ser fã mesmo não tenho isso mais. Aquela coisa de saber tudo e ter tudo e ser uma enciclopédia de alguém ou alguma coisa não rola comigo. Talvez com livros, mas nem assim...
    E tem tanta gente que diz amar e só fala asneira das coisas, eu racho de rir ou morro de vergonha de gente assim :S

    ResponderExcluir
  11. Esse negócio de poser e fã é uma assunto que tem que ser bem discutido mesmo! Já que muitas pessoas nem fazem ideia do que é ser poser e acaba sendo..hahaha
    Não sirvo para ser "fã" de alguma banda não, tipo ficar horas acampando pra ir no show ou pra um autografo sabe? Eu acho que eu não saberia viver assim, mas eu acho que deveria sim haver uma trégua entre poser e fãs.

    ResponderExcluir